Segurança da Informação

Saiba como a segurança da informação pode ser um diferencial para o seu negócio

O oferecimento de serviços de segurança da informação para uma empresa começa a gerar valor em sua organização. Estabelecendo responsabilidade e alcance de serviços. A segurança deve ser o topo

19/03/2018

Rodrigo Gazola

CEO & Founder

O oferecimento de serviços de segurança da informação para uma empresa começa a gerar valor em sua organização. Estabelecendo responsabilidade e alcance de serviços. A segurança deve ser o topo da mente em toda a empresa, e vem com uma exigência da alta administração.

A fragilidade do mundo da informação em que vivemos exige controles fortes de segurança cibernética. A administração deve ver que todos os sistemas são construídos de acordo com determinados padrões de segurança. Esses padrões podem ter erros e alguns desses erros são falhas de segurança.

Um catálogo de serviços de segurança permite a estratégia de articular-se claramente aos serviços de clientes empresariais. Ao mesmo tempo, oferece um nível de serviço para cada área identificada.

Leia este artigo até o final e saiba como a segurança da informação pode ser um diferencial para o seu negócio!

Afinal, o que é segurança da informação?

A segurança da informação é a prática de garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade da informação. Representa a capacidade de se defender e se recuperar de acidentes. Como falhas no disco rígido ou interrupções de energia e ataques de adversários.

O último inclui todos, desde criadores de scripts até hackers e grupos criminosos capazes de executar ameaças persistentes e avançadas e representam sérios riscos para a empresa.

A segurança da informação gerencia o gerenciamento de riscos. Qualquer coisa pode atuar como um risco ou uma ameaça. As informações sensíveis devem ser mantidas — não pode ser alterada ou transferida sem permissão.

Por exemplo, uma mensagem pode ser modificada durante a transmissão por alguém que a intercepta antes de atingir o destinatário pretendido. Boas ferramentas de criptografia podem ajudar a mitigar essa ameaça de segurança.

As assinaturas digitais podem melhorar a segurança da informação, aumentando os processos de autenticidade e induzindo os indivíduos a provar sua identidade antes de poderem acessar dados do computador.

A continuidade do negócio e o planejamento de recuperação de desastres são extremamente críticos para a segurança da informação. Por isso, o objetivo da segurança da informação é proteger a informação de acesso não autorizado e uso indevido.

A melhor maneira de fazer isso é implementar medidas de defesa e processos que aumentam a proteção. Isso exige uma série de controles de acesso, bem como monitoramento, teste e treinamento contínuos.

De fato, todas as organizações voltadas para a internet correm o risco de serem atacadas. E não é uma questão de que se sua empresa será atacada, mas, sim, quando será atacada.

A maioria dos ataques cibernéticos é automatizada e indiscriminada, explorando vulnerabilidades conhecidas em vez de segmentar organizações específicas.

Por que oferecer esse serviço para os seus clientes?

A estratégia mais eficaz para mitigar e minimizar os efeitos de um ataque cibernético é construir uma base sólida, sobre a qual cresce sua pilha de tecnologia de segurança da informação.

Investir em segurança da informação traz inúmeros benefícios para a empresa, como:

  • redução dos custos de segurança e de conformidade, melhorando a eficiência operacional;
  • redução do número e o impacto de eventos de segurança;
  • proporciona o ganho de vantagem competitiva. Facilitando a aquisição de novos negócios, aumentando a reputação, reforçando a produtividade de força de trabalho e estabelecendo parcerias colaborativas.

Os provedores de soluções, geralmente, dizem aos seus clientes que suas aplicações são 100% compatíveis e funcionam perfeitamente com a atual infraestrutura de TI e, na sua maioria dos casos, isso é verdade.

O problema surge quando começamos a adicionar soluções de segurança de TI de diferentes fabricantes. Independentemente da especificidade de suas configurações. As lacunas de tecnologia estarão sempre presentes.

E as lacunas de tecnologia sempre aparecerão por uma razão simples: os desenvolvedores sempre manterão certas porções de seu código proprietário como parte de sua vantagem competitiva.

Portanto, a compatibilidade e a interoperabilidade verdadeira podem ser de apenas 90%. Estes são conhecidos como lacunas de tecnologia. É por meio dessas lacunas que os ataques normalmente ocorrem.

Uma base sólida de segurança de dados pode identificar essas lacunas e propor a ação apropriada a tomar, a fim de mitigar o risco de um ataque. Além disso, fornece às organizações a confiança para construir suas estratégias de negócio.

Como a segurança da informação agrega valor à empresa?

É um desafio colocar um valor monetário na proteção de recursos de informação. Em todas as organizações em que a necessidade de segurança da informação é reconhecida, há uma despesa para proteger a informação e os sistemas que as gerenciam contra riscos naturais, técnicos e causados ​​pelo homem.

Garantir sistemas seguros e ter uma boa gestão da informação, de forma segura, é uma prioridade para o governo e a indústria. Um banco de dados não tem valor se estiver corrompido. Além disso, existe o custo físico de substituir o recurso de dados e o custo da reputação.

Para tanto, as organizações terão que analisar seus ativos de informação e avaliar o nível de proteção necessário.

A segurança e os padrões profissionais aprimorados de segurança da informação são necessários e ajudarão a evitar que os projetos de negócios sejam concluídos com falhas de segurança e tecnologia desatualizada.

O gerenciamento de risco de TI e a segurança permitem a precaução desse risco para que uma organização possa utilizar novas tecnologias, sem estar exposta aos riscos indevidos.

Isso permite que uma organização seja “mais rápida, melhor e mais barata” sem cometer erros tão graves. Assim, os benefícios se tornam menores do que os riscos e perdas.

Segurança do Risco de TI  como vantagem competitiva

A gestão e a segurança do risco de TI devem fazer parte do próprio tecido de qualquer organização. Isso deve ser incorporado na organização para que seja uma iniciativa estratégica e parte do seu ambiente operacional.

Quase todas as organizações têm preocupações semelhantes sobre ganhar vantagem competitiva, como a forma como a empresa pode se posicionar como líder do setor, fornecer soluções inovadoras e promover uma imagem de confiabilidade, competência e entrega no prazo.

É fundamental manter um forte conhecimento das iniciativas de segurança atualmente em andamento em sua organização.

Quando esse conhecimento é combinado com seu direcionamento estratégico e feedback dos clientes, é fácil identificar lacunas na estrutura organizacional e nos riscos que a empresa está sujeita.

Quer saber mais sobre como melhorar a segurança da informação da sua empresa? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

 


Rodrigo Gazola

CEO & Founder

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.