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10/01/2017

Backup Gerenciado

A maioria das empresas confiam aos prestadores de serviços de TI para ajudá-las nas suas necessidades de tecnologia. Isso é fundamental para que essas empresas foquem no seu negócio e no que realmente sabem fazer, sem ter que construir um departament

Converse com os seus clientes sobre as opções de Backup Online.

Ainda encontramos empresas de tamanhos variados (inclusive microempresas) tendo um funcionário ou um time responsável por manter a TI funcionando. Mas a realidade é que fazer mais com menos deixou de ser uma necessidade para se tornar uma regra.

Por isso, contratar um prestador de serviço para manter as coisas funcionando é incrível, porém atualmente as organizações precisam de muito mais. Ainda existem temas de tecnologia que principalmente as pequenas empresas evitam... e a maioria não quer falar sobre.

Backup e Recuperação de Desastres é um desses temas.

A maioria acha que faz o suficiente, mas, se você não tem a capacidade de restaurar os dados ou restabelecer o ambiente após um desastre, seu Backup não tem valor.

Essa é uma área que o MSP pode ser visto como maior aliado para os seus clientes. Procuramos aqui descrever como o Backup gerenciado pode ajudar os seus clientes a resolver um dos problemas mais assustadores que pode existir em TI: A perda TOTAL das informações.

Como MSP, monitorar e gerenciar o ambiente dos seus clientes faz parte do seu trabalho diário, no entanto muitos clientes (mesmo os que já identificaram a necessidade de monitoramento e gerenciamento) ainda pensam que podem fazer Backups sozinho.

De acordo com a “spiceworks.com” 3 coisas impedem os PME alcançar sucesso no Backup e DR: Custos, Falta de Experiência em TI e Mudança de Tecnologia e soluções. Outro estudo descobriu que apenas 38% das PME tem um plano de DR e 72% tem somente Backup local dos seus dados (isso considerando somente as empresas que tem algum tipo de Backup).

Uma vez que Backup é algo que os seus clientes não fazem ou fazem por conta própria, há definitivamente uma excelente oportunidade em ajudar os seus clientes e crescer o seu negócio. Hoje qualquer organização tem seu maior patrimônio nos dados e a perda de qualquer dado será impactante para o negócio. O MSP pode assumir a responsabilidade de monitorar e gerenciar o Backup, garantindo que seja realizado de maneira eficiente além de oferecer um plano de DR.

Existem ainda muitas empresas que não acreditam na perda de dados, mas esse cenário atualmente é muito mais real do que se pode imaginar, a epidemia do Ransomware demostra isso.

Outra pesquisa realizada pela Carbonite em 2015 constatou que 48% das PME Americanas perderam algum tipo de dado em 2015, 42% a mais que em 2014. A principal falha é Malware 54%, seguidos por “exclusão” acidental 51%, Hardware/Software 47% e 10% roubo.

Converse sobre os benefícios do Backup Gerenciados com os seus clientes.

Falar sobre Backup é tratar de segurança, ninguém pensa em desastres quando inicia um negócio, muitos ainda não consideram hipóteses de desastres naturais impactando no seu negócio. Felizmente, desastres naturais não são uma preocupação diária em nosso pais. Mas muitos outros fatores podem ocasionar a perda total dos dados, como por exemplo Falhas de Hardware no Servidor, Erro humano/exclusão acidental, além de Vírus, Malwares ou Ramsonware, isso sem contar o fator Funcionários descontentes. Temos uma série de informações sobre perda de dados e precisamos usá-los para educar o mercado:

90% das empresas que perderam 100% dos seus dados são forçadas a encerar suas atividades em 2 anos - (Storagecraft, 2012)

Apenas 44% das empresas conseguem recuperar 100% dos seus dados após uma falha (Zerto, 2011)

53% das empresas nunca recuperam seus dados após uma falha - (Disaster Recovery Solutions UK, 2012)

Mesmo com tantas informações sobre, muitas empresas ainda pensam “isso nunca vai acontecer comigo”. No entanto a dependência da tecnologia e o aumento significativo do volume de dados tem ajudado a mudar essa opinião.

Pense num escritório de advocacia onde 100% dos dados são digitais. Nesse tipo de negócio não ter um Backup gerenciado é um enorme risco, ainda encontramos nesse tipo de negócio o próprio profissional sendo responsável por realizar o Backup, uma solução de Backup gerenciado ainda aumentaria a produtividade, mesmo não sendo esse o objetivo principal.

Lembre-se sempre Backup só são bons quando a recuperação funciona. Se o seu cliente perder os dados será possível restaurar?

Recuperar arquivos é incrível, mas a necessidade atual é outra. Quanto tempo é necessário para restabelecer o ambiente completo de um cliente? Uma solução de Backup precisa ter um plano eficiente de recuperação de desastres, restabelecendo todo o ambiente. Imagine o custo operacional de um cliente que só tem o seu ambiente de trabalho restabelecido após 3 dias, nesse cenário é impossível calcular o prejuízo operacional. Podemos calcular o tempo de inatividade baseado no faturamento quando temos paradas menores que 6:00 horas, mas no caso de inatividade de 2 ou 3 dias o prejuízo financeiro é impossível de calcular.

Diante do exposto acima precisamos focar nosso objetivo na restauração. Qualquer solução de Backup precisa ter a restauração como objetivo. Planejar e documentar o processo de restauração torna tudo mais simples e fácil e cabe ao MSP o planejamento e a execução desse trabalho. Também precisamos trabalhar para prevenção de falhas físicas e operacionais, mas caso ocorram um plano de recuperação irá ajudar você a minimizar o tempo de inatividade.

Sabemos que hoje muitos clientes utilizam serviços como OneDrive, Dropbox ou S3 para armazenarem seus dados críticos, mas isso não é o mesmo que um Backup gerenciado. Quem garante o sincronismo dos dados, existem Jobs, qual a retenção de dados? Veja como instruir esse tipo de cliente:

O que oferecer em uma solução de Backup Gerenciado

Automação: Você e seu cliente não podem estar envolvidos no processo de Backup. Os Backups devem ser realizados e armazenados automaticamente.

Zero DownTime: Sabemos que isso ainda é muito difícil, mas todo o processo de Backup e recuperação de dados deve focar no menor impacto possível para a organização e buscar a menor perda de produtividade.

Opções: Você precisa ser capaz de restaurar um sistema completo ou apenas um único arquivo;

Incremental/Diferencial: Armazenando somente as alterações o tempo e armazenamento são significativamente reduzidos;

Imagem: dependendo de o cenário ter uma imagem do sistema completo é necessário;

Plano de recuperação de dados: É essencial ter um plano para recuperação, detalhado para cada tipo de incidente.

Vender uma solução de Backup é muito mais que configurar um sistema de cópia dos dados, mesmo que a solução seja tecnicamente eficiente.

Vender Backup é configurar, monitorar, gerenciar e restaurar os dados e ambiente. Uma oferta que demostre valor no Backup e Restauração dos dados é o que o cliente espera. Desenvolva uma solução completa e não foque somente no Backup, lembre-se a restauração é o Objetivo!

Vamos conversar mais sobre isso?

 

Rodrigo Gazola

Sales Director - Brasil

LOGICnow | Now a part of SolarWinds MSP

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BackupMSP