Vendas e marketing de TI: 4 passos para atrair clientes

Entenda como um funil comercial pode te ajudar a fechar mais acordos

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Sem dúvida, o mercado de tecnologia da informação vem passando por grandes avanços nos últimos anos. Então, se você é um prestador de serviços gerenciados, precisou se adaptar à nova realidade e ficar por dentro das tendências que se tornaram reais antes mesmo do esperado. Portanto, unir as estratégias de vendas e marketing de TI se tornou essencial para MSPs que desejam atrair e reter seus clientes.

Para te ajudar a não ficar para trás e crescer no setor, separamos 4 passos valiosos de um funil comercial, para você melhorar os seus métodos e alcançar as empresas que deseja.

Continue a leitura e descubra quais são eles!

O que é o marketing de TI e como ele beneficia o MSP?

Não é segredo para ninguém que o marketing digital vem transformando a vida de muitos negócios nos últimos anos.

Afinal, com as estratégias certas, diferentes empresas conseguem alcançar resultados incríveis, que não seriam atingidos com métodos tradicionais.

Portanto, o ato de integrar vendas e marketing de TI ajuda os MSPs a conquistarem benefícios como:

Proximidade com o público de interesse

Para começar, ao usar técnicas de marketing no seu dia a dia como prestador de serviços gerenciados, você consegue conhecer melhor o seu cliente.

Desse modo, sabe o que fazer para chamar sua atenção e oferecer os trabalhos que realiza.

Ou seja, com o marketing de TI você desenvolve uma estratégia de comunicação adequada ao perfil do seu público, considerando suas dores e necessidades.

Assim, fala a língua das empresas que quer atender e aumenta as chances de fechar um bom acordo.

Mensuração de resultados

O marketing digital permite que você realize importantes ações que podem ser mensuradas, como publicações pagas, por exemplo.

Desse modo, consegue entender quem está sendo impactado pelo conteúdo que produz e qual a melhor forma de ajudá-lo.

Economia

O marketing de TI consegue ajudar o MSP a reduzir tempo e esforço de trabalho para conquistar novos clientes. Além disso, como as campanhas estão cada vez mais precisas, é comum que os investimentos diminuam ao longo do tempo, o que possibilita uma redução de gastos para você.  

Funil comercial: 4 ações que vão te fazer vender mais

Chegou o momento de entender como um funil de vendas e marketing consegue aumentar as suas chances de conquistar mais clientes.

Aliás, o funil ajuda você a entender o seu cliente, mapear a jornada dele e prepará-lo para comprar o seu produto ou serviço.

Veja quais passos você precisa seguir para ter sucesso na hora de fechar um negócio!

[GESTÃO, VENDAS E MARKETING] Conquiste mais clientes unindo vendas e marketing de TI

1 – Marketing de TI

Conforme citamos acima, o marketing de TI é muito importante e deve caminhar lado a lado com o setor de vendas.

Portanto, nesta etapa, produza conteúdos de qualidade, informando seu potencial cliente e nutrindo seu conhecimento.

Desse modo, você demonstra ser uma autoridade no serviço que oferece e passa mais segurança para quem acessar seus materiais.

Então, neste caso, vale escrever artigos sobre o setor de serviços gerenciados de TI, desenvolver publicações interessantes para as redes sociais, transmitir lives e webinars, e produzir e-mails marketing e e-books sobre a área. 

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2 – Pré-vendas

Nesta fase, você precisa pegar os leads que vieram das campanhas de marketing e transformá-los em oportunidades reais de vendas.

Ou seja, pegue os contatos que você recebeu e faça sua qualificação. Desse modo, garanta que eles sejam aderentes ao seu público alvo, estejam interessados em seus serviços e sejam realmente potenciais clientes.

Para isso, utilize as melhores técnicas de persuasão, entre em contato com os leads, busque saber quais são as suas necessidades e entenda se está falando com a pessoa que vai tomar a decisão de fechar um acordo com você. Portanto, valide essas informações e avance no funil.

3 – Vendas

Depois de realizar a prospecção, você deve avançar para a fase de vendas.

Nela, você vai pegar as oportunidades que você já qualificou e investir em relacionamento.

Dessa forma, apresente o seu produto ou serviço. Faça isso de forma personalizada. Afinal, com as estratégias de marketing e com as etapas anteriores, você consegue elaborar uma apresentação que atenda exatamente o que o seu potencial parceiro está esperando.

Além disso, realize atividades focadas em negociação e fechamento, para mostrar que você oferece a melhor solução para a empresa do seu futuro cliente.

4 – Pós-vendas

Como você viu, existem passos fundamentais para conquistar novos clientes de TI. Mas, não acaba por aqui.

A etapa de pós-vendas é muito importante. Pois, ela ajuda a garantir sua retenção.

Por isso, realize ações de relacionamento e não deixe que o cliente se afaste de você.

Então, ofereça suporte, conteúdos que ajudem no seu dia a dia e mantenha o contato sempre vivo.

Com isso, você aumenta a chance de conseguir que ele faça up-sell ou cross-sell, que são as oportunidades que você conquista por conta do relacionamento preservado com o seu cliente. 

Ou seja, são novas vendas que você pode fazer ou o aumento de receita gerada por conta da boa realização desta etapa.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o funil comercial, envolvendo ações de vendas e marketing de TI?

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Autor: Luís Montanari

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

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