Inegavelmente, a transformação digital e suas inovações constantes estão fazendo com que as empresas invistam cada vez mais em tecnologia. Desse modo, precisam contar com profissionais que deem conta do recado, aliando eficiência, praticidade e a segurança de dados, tão importantes nos dias atuais. Justamente por isso, a busca por serviços gerenciados de TI vem crescendo de forma considerável.

Quer saber mais sobre este trabalho e entender a sua importância? Então, siga lendo este texto e tire todas as suas dúvidas a seguir!

O que são serviços gerenciados de TI e qual a sua importância?

Primeiramente, trata-se de um conjunto de soluções que podem atender demandas especializadas, para identificar falhas e melhorar os processos que envolvem tecnologia em uma empresa.

Portanto, os serviços gerenciados de TI, realizados pelo profissional conhecido como MSP (Managed Service Provider), atuam de maneira preventiva, evitando erros que podem prejudicar a rotina de um negócio.
Para isso, são realizadas algumas ações essenciais como, por exemplo:

  • Monitoramento do ambiente de TI;
  • Automatização dos processos;
  • Identificação de falhas;
  • Mapeamento das tarefas;
  • Sugestão de mudanças, de acordo com as necessidades do local.

Mas, afinal, qual a importância deste trabalho?

De fato, antigamente, os serviços gerenciados de TI eram indicados para grandes corporações. No entanto, hoje até as pequenas empresas já entenderam que eles são a forma mais adequada de lidar com a tecnologia e com os recursos que ela proporciona.

Por isso, este tipo de demanda é indicado para qualquer empresa que enfrente dificuldades na gestão de infraestrutura de TI ou queira ter ainda mais segurança em seus dados e no uso da tecnologia na rotina de trabalho.

E, além disso, este é o modelo de negócio mais indicado para os prestadores de serviços de TI que ainda atuam de forma reativa, ou seja, apenas resolvendo os problemas dos clientes quando eles aparecem.

Serviços gerenciados X gerenciamento tradicional

Para que você entenda melhor como funcionam os serviços gerenciados, queremos mostrar suas diferenças com o gerenciamento tradicional.
Portanto, no modelo convencional, os prestadores de serviços são acionados quando o contratante achar necessário.

Por sua vez, nos serviços gerenciados, esta decisão não depende exclusivamente do contratante, já que o prestador de TI irá monitorar e gerenciar constantemente a infraestrutura do cliente. Atuando assim, de maneira proativa, sem esperar a abertura de chamados.

Além disso, nos serviços gerenciados são os prestadores que buscam as soluções ideais para melhorar a infraestrutura de TI. Sendo assim, o cliente pode focar seus esforços em outras áreas da empresa.

Os benefícios dos serviços gerenciados

Agora que você já entendeu o que são os serviços gerenciados de TI e qual a sua importância, vamos falar sobre as vantagens deste trabalho, tanto para o usuário final, quanto para os prestadores de TI. Veja as principais a seguir:

Acompanhamento completo do setor

Conforme citamos acima, os serviços gerenciados apostam forte no monitoramento de TI. Desse modo, através de relatórios confiáveis e detalhados, as informações mais relevantes podem ser extraídas para que o cliente acompanhe o trabalho realizado pelo MSP.

Assim, é possível analisar se os resultados estão de acordo com a expectativa e se existe algo que ainda pode melhorar.

Automação dos processos

Inegavelmente, com o auxílio de uma solução RMM, o MSP consegue automatizar suas tarefas e otimizar os processos de TI, gerando mais produtividade para a equipe e garantindo maior agilidade nos processos.

Dessa forma, o usuário final pode investir o tempo que antes empregava preocupando-se com a TI, em outros serviços.

Agilidade na solução de problemas

Sem dúvida, os serviços gerenciados permitem que os MSPs consigam atuar de forma mais ágil e estratégica na solução de falhas.

Aliás, com o modelo MSP, alguns erros são evitados, já que há o monitoramento e gerenciamento constante da infraestrutura de TI do cliente.

Aperfeiçoamento dos colaboradores

Com a adesão dos serviços gerenciados, a equipe do prestador de TI também é beneficiada. Pois, a automação de tarefas gera mais produtividade, possibilitando mais tempo para que o time acompanhe novas ferramentas, se especialize cada vez mais e realize outras ações.

Certamente, este fator é muito importante. Afinal, quanto mais seus colaboradores forem especializados, mais sua empresa ganha em eficiência e competitividade.

Redução de custos

Por fim, infelizmente sabemos que o mundo vive um momento atípico. Portanto, qualquer economia, mais do que nunca, é bem-vinda.

Aliás, você sabia que os serviços gerenciados de TI ajudam a manter a estrutura de tecnologia com menor custo?

Isso acontece pela experiência dos profissionais, que conseguem reduzir desperdícios, ganhar tempo e evitar prejuízos financeiros no departamento. Afinal, por trabalhar de forma proativa, o MSP consegue prever danos e evitar que eles aconteçam, impedindo gastos com novas soluções.

Mas, a redução de custos não se estende apenas ao usuário final. Aderindo ao modelo de serviços gerenciados e uma solução RMM, o MSP consegue aumentar sua carteira de clientes, gerenciando mais dispositivos sem aumentar a equipe de técnicos.

Se você gostou da nossa matéria e quer entender um pouco melhor como funciona o trabalho de um MSP, que tal ler o nosso manual sobre este tipo de prestador de serviços?

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Luís Montanari
Autor

Sou pai da Helenna e da Cecília, Comunicólogo, Marketeiro e Vendedor. Além de um profundo apaixonado por tecnologias e boas cervejas. Tenho mais de 10 anos de experiencia em vendas e gestão de pessoas, sendo os últimos 8 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, me especializei no mercado MSP e ajudei dezenas de empresas à redesenharem seus serviços e suas ofertas. Atuo como líder dos times de Marketing, Pré-vendas e Vendas da ADDEE, trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs!

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