Marketing Digital para TI: 5 dicas essenciais de SEO

Confira as práticas principais para ranquear o seu texto

Marketing Digital para TI: 5 dicas essenciais de SEO

Cada vez mais profissionais da área buscam por consultoria SEO, ou por conhecimento sobre o assunto, para que seus sites sejam otimizados e consigam uma boa posição nos mecanismos de pesquisa. 

O marketing digital é composto por diversas ferramentas, termos e estratégias, sendo a otimização de site uma das mais importantes. 

Quando um usuário fizer uma pesquisa usando uma palavra-chave que tenha relação com o seu negócio, é importante que o seu site apareça nos resultados orgânicos (não pagos). 

Vale dizer que os usuários não costumam passar da primeira página de resultados dos mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo. 

Por esse motivo, o seu site precisa obter uma boa posição, logo na primeira página de resultados. No entanto, isso só é possível se o seu site tiver as técnicas de SEO corretas. 

Assim como em outras áreas, quando se trata de marketing digital para TI, é ideal saber quais são as principais técnicas de SEO para que um site consiga obter tráfego orgânico, gerar leads e, com isso, ter mais chances de vendas. 

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira as dicas essenciais sobre Marketing Digital para TI que separamos!

Explicando o Marketing Digital

Em resumo, podemos definir como um conjunto de práticas que mostram a atuação da empresa na internet. É uma maneira de fortalecer a sua marca no ambiente virtual.

As principais aplicações dessa estratégia são implementadas através de textos para blogs, redes sociais, e-mails, entre várias outras.

No setor de TI, elas se tornaram uma tática crucial, visto que possuem uma forte presença no mundo digital, onde seus serviços costumam circular até chegar ao comprador.

O conceito de SEO

Após explicar sobre o Marketing Digital, é importante falar sobre o conceito de SEO, e o porquê ele é tão importante no seu dia a dia.

Sem dúvida, existem milhares de páginas sendo publicadas na internet a todo momento, fazendo com que haja mais concorrência para o seu site. Mas, como fazer com que o Google encontre o seu conteúdo e faça com que você fique à frente de outros?

Aqui entra o SEO, Search Engine Optimization. Assim como diz sua própria tradução, ele é uma otimização para os principais motores de buscas da internet.

Em resumo, é um conjunto de técnicas responsáveis pela influência dos algoritmos, para que buscadores definam um ranking de páginas para uma determinada palavra-chave.

Como ranquear no Google

Agora que já esclarecemos o conceito de SEO para você, chegou a hora de dizer como o Google define as suas prioridades para que a sua página ranqueie em primeiro lugar no maior buscador do mundo.

Existem 3 principais processos de retorno da pesquisa, sendo eles: rastreamento, indexação e exibição de resultados.

O primeiro citado, é um processo onde os robôs do Google identificam as páginas que serão enviadas ao índice do buscador. Nesse caso, eles usam algoritmos para definir a priorização e frequência das páginas.

Esse processo começa com as URLs geradas a partir das ações anteriores de rastreio, e enriquecido com os sitemaps.

Assim que um usuário faz a visita em seu site, o Googlebot identifica links existentes e inclui na lista de rastreio. Ou seja, além de novos sites, as alterações e exclusões também são detectadas e atualizadas no processo.

O próximo passo é a indexação. Aqui, cada uma das páginas é processada e incluída no índice como conteúdos da página, data da publicação, região etc.

Sendo assim, quando ocorre a consulta, uma pesquisa de páginas é feita no índice do Google, mostrando quais são os resultados mais relevantes.

É claro que, essa relevância é feita com mais de 200 fatores de ranqueamento.

Além disso, para ajudar nas buscas e poupar o tempo de pesquisas, existe o preenchimento automático do Google, o clássico “você quis dizer…” que corrige algum errinho de escrita durante a sua pesquisa.

Como citamos acima, a relevância é feita através de alguns fatores e seus significados, que vamos citar aqui para você. Veja: 

Autoridade do domínio

Páginas que fazem parte de um determinado domínio com mais autoridade, o que garante mais chance de melhorar sua posição.

Page Authority ou Pagerank

Traduzido como autoridade de página, é considerado um dos fatores com mais relevância de ranqueamento.

Conteúdo original e com qualidade

Sem dúvida, produzir conteúdos de qualidade é de extrema importância para os sites de pesquisa. Isso porque, os buscadores preferem apresentar um conteúdo que tenha mais qualidade e seja original.

Então, priorize elaborar sempre um bom conteúdo com novidades de TI que ajudarão os seus clientes.

Tamanho do conteúdo

Sabemos que um bom conteúdo sobre TI, deve conter o máximo de informações possíveis para esclarecer todas as dúvidas. E, para ranquear em uma boa posição no Google, também é necessário ter um material maior e menos superficial.

Tempo de permanência e velocidade de carregamento

Outro fator que o Google presta bastante atenção é no comportamento do usuário dentro do seu site. Ou seja, quanto tempo ele costuma ficar dentro daquela página.

Um fator que ajuda, e muito, é a velocidade em que a página carrega. Afinal, ninguém gosta de esperar muito tempo para ter acesso a um conteúdo, sendo um dos maiores motivos para que o usuário desista de acessar um determinado site e ir atrás de outro.

Mas, vamos falar com mais detalhes sobre isso nos tópicos seguintes.

Design Responsivo

Ao ter um site dedicado a TI, assim como em todos os outros setores, é importante dar atenção ao seu visual. E o Google prioriza aqueles que são adaptados para dispositivos móveis.

Afinal, ninguém gosta de acessar um site que não mostra todas as informações, não é mesmo? Tenha essa prática como prioridade, assim, você conseguirá oferecer os seus serviços da melhor maneira.

SEO para dispositivos móveis

Como falei anteriormente, é importante adaptar os conteúdos para a versão de dispositivos móveis.

No Brasil, cerca de 55% das buscas são feitas através de dispositivos móveis, um número que vem crescendo cada vez mais.

Abaixo, vou mostrar quais as principais diferenças entre o modelo responsivo e o mobile, para que você entenda a razão de ser tão importante adaptá-lo.

Responsivo: podemos chamar assim, todo site projetado para ser adaptado a qualquer tipo de tela.

Mobile: seria um segundo site separado, elaborado para o acesso em determinados tipos de dispositivo, como o smartphone.

Contudo, o mais indicado é escolher o modelo responsivo para o seu site. Caso isso não seja necessário, ou ainda estiver com essa mudança em andamento, ou no projeto, tenha uma versão mobile ou um plugin que consiga adaptá-lo para dispositivos móveis.

Marketing e TI

Não é novidade que estamos em constante evolução, certo? E, no mundo do TI, isso se torna ainda mais vantajoso. Há uma grande troca de interesses entre os dois setores. Enquanto o marketing aproveita as tecnologias da área, o setor de TI recebe mais clientes e o feedback necessário para melhorar suas técnicas.

Assim como em toda estratégia de Marketing Digital, na vertente para TI é ideal traçar uma persona.

A persona nada mais é que a representação semifictícia do seu cliente ideal. Nesse momento, é interessante que você consiga o máximo possível de informações e realize uma pesquisa com os clientes atuais.

Neste caso, a equipe de marketing fica responsável por fazer essa pesquisa, que normalmente é por meio de ligação ou e-mail.

Não importa se está começando agora, ou se já tem alguns anos no mercado, o marketing digital é ideal para que você consiga atingir os seus objetivos.

Principais dicas de SEO para TI

Te explicamos um pouco sobre todo processo em relação à persona, formas de ranquear no Google e a importância do SEO em suas estratégias.

Agora, chegou o momento de acabar com a curiosidade e ler o que preparei para você.

As dicas de SEO que você vai conferir a seguir, são importantes para qualquer tipo de negócio, mas, principalmente para a área de TI. 

1. Pesquise palavras-chave adequadas

O SEO de hoje não se trata mais de usar várias palavras-chave, mas não significa que essa otimização não seja mais importante – apenas precisamos abordá-la de forma diferente. 

A pesquisa de palavras-chave é uma das etapas mais importantes na hora de desenvolver uma estratégia de SEO, e aqui estão alguns pontos importantes:

  • A primeira e mais importante coisa é definir e entender o seu público de maneira adequada. Faça pesquisas de mercado e desenvolva uma buyer persona, ou seja, a representação semi-ficcional do seu cliente ideal. 
  • A intenção de pesquisa é o motivo por trás de qualquer consulta de pesquisa: por que o público está fazendo a pesquisa em primeiro lugar. A ideia aqui é alinhar essas intenções de pesquisa em potencial com seus objetivos de SEO. 

2. Faça publicações regularmente de novo conteúdo

Para construir uma reputação sólida para palavras-chave e tópicos específicos relacionados à tecnologia, você deve ser consistente em suas mensagens e frequência de publicação de novos conteúdos.

Manter essa consistência ajuda a construir credibilidade e ajuda os mecanismos de pesquisa a reconhecerem seu site como um recurso confiável e líder no setor. 

Ele também enviará sinais ao Google de que seu site não está desatualizado. Conteúdo novo sugere relevância (desde que seja de alta qualidade e bem escrito, é claro).

Preocupado em ser capaz de produzir novo conteúdo de forma consistente? Comece com o que sua equipe pode gerenciar — talvez apenas algumas postagens de blog por mês. 

Você também pode atualizar de forma estratégica, o conteúdo existente do seu blog, o que é especialmente importante no mundo da tecnologia, onde as informações técnicas podem ser rapidamente desatualizadas. 

Apenas certifique-se de que seu conteúdo seja consistente com o que seu público está procurando e ajude os mecanismos de pesquisa a estabelecer um padrão pelo qual sua empresa deseja ser conhecida. 

3. Tenha um site que carrega rápido

Nada afastará os visitantes mais rapidamente do que um site lento — principalmente se você estiver para comercializar um produto ou serviço de tecnologia! 

Os usuários de hoje em dia esperam que os sites carreguem em até três segundos. Caso contrário, eles passarão para o próximo site nos resultados de pesquisa na página. 

Além disso, os algoritmos do Google estão ficando “mais inteligentes” o tempo todo e podem penalizar os sites lentos e altas taxas de rejeição.

Você pode usar a PageSpeed Insights (ferramenta do Google) para analisar seu próprio site e ver quais melhorias podem ser feitas. 

Correções simples, como diminuir o tamanho das imagens e otimizar a sua forma para a internet, podem reduzir bastante o tempo de carregamento da página.

4. Crie páginas com segmentação geográfica

Você sabia que muitas das pesquisas no Google estão relacionadas ao local onde os usuários estão localizados? 

Isso significa que as empresas que dedicam tempo para criar páginas de site específicas para cidades ou regiões, lugares nos quais sua empresa tem escritórios ou áreas em que normalmente atende, melhorarão muito seu alcance e visibilidade. 

Mesmo que as empresas de TI e tecnologia façam grande parte de seu trabalho de forma remota, as pessoas, em geral, preferem trabalhar com empresas locais. 

5. Foque nos elementos de SEO das páginas

Enquanto você se concentra na criação de conteúdo que contenha essas palavras-chave e tópicos ideais (e variações deles), não se esqueça de aderir também às práticas recomendadas de SEO na página.

Certifique-se de inserir palavras-chave naturalmente em elementos como meta-descrição, título de página, tags alt para imagens e títulos de URL.

Portanto, lembre-se de que os itens de SEO na página não serão bons se o conteúdo do seu blog não for valioso para começar. 

Sempre opte por conteúdo educacional que resolva problemas do seu público-alvo — em vez de conteúdo promocional que se concentre em divulgar os seus serviços. 

As dicas que citamos neste artigo são apenas algumas maneiras pelas quais você pode melhorar seu SEO e estar no caminho certo para atrair potenciais clientes. 

A chave para o sucesso é ter um profissional de marketing dedicado (ou talvez uma agência com sólida experiência em SEO) que possa aplicar e atualizar as técnicas de SEO.

Além disso, também é necessário combinar excelentes habilidades de redação com as percepções de seus especialistas no assunto e criar conteúdo que atenda ao seu público-alvo. 

Gostou deste conteúdo e quer encontrar mais materiais sobre as práticas de TI? Então, confira nosso blog e não perca nenhuma novidade!

Autor: Luís Montanari

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

Sair da versão mobile