Conheça estratégias indispensáveis para implementação dos Serviços Gerenciados de TI

Veja o que precisa ser feito para começar a trabalhar com este modelo proativo

Serviços gerenciados

A transformação digital vem mudando cada vez mais os modelos de trabalho em vários setores. Na área da tecnologia isso não é diferente e, quem trabalha nesta área, precisa estar pronto para demandas ainda mais exigentes. Por isso, a busca por Serviços Gerenciados de TI cresce de forma considerável. Afinal, ele é a melhor forma de monitorar e gerenciar clientes com mais eficiência, segurança e proteção.

Hoje, vamos falar sobre o tema e mostrar como deve ser feita a implementação deste tipo de trabalho.

Quer conferir as melhores estratégias?

Então, continue lendo o texto e aproveite as nossas dicas!

O que são Serviços Gerenciados de TI?

Sem dúvida, ao longo dos anos, os processos de tecnologia da informação apresentaram muitas mudanças e evolução.

Atualmente, os Serviços Gerenciados de TI integram o modelo mais evoluído do setor.

Ao contrário do break-fix, que atua de forma reativa, respondendo demandas pontuais, ele permite que o MSP gerencie e monitore toda a infraestrutura de seus clientes em tempo real.

Assim, a ação é realizada de forma mais ágil e pode, inclusive, ser feita de maneira remota.

Portanto, os Serviços Gerenciados atuam, também, de forma preventiva, evitando que muitos riscos e problemas aconteçam.

Afinal, o ambiente de TI é monitorado de forma constante e as tarefas mais simples conseguem ser automatizadas, fazendo com que os técnicos tenham mais tempo para outras ações importantes.

Então, os Serviços Gerenciados de TI melhoram a rotina da empresa do cliente e permitem ações ainda mais ágeis e eficientes.

O que considerar para mudar o modelo de trabalho?

Antes de revelar as principais estratégias para começar a prestar Serviços Gerenciados de TI, vamos destacar algumas atitudes que você precisa tomar. Confira a seguir:

Mudança de mentalidade

Para começar, se você trabalha com TI e quer começar a prestar Serviços Gerenciados, precisa entender que a sua maneira de atuação vai mudar.

Afinal, trata-se de um processo, que envolve tarefas distintas, em comparação com o modelo de trabalho antigo que você utilizava.

Portanto, esteja disposto a adequar a sua operação e a sua forma de trabalhar. Pois, após a decisão, muitas coisas vão mudar para melhor.

Focar no problema do cliente

Para implementar o modelo de serviço, é fundamental que você tenha, também, uma visão mais holística de toda a operação.

Desse modo, a dica é não focar apenas nas objeções dos clientes, mas, sim, nos problemas que podem ser resolvidos ao apostar na forma de trabalho.

Sendo assim, não oferte seus serviços com foco apenas nas ferramentas que você utiliza, mas sim, nas soluções que você trará para ele e, como isso, agregará valor ao seu negócio.

[SERVIÇOS GERENCIADOS] Serviços Gerenciados: veja como implementar esse modelo de negócio

Estratégias para implementar os Serviços Gerenciados de TI

Agora que falamos um pouco mais sobre este modelo de trabalho tão vantajoso, vamos mostrar algumas medidas essenciais para implementar o tipo de serviço. Veja atitudes essenciais para ter sucesso na transição:

Escolha a melhor ferramenta

Sem dúvida, a primeira medida é a escolha da solução que vai te ajudar a monitorar e gerenciar os dispositivos do seu cliente.

Aliás, é importante escolher uma solução SaaS, que tenha todos os mecanismos necessários a você, em um único painel e te permita trabalhar de forma remota.

Como, por exemplo, o N-able N-sight RMM, que te permite gerenciar, proteger e melhorar toda a TI, com automatização de tarefas, gerenciamento de patches, backup, antivírus gerenciado, relatórios confiáveis e muitos outros recursos que geram mais proatividade e segurança.

Além disso, a plataforma, que acompanha o seu crescimento, tem monitoramento remoto e pode ser utilizada de qualquer dispositivo autorizado.

Automatize as tarefas mais simples

Outra atitude que pode te ajudar na implementação dos Serviços Gerenciados de TI, é a automatização de tarefas simples, começando com itens como:

  • Limpeza de disco;
  • Verificações manuais/checklists;
  • Instalação de patches;
  • Reinício de spooler de impressão;
  • Execução de scripts;
  • Mapeamento de impressora e outros ativos de rede;
  • Abertura de tickets;
  • E muito mais!

Desse modo, a sua equipe consegue focar em outros processos, enquanto as tarefas listadas são automatizadas com eficiência e total proteção.

Treine a sua equipe

Sem dúvida, oferecer treinamento para os técnicos de TI é um cuidado que pode fazer uma grande diferença em seus resultados.

Portanto, ao contratar uma ferramenta, preocupe-se em fornecer as informações que sua equipe precisa para trabalhar com ela.

Aqui na ADDEE, por exemplo, quando os MSPs escolhem o N-able N-sight RMM, podem acessar um portal EAD, com vários vídeos, textos e uma trilha de conteúdos que ajudam os profissionais a entenderem de uma forma fácil como utilizar a solução. 

Precifique por dispositivo

Para ter sucesso quando implementar os Serviços Gerenciados de TI, é essencial que você mude a forma que oferta o seu trabalho.

Desse modo, a dica é mudar a precificação e não cobrar por hora, mas sim por dispositivo.

Ao fechar este tipo de acordo, ambos os lados são beneficiados. Os clientes, por contarem com um serviço completo, e você por aumentar a sua produtividade e, por consequência, a sua lucratividade.

Aliás, temos um vídeo que explica detalhadamente como precificar os seus serviços. Não deixe de conferir!

Converse com seus clientes

Por fim, além das ações que já citamos ao longo do texto, a reunião com o cliente é um passo muito importante para implementação dos Serviços Gerenciados de TI.

De fato, podem existir alguns receios sobre o novo modelo de contrato. Mas, o ideal é que você se reúna com os seus parceiros, desenvolva um cronograma, explique como tudo funcionará daqui em diante e destaque as vantagens de contar com um monitoramento 24h por dia.

Assim, eles conseguem entender os benefícios do novo modelo de trabalho, que não apenas resolve problemas, mas evita ameaças e riscos, além de realizar um gerenciamento completo, que não seria possível apenas com visitas presenciais.

Quer mudar o seu modelo de trabalho, ser mais proativo e colher os benefícios que a escolha oferece?

Então, aposte nas medidas que citamos e eleve os seus resultados!

Além disso, se gostou das dicas, envie o texto para a sua equipe ou para outras pessoas que possam gostar do tema!

Autor: Luís Montanari

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

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