Entenda por que a desduplicação de dados é uma grande vantagem para seu serviço de backup

Conheça os benefícios do Cove Data Protection para este tipo de serviço

Volume-de-dados-aumenta-diariamente-e-desduplicação-é-essencial

Além das vantagens que podem ser sentidas no dia a dia, as soluções de backup em nuvem abriram caminhos para muitas evoluções do serviço, incluindo o backup delta, por exemplo. Mas, sem dúvida, uma das mais significativas foi a desduplicação de dados, que remove duplicatas das entradas, oferecendo grandes benefícios.

Para te explicar um pouco melhor sobre o tema, vamos, ao longo do texto, revelar o que de fato é a tarefa e mostrar as vantagens para o seu trabalho como MSP.

Quer saber mais? Então, continue lendo o nosso conteúdo e tire todas as suas dúvidas!

O que é desduplicação de dados?

Para começar, vamos falar um pouco mais sobre essa tarefa. Basicamente, trata-se de um processo onde os dados redundantes são removidos antes do backup.

Desse modo, permitindo que o armazenamento seja feito sem que nenhuma cópia ocupe um espaço desnecessário. Além disso, após fazer a remoção, os dados são compactados e economizam ainda mais espaço.

Vale entender que a compactação, também, faz uma espécie de desduplicação. Porém, durante o processo, são identificados dados iguais somente em arquivos individuais. Já na desduplicação em si, é feita a inspeção de todo o volume de dados, comparando todos os arquivos.

Uma curiosidade interessante, é que essa ação existe desde 1970. Mas, na época, a identificação dos dados semelhantes ocorria manualmente linha por linha. Porém, como o volume de dados cresceu muito, o processo, também, precisou evoluir e ser automatizado.

Como funciona a tarefa?

Sem dúvida, hoje, com o aumento da quantidade de dados, a ação é cada vez mais importante.

Mas, vamos falar sobre como ela funciona. Existem duas formas de fazer a desduplicação de dados: na origem ou no destino.

Para começar, a tarefa na origem processa os dados antes de enviá-los ao Datacenter. E a desduplicação no destino, é justamente o contrário, pois, só processa os dados no local de destino

Com essa diferença, o resultado é afetado diretamente. Pois, na desduplicação no destino, o processo acontece quando os dados atingem o local de armazenamento. Ou seja, todo o volume original é enviado para que a comparação ocorra no Datacenter.

Já na ação feita na origem, a remoção de dados iguais acontece no próprio servidor local, otimizando o upload dos dados e economizando tempo e armazenamento.

Benefícios da desduplicação de dados

Agora que já falamos sobre o que é a desduplicação de dados e como funciona a sua aplicação, chegou a hora de tratar sobre os benefícios do serviço para o seu dia a dia como MSP e para seus clientes.

Para começar, a principal vantagem é a redução de espaço utilizado e o volume de dados transmitidos. Com isso, a empresa passa a ter um custo reduzido em relação à aquisição de servidores ou contratações de armazenamento em nuvem e de backup de dados.

Sem dúvida, essa é uma excelente conquista. Afinal, como você sabe, uma das maiores preocupações de profissionais que atuam no setor de TI, é o armazenamento do grande volume de dados gerados todos os dias. Pois, gerenciar tantas informações, necessita de um enorme investimento em servidores robustos, com espaço e outros recursos.

Por falar nisso, outro grande benefício dessa tarefa é a diminuição do tempo necessário para a realização de backups e restauros dos dados. Pois, com a desduplicação, as transmissões de dados diminuem, seja no download ou no upload dessas informações.

Desse modo, podemos afirmar que a desduplicação de dados ajuda a garantir mais eficiência para o setor de TI, além de reduzir custos no departamento.

Variação da taxa de desduplicação

A taxa de desduplicação de dados é a comparação entre o tamanho original dos dados e seu tamanho após a remoção da redundância. Aliás, esta é uma medida essencial para garantir a eficiência da ação.  

Por exemplo, é possível ter desduplicação que atinge taxas de 500:1 e outras de 100:1.

Aliás, é importante lembrar que existem diversas variáveis que alteram a taxa de desduplicação, por exemplo:

  • Retenção de dados: quanto mais tempo as informações ficarem retidas, maior a chance de encontrar alguma redundância;
  • Tipos de dados: alguns tipos de arquivos apresentam chance maior de possuir altos níveis de duplicação do que outros;
  • Mudança: caso seus dados sejam alterados com certa frequência, você, provavelmente, terá uma taxa de desduplicação mais baixa;
  • Localização: quanto maior o escopo de seus esforços de desduplicação de dados, maior é a possibilidade de encontrar duplicatas. A desduplicação global, por exemplo, gera uma taxa mais alta em comparação com a local, observando um único dispositivo.

As vantagens do Cove Data Protection para desduplicação de dados

Como você viu, ao longo do texto explicamos o que é a desduplicação de dados, mostramos suas vantagens e destacamos o que pode influenciar diretamente no resultado do serviço.

Agora, vamos falar sobre uma solução que pode possibilitar todos os benefícios citados e facilitar seu trabalho como MSP.

Trata-se do Cove Data Protection que, com sua tecnologia de desduplicação e compressão, permite backups diários, tornando os arquivos apenas uma fração do tamanho total selecionado.

Projetada para fornecer um serviço de proteção de dados otimizado, nossa ferramenta tem a nuvem como o principal ambiente.

Ou seja, tanto em estações de trabalho, servidores físicos ou virtuais, documentos corporativos ou dados do Microsoft 365®, você é capaz de fornecer um serviço de backup de alta qualidade, controlando tudo através de um único painel web.

Além disso, com a tecnologia de desduplicação e o TrueDelta, que são exclusividades do Cove Data Protection, a compressão e a otimização aceleram a operação dos backups diários e enviam apenas os bytes que contêm alguma modificação.

Então, trata-se da opção ideal para reduzir os custos e a complexidade da proteção de dados, sem sacrificar a agilidade ou a segurança, com armazenamento em nuvem incluso.

Se você quer saber mais sobre o sistema, que tal fazer o teste grátis por um mês?

Não perca mais tempo, clique no link a seguir e faça o seu trial gratuito!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Sair da versão mobile