Artigos Técnicos

N-able RMM – Concentrador de Site

N-able RMM – Concentrador de Site

Entenda o funcionamento desse recurso importante do N-able RMM

O Concentrador de site é usado para reduzir o tráfego da rede externa, baixando e armazenando em cache (local centralizado) os arquivos de atualizações relacionados ao Gerenciamento de Patch e do Antivírus Gerenciado (MAV), e também os arquivos de instalação dos seguintes recursos:

  • Backup e recuperação – arquivos de instalação
  • Antivírus gerenciado – arquivos de instalação e atualizações
  • Gerenciamento de patches – arquivos de instalação e patches
  • Gerenciamento remoto de segundo plano – arquivos de instalação
  • Take Control – arquivos de instalação
  • Aplicativo da bandeja do sistema – arquivos de instalação
  • Web Protection – arquivos de instalação

Então, os demais dispositivos desse site (Estações e Servidores) buscam esses arquivos no cache do Servidor designado como Concentrador de site, garantindo que cada arquivo seja baixado apenas uma vez.

Ele funciona da seguinte forma: O MSP vai determinar um servidor como sendo o concentrador de site (Uma estação de trabalho pode ser usada se o Agente de Monitoramento Avançado estiver instalado no modo Servidor). Fazendo isso, esse servidor vai concentrar em cache todos os arquivos mencionados acima em uma pasta (essa pasta pode ser determinada pelo MSP) e todos os outros dispositivos (Servidores e Estações de trabalho) desse site buscarão os arquivos necessários nesse servidor/concentrador ao invés de cada dispositivo individualmente realizar seu próprio download.

Se houver um firewall no servidor designado como concentrador ou na rede, é preciso criar uma regra que permita o acesso através da porta 8123 (Essa é a porta padrão do concentrador, mas pode ser alterada), é preciso que todos os dispositivos do site tenham acesso ao servidor através dessa porta.

Recomendamos, que esse recurso seja aplicado a qualquer infraestrutura com mais de 10 dispositivo, sendo necessário que exista ao menos 1 servidor nesse site. Isso contribuirá, de forma significativa, na performance e na otimização de banda de internet!

Caso um dispositivo, como um notebook por exemplo, não esteja fisicamente no mesmo local do servidor, esse dispositivo continuará recebendo as atulizações normalmente, porém de forma individual, comunicando diretamente com a nuvem (RMM).

Por padrão, o Concentrador de site armazena em cache os arquivos por vinte e oito (28) dias!

Manual do Concentrado de site para referência: https://documentation.remote.management/remote-management/helpcontents-us/main_site_concentrator.htm