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N-able RMM – Como ativar e desativar a autenticação de dois fatores (2FA)

N-able RMM – Como ativar e desativar a autenticação de dois fatores (2FA)

Última Modificação:

  • 24/02/2021

Descrição:

  • Este artigo descreve como ativar e desativar a Autenticação de Dois Fatores (2FA) no N-able RMM.

Ambiente:

  • N-able RMM

Solução:

Para habilitar a Autenticação de Dois Fatores (2FA) siga os passos a seguir. Caso queira desativar, pule para o item 4. Caso queira apenas resetar pule para o 5.
  1. Ativando o recurso para todos os usuários:
    • Vá em Configurações > Configurações Gerais > Segurança.
    • Marque a caixa para exigir a autenticação de dois fatores.
    • OK para salvar as alterações e aplicar.
  1. Ativando o recurso para usuários específicos:
    • Vá em Configurações > Usuários > Contas de Usuário.
    • Selecione o(s) usuário(s) (para mais de um segure o CTRL enquanto seleciona).
    • Clique com o botão direito do mouse > Autenticação de dois fatores > Definir como necessário.
    • Clique em OK e sua senha será solicitada para confirmar e salvar.

Após ativado, os usuários selecionados, em seu próximo login, serão solicitados a iniciar a ativação da 2FA.

  1. Configurando a 2FA no login após ser ativado:
    • Digite as credenciais para fazer login no painel.
    • Selecione e instale um autenticador (será exibido uma lista com alguns, podendo ser aplicativo móvel, aplicativo desktop ou extensão para navegador web)
    • Após instalado, o autenticador gera um código de segurança de uso único a cada ciclo. Associe o autenticador ao Painel por meio de QR Code ou chave secreta.
    • Digite o código retornado para validar.
    • Copie e salve o código de recuperação e então faça login no painel já utilizando a autenticação de dois fatores.

IMPORTANTE que os usuários façam várias cópias do Código de Recuperação e armazene em local seguro, ele será necessário caso precise redefinir a 2FA.

  1. Para desativar o recurso no painel:
    • Vá em Configurações > Usuários > Conta de usuário.
    • Selecione o usuário com o botão direito do mouse.
    • Vá em Autenticação de dois fatores > Remover Requisito.
    • Digite sua senha para confirmar e aplicar.
  1. Após desativar, é preciso resetar. Ou caso precise apenas resetar, siga os passos:
    • Selecione o usuário com o botão direito do mouse.
    • Vá em Autenticação de dois fatores > Redefinir 2FA.

Se estiver apenas resetando, no próximo login, o usuário será solicitado que configure novamente o 2FA.

  1. O usuário também pode desativar direto pela página de login, caso tenha o código de recuperação. Basta seguir esses passos:
    • Vá para a página de login.
    • Digitar nome de usuário e senha.
    • Selecionar Redefinir sua autenticação de dois fatores.
    • Digite o código de recuperação.
    • Clique em Desativar 2FA.

OBS: Existe um problema comum de sincronismo de horário para o Google Authenticator em dispositivos Android. Caso você esteja digitando o código 2FA e não funcione, o problema pode ser esse. Para corrigir siga os passos a seguir:

  1. No aplicativo Authenticator, selecione os “três pontinhos” no canto superior direito da tela;
  2. Vá em Configurações;
  3. Selecione Correção de horas para códigos;
  4. Clique em Sincronizar agora e aguarde alguns segundos. Após feito isso, o Authenticator estará com o horário sincronizado novamente.