Marketing para TI: saiba o que você não precisa!

Veja o que você pode evitar nas estratégias da sua empresa

marketing-para-ti-o-que-voce-nao-precisa

Uma das grandes dores dos prestadores é apresentar os seus serviços de TI aos clientes, o que impacta diretamente na dificuldade em provar seu valor. Aliás, muitos além de não conseguirem apresentar seus serviços e valor, também, não possuem um catálogo de serviço estruturado e não dão atenção ao marketing para TI. De acordo com a última Pesquisa de Mercado MSP (ADDEE, 2022), 32,75% dos prestadores têm dificuldade provar o valor dos seus serviços aos clientes. Isso acaba dificultando ainda mais a reunião de apresentação

Nesse sentido, é importante ressaltar que desde o material de apresentação ao catálogo, a linguagem deve ser de fácil entendimento para o usuário final, ou seja, o seu cliente. 

Recebemos corriqueiramente solicitações para que a ADDEE produza um template de apresentação que os MSPs possam usar com os clientes finais. Inclusive, o nosso CEO e Fundador, Rodrigo Gazola, passou a se perguntar se devemos elaborar este modelo de apresentação para os MSPs. 

Por isso, nesse texto, vamos te mostrar como fazer isso da melhor forma. Acompanhe a leitura e confira!

Afinal, existe um modelo de apresentação de serviços de TI? 

Rodrigo conta que durante sua trajetória de 25 anos como prestador de serviços de TI, em parte como MSP, constantemente sentia a necessidade de ter um material de marketing para TI tanto para entregar aos futuros clientes, quanto para enviar um e-mail. 

Nesse sentido, para ajudar os MSPs, estamos disponibilizando para download os últimos materiais da antiga empresa do nosso CEO, clique aqui para baixar. Rodrigo conta que investiram tempo e dinheiro para produzi-lo e que, com certeza, se o tempo dedicado para produzir o material fosse faturado pelo valor da M.O, o valor seria considerável. 

Este conteúdo tem como intuito passar a experiência de Rodrigo Gazola e sugerir uma alternativa em relação ao material a ser produzido. Afinal, assim como muitos prestadores, Rodrigo também acreditava que com um material de marketing, conquistaria mais clientes. 

Esse material disponibilizado será muito útil para a sua jornada como Prestador de Serviços Gerenciados de TI. Pois, servirá como base para que você possa trilhar o rumo da sua empresa da melhor maneira possível e evitar alguns erros ou dificuldades que muitos MSPs já passaram antes.

O material de marketing não deve ser o foco 

Apesar do material de marketing para TI ser importante, não será o conteúdo, linguagem ou design que irá conquistar um novo cliente. Pois, clientes se interessam em como você pode resolver e evitar o problema deles.  

Portanto, um bom material que explora as excelentes soluções e serviços de TI, mas não se relaciona com a realidade do cliente, não gera resultados. Além disso, é inviável através de um único material atingir a dor de todos os clientes. 

Para você conquistá-los, a prática é fundamental. Afinal, no dia a dia do nosso trabalho nos deparamos com diversas situações no processo de vendas. Cada cliente tem sua necessidade específica e uma solução para ela. Você não pode acabar generalizando e criando um “padrão” para resolver os problemas de todos que chegam até você.

Além disso, é importante saber lidar com as objeções que surgem no momento da venda. Um bom vendedor precisa ter em sua mente, quais são os obstáculos mais comuns na hora da negociação e como superar cada um deles da melhor maneira possível, para conquistar mais uma venda.

Rodrigo Gazola compartilha sua experiência como prestador de serviços de TI 

Você não precisa de um material de marketing! - ADDEE

Rodrigo conta que o último material que desenvolveram foi uma pasta com algumas lâminas impressas que eram utilizadas em visitas presenciais e como não eram tantas as visitas, os clientes que os recebiam já estavam atraídos pelas soluções e o material não era necessário. 

Além disso, também havia uma versão digital em PDF não muito utilizada, já que muitos sequer davam atenção ao material. Nosso CEO conta que em seus dias como Prestador de Serviços de TI, a maioria dos clientes foram conquistados através de indicações, visitas e vendas consultivas baseadas nas necessidades de cada um deles. 

No início, o esforço estava direcionado em melhorar o material para não clientes. Entretanto, percebeu-se que esse era um processo custoso e não trazia bons resultados, o que levou a conclusão de que era mais vantajoso otimizar os materiais para os clientes a fim de dar melhores feedbacks, melhorar relacionamento e realizar novas vendas para o mesmo cliente. Veja abaixo: 

  • Versão A: Texto, eram três lâminas falando sobre a história da empresa, tecnologia, objetivos, serviços e produtos, sendo que na época o principal foco era hardware. Além disso, duas lâminas continham informações sobre os serviços, clique aqui para baixar
  • Versão B: Texto, quatro lâminas com conteúdo institucional, sobre serviços, pacote proactive que era o nome do serviço gerenciado e filtro de conteúdo – utilizava-se uma solução da Draytek, clique aqui para baixar. 

Porém, se você nos acompanha há um tempo, sabe que a paixão do nosso CEO é o backup e pode estar se questionando onde está essa lâmina, porém o backup como serviço só surgiu em 2013. 

A importância das reuniões trimestrais (QBRs) 

Em 2012, a empresa adotou a prática de realizar reuniões trimestrais com os clientes (QBRs) e produzir materiais para essas reuniões. Para a surpresa, esse material se transformou no material de marketing para TI tanto para novos clientes, quanto para prospects. 

Mas lembre-se que as reuniões trimestrais não têm como foco demonstração numérica, como: número de tickets, horas, problemas, resoluções, etc. Essas métricas devem ser medidas internamente, durante a QBR é importante mostrar ao cliente como você está garantindo que a TI seja um diferencial competitivo no negócio dele, você deve ser visto como um parceiro de negócios. 

Como ajudam o MSP?

Quando entendemos que o trabalho do MSP é um complemento, uma ajuda, uma somatória e, também uma multiplicação de experiências, conhecimentos, visão e oportunidades para os clientes, fica muito mais fácil entendermos a real necessidade das reuniões entre o Prestador de Serviços Gerenciados de TI e seu cliente.

Isso não se refere a tomar o seu tempo sem ter alguma finalidade. Muito pelo contrário, a QBR é o momento propício para uma benéfica troca de conhecimentos, informações e experiências entre o cliente e a sua empresa. A partir disso, é possível fazer descobertas, análises e ter tomadas de decisões mais assertivas.

São nessas reuniões que todo o trabalho do MSP pode evoluir com maior intensidade. Além disso, é possível conquistar um relacionamento mais próximo que acaba favorecendo o andamento da operação, dando oportunidade para que você conheça melhor os profissionais do seu cliente, sua estrutura e as necessidades atuais daquele momento, para gerar as melhores soluções.

Por isso, a importância de realizar reuniões frequentes com os seus clientes. Não se esqueça que você é um auxílio para eles e essa troca de informações é fundamental para que suas estratégias tenham bons resultados.

Hoje, com a ajuda da tecnologia, você não precisa nem se deslocar para realizá-las. Bastar marcar um horário e fazer a reunião de forma on-line, sem gastos com a locomoção, por exemplo.

Os materiais podem se tornar argumentos comerciais 

O material de onboarding passou a ser utilizado pela empresa como argumento comercial. Esse material apontava as deficiências da rede do prospect e quais os pontos que deveriam ser melhorados caso o serviço fosse contratado. Para isso, a empresa criou uma tabela (inspirada no Framework da Microsoft para infraestrutura). Ela continha uma sequência de itens que precisavam ser atendidos com base em classificações da infraestrutura como: reativa, proativa, gerenciada, etc. 

Exemplo: Backup que atende 3x2x1; AV licenciado e monitorado; Acesso licenciado e seguro. Veja abaixo o material usado nas reuniões trimestrais: 

  • Material QBR: Entregue na primeira reunião, no máximo após 10 dias após a prestação de serviço, clique aqui para baixar

Com isso, passaram também a oferecer aos não clientes um diagnóstico gratuito da infraestrutura como uma forma de entender as deficiências. Assim, melhorando ainda mais a venda consultiva, apresentando uma proposta baseada nos problemas encontrados. Veja abaixo o material utilizado: 

Marketing para TI: Qual material usar? - OfficeHours

Um bom onboarding rende bons cases de sucesso 

Rodrigo reconhece que grande parte do esforço investido inicialmente em marketing para TI, traria mais resultados se investido nos materiais utilizados durante as reuniões. Afinal, baseado em sua experiência os materiais não trouxeram novos clientes e a melhor estratégia adotada foram as QBRs, que impulsionaram o desenvolvimento de um bom onboarding. Assim, a empresa conseguiu bons cases de sucesso, utilizados em seus materiais, trazendo ótimos resultados. 

Por fim, esperamos ter ajudado com sugestões e modelos, além de claro, relatar a experiência e opinião do nosso CEO, Rodrigo Gazola. Aconselhamos a todos que ainda não fazem QBR, que comecem o quanto antes. Assim, poderão colher os bons frutos que essa estratégia oferece, rapidamente.

E aí, gostou de saber mais sobre marketing para TI? Para conferir outros conteúdos como esse, não deixe de dar uma olhada no MSP Blog. Nele, você pode encontrar diversas matérias que ajudam a rotina de todo Prestador de Serviços Gerenciados de TI.

Nos siga também no Instagram, para ficar por dentro de todas as novidades que preparamos para você, e não perder nenhum conteúdo exclusivo que só a ADDEE proporciona para os seus seguidores e parceiros!

Autor: Luís Montanari

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile