Com os avanços tecnológicos, surgem novas maneiras dos hackers invadirem os sistemas de grandes empresas.

Por isso, as invasões são uma das principais preocupações com relação aos sistemas das empresas.

Vale ressaltar que quanto maior é a integração e conexão entre máquinas e a internet é mais fácil que ocorram roubos de informações.

Para evitar isso a maior parte das empresas possuem profissionais capacitados a detectar e bloquear essas invasões, mas os hackers se multiplicam e se aprimoram de maneira assustadora.

Diante disso, a segurança das informações passou a ser uma estratégia essencial dentro das organizações atualmente.

Mas para que uma boa estratégia de segurança seja adotada é essencial que se conheça as principais formas pelas quais elas podem ser realizadas. 

Então veja a seguir quais são as principais maneiras que hackers invadem os sistemas, sobretudo das grandes empresas.

Principais maneiras que os hackers invadem os sistemas

Hoje em dia existem muitas formas de invasões mal intencionadas, mas algumas delas são mais comuns e relevantes.

Elas costumam ser usadas sobretudo em grandes empresas, mas estão se tornando cada vez mais frequentes também naquelas de menor porte.

Ransomware

Esse tipo de ameaça é chamado também de “Sequestrador Virtual” e o principal objetivo dela é fazer com que o acesso aos dados de um servidor seja bloqueado. Por esse motivo, ao criar site, é fundamental escolher bem a empresa de hospedagem.

Nesse tipo de invasão o hacker adquire controle sobre o sistema e consegue manipular as informações e inclusive fornecer comandos remotamente.

Spyware

Os Spywares são ataques em que os hackers conseguem espiar as informações dos sistemas e, por ficarem em segundo plano não são facilmente notados.

Essa é uma das maneiras mais perigosas pelas quais os hackers invadem os sistemas visto que conseguem ver informações, danificar os dispositivos e ainda podem identificar o usuário facilmente.

Geralmente é esse tipo de ataque que permite o roubo de informações sigilosas, sobretudo bancárias, como senhas e os dados do cartão de crédito dos usuários.

Esse tipo de ataque pode fazer a invasão dos sistemas através de outros sites, inclusive downloads. Mas isso costuma acontecer mais facilmente com pessoas físicas.

DDoS Attack

DDoS é uma sigla em inglês que em português significa “Negação Atribuída de Serviço”, que tem o objetivo principal de provocar uma grande sobrecarga nos servidores e assim tornando os processos mais lentos e fazendo com que os sites fiquem indisponíveis.

Nesse tipo de ataque é formada uma rede apelidada de zumbi, que engloba vários computadores conectados a um hacker chefe, que é chamado de Mestre.

Após determinar o objeto da invasão os hackers invadem o sistema das grandes empresas deixando-o sobrecarregado e indisponível.

Keylogger

Essa é mais uma das principais maneiras que hackers invadem sistemas e, se trata basicamente de um programa que rouba os dados que são digitados por um usuário.

Dessa forma é possível facilmente obter senhas e outras informações pessoais e sigilosas. Geralmente esses ataques são feitos também por meio de links, e-mails e mensagens.

Cavalo de Troia

O Cavalo de Troia é um malware usado há muito tempo, sendo ele um dos mais populares. É muito comum que esse tipo de invasão aconteça em empresas e computadores pertencentes a pessoas físicas.

Esse vírus pode se camuflar em anexos e mensagens, roubando então informações importantes e sigilosas.

Outra característica desse tipo de ataque é que também interrompe algumas das principais funções do computador.

Ataques de força bruta podem ser de diferentes tipos

Os ataques de força bruta são usados para fazer roubo de informações sigilosas como senhas. Com isso o hacker consegue enviar e-mail com conteúdo duvidoso e prejudicial, chamado também de spam.

Esses ataques possui vários nomes, mas eles tem basicamente o mesmo funcionamento e são formas eficientes de conseguir informações valiosas.

É possível evitar a invasão dos hackers aos sistemas de grandes empresas?

Apesar de não ser fácil impedir as invasões de hackers, é essencial fazer um planejamento com relação à isso visto que os ataques provocam problemas como:

  • Roubo de informações;
  • Bloqueio dos servidores;
  • Falhas no sistemas;
  • Danos às máquinas;
  • Prejuízos financeiros enormes.

Os ataques acontecem geralmente por causa de falhas ocorridas durante o processo de planejamento à segurança e, contratação de uma equipe capacitada para fazer a neutralização das ameaças.

Por isso é essencial planejar muito bem essa etapa e investir em funcionários capacitados para lidar com isso de maneira adequada. Além disso criar alertas no sistema ajuda muito a fazer a detecção precoce de problemas.

Infelizmente há muito tempo os hackers invadem sistemas de grandes empresas e isso não pode ser mudado, mas é possível agir pontualmente para evitar que os ataques aconteçam e também reverter o ataque impedindo que grandes perdas aconteçam.

Escreva um comentário

Share This