Ataques Ransomware: 7 informações que você precisa conhecer 

Veja o que você realmente deve saber sobre esse tipo de ataque

Ataques ransomware: 5 informações que você precisa conhecer

Com o passar dos anos, os cibercriminosos descobriram formas de lucrar com a invasão de sistemas e máquinas alheias, representando uma grande ameaça para o cotidiano das empresas. Por conta disso, aproveitamos deste artigo para compilar as informações mais importantes sobre ataque ransomware.

Com essas informações, acreditamos que você terá uma base suficiente para escolher suas estratégias, aprimorando as soluções de segurança utilizadas com os seus clientes. Como perceberá na leitura, tratam-se de curiosidades fundamentais para os MSPs — auxiliando diretamente na sua capacidade de proteger os dados dos seus clientes. Portanto, não perca tempo e acompanhe!

As 7 principais informações sobre os ataques ransomware

Assim como outros assuntos da segurança digital, esse é um tema bastante amplo e específico, exigindo uma boa dose de familiaridade para lidar com essas situações. Por isso, segmentamos o conteúdo em 7 tópicos, em que explicamos:

  1. O conceito desse ataque;
  2. Os principais tipos;
  3. Os prejuízos;
  4. O funcionamento;
  5. As prevenções;
  6. O diagnóstico e o combate;
  7. A importância de contar com um serviço especializado.

1. A definição de um ataque ransomware

Ransomware é um tipo de malware que não tem como objetivo destruir informações, mas, sequestrar dados da máquina infectada.

Desse modo, se instalado no equipamento da vítima, o ransomware utiliza de criptografia para evitar que ela possa ter acesso às suas próprias informações, impossibilitando o uso da máquina.

Em alguns casos, ao ligar o equipamento, o criminoso dá um prazo para a vítima pagar o resgate. Caso contrário, todas as suas informações serão destruídas.

Segundo Vinicius Durbano, CEO da Eco IT e especialista em Segurança e Proteção de Dados, esse modelo de ataque se popularizou nos últimos anos por se mostrar uma ótima fonte de renda aos cibercriminosos e pela impunidade, já que o resgate é pedido em Bitcoins — moeda virtual praticamente irrastreável.

Na maioria das vezes, o modelo de ataque ransomware não é direcionado a uma vítima em questão: os cibercriminosos seguem uma tática de distribuição massiva, utilizando-se de vulnerabilidades para isso.

“Você pode ter deixado o portão da sua casa sem cadeado, por exemplo, mas isso não significa que alguém vai entrar e roubar suas coisas. No entanto, essa é uma vulnerabilidade e as chances de ser roubado aumentam”, completa Durbano.

Como são ataques massivos, os cibercriminosos estão sempre explorando brechas. Quando eles as encontram, alcançam o sucesso na instalação do ransomware e no sequestro dos dados.

2. As principais famílias de infecções em ataques ransomware

Conforme o número de oportunidades de ataque cresce, com a adoção de tecnologia por mais e mais empresas, os modelos de aplicação do golpe também se diversificaram, sendo que hoje existem várias “famílias”.

A diferenciação é realizada, principalmente, pelo modus operandi da invasão e pela extensão utilizada pelos arquivos. Geralmente, utiliza-se uma mesma base, ou seja, um malware já existente, para a criação de um novo. Entre as principais, podemos apontar os seguintes.

Dharma

Essa família já está em evidência desde meados de 2016, sendo que abrange uma série de extensões. É uma das mais replicadas.

Cerber

Distribuído às vítimas por meio de e-mails de spam, o Cerber adiciona a extensão “.cerber” nos arquivos infectados, impedindo o seu acesso.

Cryptolocker

Esse modelo de ransomware exige que o ataque comece com engenharia social, fazendo com que a própria vítima o instale na máquina.

Cryptowall

Por meio de uma série de códigos binários e instruções, consegue acesso até o cerne da máquina, burlando os antivírus e criptografando os arquivos.

Jigsaw

Referência direta a um filme de terror famoso, esse ransomware ameaça deletar todos os arquivos no caso do atraso do pagamento, pressionando a vítima.

Locky

Adicionando a extensão “.locky” nos arquivos de suas vítimas, esse vírus se espalha por meio de campanhas de spam e sites comprometidos. Já foi um dos mais distribuídos na rede.

Petya

Utilizando um link do Dropbox, esse ransomware é altamente eficaz em sua missão, tendo a capacidade de criptografar um HD inteiro rapidamente.

Wanna Cry

Um dos mais famosos ransomwares, é distribuído por e-mail e ataques de phishing com um documento de PDF malicioso. Utilizou-se por muito tempo, de uma pequena falha de segurança que já foi corrigida, mas, ainda é capaz de causar estragos em máquinas desatualizadas.

3. Os prejuízos provocados por esses ataques

Os ataques de ransomware são um grande problema para as empresas, pois têm um potencial para prejudicar fortemente os resultados de uma organização — seja por fazer com que se perca informações importantes, seja por manchar sua imagem no mercado.

Na maioria das vezes em que ocorre um ataque como esse, as empresas acabam escondendo que foram vítimas desse tipo de golpe para os seus sócios, colaboradores, clientes e acionistas, pois, querendo ou não, isso acaba afetando a imagem da marca e desvalorizando a empresa.

Além disso, por não contar com estratégias de recuperação, a organização acaba tornando-se refém dos cibercriminosos, tendo de colaborar e pagar o resgate para não perder seus dados. Ou seja, acabam sendo mais uma vítima do que conhecemos como sequestro de dados, ato em que criminosos invadem a rede de computadores de uma empresa para pegar informações valiosas que ali estão. Assim, ele acaba pedindo um valor pela devolução desses dados. Que, dependendo do porte e da notoriedade da empresa, podem acabar sendo muito altos, chegando, até mesmo, a falir uma marca inteira.

Seja sua melhor defesa contra o cibercrime

4. As maneiras como esse cibercrime acontece

Ainda, segundo Vinicius Durbano, existem, basicamente, 3 formas pelas quais aplicam-se os ataques de ransomware. Veja a seguir!

Phishing

Essa técnica, que faz alusão ao termo pescar, em inglês, consiste em enviar e-mails falsos ou criar sites idênticos aos originais, fazendo com que o usuário instale o ransomware na sua máquina.

Engenharia social

Esse modelo é fortemente utilizado, uma vez que a maioria das empresas não informa seus funcionários sobre esses riscos. Nele, o criminoso entra em contato diretamente com o colaborador e, por meio de técnicas de conversa, o convence a instalar o vírus.

Vulnerabilidade

Os dois pontos acima, também podem ser considerados vulnerabilidades, mas, o conceito ainda vai além: está ligado à falta de tecnologias e processos que evitem o ataque direto e falhas de segurança, como sistemas desatualizados.

5 Informações Sobre Ataques Ransomware - ADDEE

5. As melhores práticas preventivas

Ao mesmo tempo em que novas formas de ataque estão surgindo, também temos muitas iniciativas de proteção. É possível criar um ambiente seguro para os seus clientes. Confira algumas dicas a seguir.

Treinamento

Criar políticas de segurança e treinar os colaboradores é o primeiro passo para evitar a engenharia social e o phishing — duas das maiores formas de distribuição de ransomware.

Proteção

O investimento em antivírus gerenciados e o Monitoramento Remoto dos sistemas podem ser a única forma de detectar e evitar ataques com eficiência.

A proteção da TI, hoje, é crucial para qualquer tipo de empresa. Seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Sendo assim, todos os negócios estão sujeitos a sofrerem com os ataques maldosos da atualidade.

E, quando uma organização investe em proteção, ela não estará “jogando dinheiro fora”. E sim, prevenindo futuros gastos em caso de alguma falha ou ataque. Afinal, a recuperação de uma rede após sofrer um ciberataque, não é nada fácil. Acaba tomando muito tempo e dinheiro para que toda a operação volte ao normal.

Backup

A utilização da tecnologia de backup é muito mais complexa do que seu uso atual na maioria das empresas — e vai muito além de apenas uma cópia. Investir em backup de qualidade pode salvar a empresa durante uma crise como essa.

Caso a empresa do seu cliente passe por algum ataque cibernético ou perda de dados, por exemplo, um backup pode ser a solução ideal. Ainda mais, quando falamos de backup em nuvem. Pois, com informações armazenadas em soluções de Cloud Computing, podem ser acessadas de qualquer dispositivo e a qualquer momento, desde que o usuário tenha as informações corretas e a permissão para o login.

Ainda mais, contando com uma solução como essa, a empresa do seu cliente não fica refém apenas da máquina em si, para que a recuperação dos dados seja feita. Por isso, ter uma solução de backup em nuvem pode adiantar muito a sua vida como Prestador de Serviços Gerenciados de TI.

Segurança em camadas

Para garantir a segurança operacional de uma empresa, é fundamental contar com a estratégia de segurança em camadas. Essa solução segmenta vários níveis de proteção, com ferramentas de combate externo e interno. Sendo assim, normalmente, as 4 camadas são:

  • Rede privada — com soluções de controle de banda, administração do tráfego, firewalls e afins;
  • E-mail — protegendo todos os domínios e endereços de comunicação interna, evitando a infecção por meio da abertura de e-mails maliciosos;
  • Endpoint — protegendo e verificando a segurança dos dispositivos físicos que utilizam a rede da empresa, como: computadores, celulares, servidores, tablets e afins;
  • Backup — garantindo que a empresa tenha estratégias de recuperação contra ataques e acidentes, atualizando o armazenamento dos dados vitais periodicamente, tanto em mídia física como na nuvem.

Análise de arquivos em tempo real

Essa é uma estratégia aplicada sobre os dispositivos físicos. O objetivo aqui é realizar uma varredura em todo novo arquivo ou elemento conectado às máquinas, garantindo um diagnóstico rápido e uma reação imediata no caso de infecção.

Realizando essa análise, é possível prevenir diversas ameaças e falhas. Pois, você acompanhará a todo o momento a infraestrutura do local, podendo agir a qualquer hora para intervir em qualquer tipo de ataque que possa comprometer a rede do seu cliente no caso. Dessa forma, garantirá uma maior segurança e qualidade em seu serviço prestado.

Atualização

Todos os sistemas devem estar atualizados. Esse é um detalhe fundamental, pois assim você garante a confiabilidade das máquinas, aproveitando todas as correções de vulnerabilidades elaboradas pelas desenvolvedoras em seus últimos releases — tanto nos softwares como nos sistemas operacionais.

Uma máquina desatualizada pode acarretar diversos problemas para o parque do seu cliente. A atualização é uma das tarefas mais importantes para garantir a segurança dos dados de qualquer empresa.

E, não só as atualizações de sistemas como os de antivírus. Mas, também, a atualização que o próprio fabricante da máquina oferece para que as melhorias diárias sejam feitas na rede do seu cliente.

Afinal, todos os dias, descobrimos novas falhas e gargalos de segurança nos sistemas de nossos parceiros. E, assim que identificadas, elas precisam ser eliminadas pelos desenvolvedores. Dessa forma, após a correção dessas falhas, são disponibilizadas as atualizações para que todos possam se proteger, também.

Se você ignora uma atualização, acaba correndo o risco de ter os dados dos seus clientes corrompidos, além de alterações no comportamento dos softwares e possíveis quedas no sistema, o que acaba causando a perda de trabalhos importantes que não foram salvos. E, é claro, deixando uma porta aberta para os ataques cibernéticos.

Sendo assim, ter uma rotina interna de atualizações, ajudará com a produtividade e segurança da empresa do seu cliente, otimizando toda a performance dos colaboradores. Assim reduzindo as dificuldades em sua rotina, por meio de atalhos para que as funcionalidades sejam ativas, assegurando todo o armazenamento de dados e, também, a sua confidencialidade.

Proteção offline

Essa é uma estratégia complementar à análise de arquivos em tempo real. No entanto, a análise pode ser realizada online, sobretudo quando falamos de soluções de proteção de e-mail, com varreduras automáticas de anexos e remetentes.

Como o próprio nome já diz, a proteção offline leva em conta a verificação da máquina e dos arquivos quando estes não estão conectados a nenhuma rede. E para isso, é fundamental contar com um bom software antivírus, que esteja com um relatório de ameaças mais atualizado possível, facilitando a identificação de qualquer elemento que possa causar algum tipo de dano à rede do seu cliente.

É importante se atentar quanto a esse ponto. Afinal, as ameaças não estão só no online, mas também, no offline. Algum vírus pode acabar afetando a máquina do seu cliente quando estiver navegando em alguma página da web. Mas, só se manifestar no momento em que você não estiver mais online. E assim, pode sequestrar dados importantes como documentos, imagens, relatórios, entre outros arquivos. E dependendo do porte e do segmento da empresa, pode até acabar falindo o negócio pelo vazamento de dados super sigilosos para aquela marca.

6. O diagnóstico e o combate por automação

No entanto, vale perceber a vulnerabilidade causada pelo fator humano — mesmo que se tenha os melhores softwares e práticas. Afinal de contas, a negligência, o equívoco ou o esquecimento podem prejudicar a operação, fazendo com que uma varredura seja ignorada ou procedimento evitado.

É nesse momento que a automação se demonstra uma solução definitiva, permitindo:

  • A personalização de políticas e rotinas, gerenciando e monitorando portas USB e tráfegos de pontos, adaptando a melhor reação de maneira imediata;
  • A reversão automática, neutralizando os ataques e substituindo os arquivos comprometidos por suas últimas versões limpas;
  • O isolamento aprimorado, possibilitando que a máquina infectada se desconecte da rede, evitando a infeção dos outros dispositivos.

7. A importância de contar com um serviço especializado

Então, é importante entender que os ataques ransomware serão cada vez mais comuns no futuro. Uma vez que, essa modalidade é um negócio lucrativo e seguro para os cibercriminosos, que se escondem atrás dos seus computadores em locais distantes.

Sendo assim, o investimento em segurança aplicada é cada vez mais urgente, garantindo que você tenha meios de proteger os seus projetos. É nesse cenário que apresentamos o leque de ferramentas da ADDEE — tal como N-able N-sight RMM, Cove Data Protection, Service Desk e MailAssure — com os melhores recursos para garantir a proteção dos seus clientes.

Gostou deste artigo esclarecendo o que é um ataque ransomware? Então, não perca a oportunidade de se aprofundar no tema. Entenda agora qual é a melhor maneira de realizar o backup de recuperação de sistemas!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile