Serviços Gerenciados

O que um suporte de TI precisa oferecer? Confira!

Você sabe quais são os principais serviços que devem ser oferecidos por uma empresa de suporte de TI para atender a todas as demandas de seus clientes? Os modelos de negócio têm

26/04/2018

Luís Montanari

Marketing Manager

Você sabe quais são os principais serviços que devem ser oferecidos por uma empresa de suporte de TI para atender a todas as demandas de seus clientes?

Os modelos de negócio têm se transformado com a evolução da tecnologia e cada vez mais empresas buscam no suporte de TI melhorias para seus processos.

Com isso, uma prestadora de serviços em tecnologia da informação deve estar sempre atenta às principais oportunidades. Desse modo, visando garantir a oferta de todos os serviços necessários para suprir as necessidades dos clientes.

Neste post, vamos listar o que um suporte de TI terceirizado necessita oferecer para garantir que todas as demandas de seus clientes sejam atendidas. Aproveite a leitura!

O suporte de TI hoje

O papel do suporte de TI é suprir, com serviços de tecnologia, todas as demandas da área existentes em seus clientes.

Podemos conceituar como serviço a atividade desenvolvida visando a produção, execução ou desenvolvimento de uma necessidade.

Com a evolução das tecnologias, muitas empresas estão investindo em grandes infraestruturas de TI e novas soluções. Sendo assim, aumentando a complexidade de seu setor tecnológico e buscando por um suporte externo.

Para que as empresas prestadoras de serviço possam aproveitar essa oportunidade de negócio e conquistar mais clientes é preciso ampliar seus serviços de acordo com as necessidades dos clientes.

MSP

O modelo de suporte de TI antigo, também conhecido como break fix, já não se enquadra mais no que os clientes buscam hoje.

Essa abordagem tradicional é reativa, ou seja, as atitudes só são tomadas após a ocorrência dos problemas.

Com isso, a empresa que contrata os serviços de suporte acaba por ficar com ativos indisponíveis. Isso pode prejudicar as suas atividades, causando prejuízo ao cliente e a rescisão do contrato de prestação de serviços.

Com as novas demandas acabou por surgir um novo modelo chamado MSP (Managed Service Provider), uma abordagem de serviços gerenciados, na qual o suporte mantém uma postura proativa e preventiva.

Nesse modelo, a prestadora busca corrigir falhas e melhorar processos antes mesmo que os problemas aconteçam. Isso é possível a partir do uso de modernas tecnologias e monitoramento constante dos ativos tecnológicos dos clientes.

 

Principais serviços

Quando falamos em tecnologia da informação, existe uma gama de atividades que podem ser realizadas, de acordo com a demanda do cliente e disponibilidade da prestadora de serviço.

No entanto, alguns são mais procurados do que os outros em um MSP. Vamos listar os principais.

Melhoria na gestão da informação

A busca de um cliente por um suporte de TI é geralmente impulsionada pela necessidade de melhoria das suas informações internas. Ou seja, ele espera que sua empresa possa facilitar suas operações.

Para isso, é preciso que você conte com profissionais especializados em analisar os dados e informações do cliente e apresentar novas tecnologias e soluções que possam melhorar sua eficiência.

Essa atividade é o que vai garantir uma maior produtividade ao cliente e demonstrará que a opção por contratar um suporte de TI foi a melhor possível. Por conta disso, é essencial que você e seus colaboradores estudem muito bem os processos da empresa.

Segurança de dados

segurança da informação está em alta nos últimos tempos. Isso porque os ataques registrados contra empresas orquestrados pelos cibercriminosos, também conhecidos por hackers, têm aumentado muito.

O fato de que o ambiente tecnológico utilize cada vez mais ferramentas e soluções contribui para o aumento do número de vulnerabilidades que podem ser exploradas por pessoas mal-intencionadas.

Com isso, a segurança como serviço está se tornando um padrão e já é oferecida pela maioria das empresas de suporte de TI. Um MSP deve garantir a proteção de toda a infraestrutura e informações sensíveis do cliente.

Suporte técnico 24/7

É domingo, são 18 horas e seu cliente liga, pois está com uma dificuldade. Porém, seus colaboradores não estão disponíveis para atendê-lo. Ponto negativo para a sua empresa e insatisfação para o contratante.

Na era da informação não há mais espaço para empresas que estão disponíveis apenas em horário comercial. O que os clientes esperam ao contratar um suporte de TI baseado em MSP é que ele possa atender às suas demandas em qualquer horário.

Sua empresa deve contar com uma ferramenta para service desk que poderá receber as solicitações enviadas pelo cliente a qualquer horário e realizar um monitoramento de todos os dispositivos 24×7.

Como o MSP trabalha com a manutenção preventiva, problemas que ocorrem em horários que seus colaboradores não estão disponíveis são praticamente nulos e o restante pode ser atendido por meio de automatização de tarefas de correção.

Redução de custos

A TI deixou de ser um fator de apoio dentro das organizações e se tornou uma área estratégica. No entanto, o número de ferramentas surgidas e necessárias para as empresas acabou por tornar a tecnologia da informação muita cara.

É necessário que o suporte de TI busque soluções que possam minimizar os custos de seus clientes. Demonstrando, assim, que apostar na contratação de uma empresa terceirizada foi a melhor opção.

Para isso, é preciso que sua equipe esteja sempre atenta às novas tecnologias apresentadas pelo mercado e alternativas mais em conta para as demandas dos seus clientes.

Portanto, lembre-se de que a redução de custos já não é somente baseada em corte de gastos. O aumento de produtividade dos clientes por meio da disponibilidade de serviços entregues pelo MSP ajuda a diminuir os custos operacionais e elevar o rendimento da organização.

Manutenção

A manutenção de ativos tecnológicos é um dos principais serviços prestados pelas empresas de suporte de TI e faz parte da maioria dos contratos. Ela é realizada tanto no modelo tradicional break fix como no MSP, mas existem diferenças básicas.

Na abordagem antiga, a manutenção é realizada conforme se mostre necessária por meio da parada dos serviços por conta de mau funcionamento, ou seja, de forma reativa. Já quando falamos em um prestador de serviços de TI que utiliza MSP, ela é feita de forma preventiva, evitando que os problemas possam sequer aparecer.

Como você pôde observar ao longo deste post, existe uma série de serviços que devem ser ofertados por uma empresa de suporte de TI para atender a todas as demandas de seus clientes. Para prospectar novos negócios é preciso que sua empresa se adeque e esteja pronta para ofertar todas as possibilidades listadas.

Quer saber como atrair mais empresas interessadas em seus serviços? Então leia agora o post que preparamos e entenda como divulgar seus serviços de TI com algumas dicas práticas!

 

Luís Montanari

Marketing Manager

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.