3 cuidados indispensáveis na venda de prestação de serviços de TI

Saiba quais medidas podem te ajudar a ter mais sucesso nas negociações

Vendas e marketing

Se você atua com o modelo de trabalho MSP, sabe que, a cada dia que passa as vendas de prestação de serviços de TI ficam mais competitivas. Afinal, é preciso priorizar atualização constante e tomar cuidados essenciais durante a negociação.

Pensando nisso, hoje queremos te mostrar 3 medidas indispensáveis que podem te ajudar a atrair e conquistar aquele cliente que você almeja.

Quer saber mais? Então, continue a leitura e aproveite as nossas dicas!

O mercado de prestação de serviços de TI

Sem dúvida, o mercado de prestação de serviços de TI vem crescendo de forma considerável e é reconhecido por atender diferentes demandas e segmentos. Aliás, este é um setor que realiza tarefas para muitas áreas, incluindo corporações, comércios e variados ramos industriais.

No entanto, os profissionais que desejam prosperar neste segmento, precisam ter em mente que é preciso migrar do modelo break-fix, que é aquele, que resolve apenas demandas emergenciais, para o MSP, uma forma proativa de atender clientes com mais eficiência e segurança.

Desse modo, é preciso entender a complexidade deste mercado e estar pronto para realizar diferentes tarefas, como: serviços de gestão de TI, suporte de aplicações, manutenções das plataformas e dispositivos, monitoramento constante, gerenciamento das instalações físicas, desenvolvimento de padrões, serviços educacionais de TI, entre outras ações.  

Além disso, por ser uma área tão abrangente, é preciso tomar alguns cuidados para aumentar as vendas de prestação de serviços de TI. Mas, com planejamento e com as dicas que vamos dar a seguir, você notará que é possível começar a vender mais a partir de agora!  

3 cuidados essenciais durante a negociação

Finalmente, chegou a hora de conferir algumas recomendações indispensáveis para que você consiga vender seus serviços aos clientes que deseja. Confira:

[GESTÃO, VENDAS E MARKETING] 3 cuidados que podem aumentar suas vendas de TI

Venda de prestação de serviços

Um dos erros mais comuns que vemos alguns MSPs cometendo é vender apenas uma solução e não seus serviços completos. 

Portanto, para começar, quando chegar até um cliente, apresente o seu pacote de prestação de serviços de TI, e não, uma ferramenta.

Desse modo, explique como você pode ajudar a empresa, mostre os diferenciais dos produtos que você possui e destaque quais vantagens sua experiência pode agregar ao negócio.

Assim, seu possível cliente consegue visualizar o valor do seu trabalho com mais facilidade.

Tenha atenção na hora de precificar

Outro cuidado fundamental na hora de vender prestação de serviços de TI, é a forma de precificar os serviços.

Portanto, analise a demanda para chegar ao valor exato do trabalho.

Uma boa alternativa é levar em conta três elementos básicos para entender quanto cobrar do seu cliente. São eles:

  • Custo direto: refere-se ao valor agregado da prestação do serviço de TI;;
  • Despesas comerciais: são os valores relacionados à tarefa, que incluem impostos e gastos com deslocamentos, por exemplo;
  • Margem de contribuição: é um valor definido para ajudar a arcar com despesas fixas, como: aluguel, energia, telefone, conta de água e salários, caso você tenha mais técnicos trabalhando em sua empresa.

De fato, ao analisar e somar estes fatores, você consegue ter uma ideia melhor de quanto cobrará pelos serviços.

Além disso, considere que o mercado precisa de profissionais cada vez mais proativos e que não somente “apaguem incêndios”, mas, que prestem todo o suporte necessário para seus clientes.

Portanto, na hora de escolher entre cobrar por hora ou por dispositivo, fique com a segunda opção. Pois, ela garante que você não apenas resolva problemas, mas também consiga evitá-los.

Aliás, em nosso blog publicamos um guia de precificação de TI, que fala um pouco mais sobre o assunto e pode te ajudar a aumentar a lucratividade e vencer as objeções dos clientes.

Acesse o material completo agora mesmo!

Valorizar a abordagem e o marketing para TI

Por fim, entre as medidas importantes durante a venda de prestação de serviços de TI, está o cuidado com a sua comunicação e divulgação.

Ou seja, antes de ir até um cliente, é importante que você conheça suas preferências, necessidades e possíveis dores dele.

Desse modo, considere que vendas e marketing devem ser áreas que precisam caminhar juntas.

Portanto, além de divulgar o seu trabalho na internet e usar as redes sociais a seu favor, estude seu potencial consumidor. Saiba quem ele é, o que faz, e como a TI afeta o negócio dele.

Por falar neste assunto, temos um vídeo que te ensina como criar uma persona e usar as estratégias certas para ter ainda mais sucesso em suas vendas de TI. Assista agora mesmo!

Ao seguir estes passos, você entende o jeito certo de realizar a abordagem comercial e consegue se preparar melhor para ter uma comunicação mais próxima e assertiva com ele.

Depois de realizar a análise, apresente-se como um profissional que evita os problemas que ele teme enfrentar.

Dessa forma, suas chances de fechar um bom negócio são bem maiores. Afinal, em um mercado competitivo, é comum que os clientes esperem parceiros que entendam suas necessidades e tornem todo o processo mais simples e eficaz.

5 passos para vender melhor seus serviços de TI

Agora que revelamos alguns cuidados essenciais para vender seus serviços de TI, chegou a hora de falar sobre medidas essenciais para conseguir fechar mais acordos.

Quer saber como isso é possível? Então, continue a leitura e confira abaixo:

1 – Busque leads qualificados

Para começar a entender como aumentar suas vendas de TI, vamos falar sobre a importância de investir esforços em quem realmente se interessa pelos seus serviços e produtos.

Então, antes de sair tentando vender para todo mundo, certifique-se de que essa empresa realmente poderia ser beneficiada pelo seu trabalho.

Afinal, cada cliente exige uma demanda específica da sua empresa, incluindo tempo e recursos durante a jornada dele como seu parceiro.

Portanto, caso todo esse investimento seja feito em um possível cliente que não esteja tão disposto a fechar um acordo com você, sua empresa pode sair no prejuízo, já que não terá um retorno.

Por isso, é importante dedicar esforços aos negócios que realmente demonstram interesse e podem aproveitar as vantagens dos serviços oferecidos pela sua empresa.

2 – Aprimore sua comunicação

Como falamos acima, o marketing de TI é fundamental para suas vendas. Mas, além de saber com qual público falar, você deve produzir conteúdos que nutram os seus visitantes.

Sendo assim, é fundamental criar canais que permitam que seus clientes cheguem até você e conheçam os seus serviços.

Desse modo, você consegue aumentar as chances de uma empresa que lhe atraia, se interessar pelo seu trabalho.

Ou seja, com as redes sociais e as inúmeras possibilidades de anunciar na internet, é possível atuar com uma segmentação, que te ajuda a alcançar exatamente o cliente que deseja.

Mas, lembre-se: além de criar esses canais, faça sua atualização constantemente. Assim, manterá seus visitantes sempre bem informados, aumentando a sua chance de se tornar uma referência na sua área.

Para isso, o indicado é apostar nos posts em redes sociais como LinkedIn, Instagram e Facebook, além de produzir artigos para blogs, textos para sites, anúncios segmentados e, até mesmo, vídeos, lives e podcasts.

3 – Comunique-se de forma simples e acessível

Outra atitude importante para aumentar as vendas da prestação de serviços de TI é manter uma comunicação simples com seus clientes.

Isso significa que o ideal é simplificar o entendimento de seus serviços, para que quando as empresas entrarem em contato com você, já tenham uma ideia do que a sua equipe oferece.

Por isso, use termos mais simples e especifique os serviços realizados pelo seu negócio. Afinal, quanto melhor o cliente entender o valor do seu trabalho, maior a chance de fechar um acordo com a sua empresa.

Uma boa ideia é apresentar seus serviços por pacotes. Assim, os clientes poderão ver com facilidade quais vantagens cada tipo de trabalho oferece.

4 – Ofereça valor

Outro ponto fundamental que, sem dúvida, pode te fazer vender melhor é o fato de não oferecer apenas produtos ou serviços, mas, sim, propostas de valor.

Ou seja, descubra o diferencial da sua empresa e encontre o jeito certo de mostrá-lo aos seus clientes.

Foque nas dores dos seus leads e mostre como você pode resolver estes problemas, agregando valores que vão além das funcionalidades do serviço contratado, como: redução de custos, otimização do dia a dia e aumento de produtividade, por exemplo.

5 – Fidelize seus clientes

Por fim, não podemos terminar o texto sem falar que, para vender bem, é fundamental que você cuide dos clientes que já fecharam um acordo com você.

Afinal, de nada adianta trazer novos parceiros e perder os antigos.

Além disso, como você sabe, clientes satisfeitos podem trazer indicações, sendo verdadeiros divulgadores do seu trabalho.

Então, atraia o público certo, mas não se esqueça de manter os clientes que já estão com você. Pois, além de indicarem novos parceiros, eles podem, também, aumentar seus contratos.

Para isso, a dica é melhorar a experiência dos seus clientes com a sua empresa, através de serviços bem realizados, atendimento diferenciado e o suporte necessário para esclarecer dúvidas e solucionar problemas que podem aparecer em seu dia a dia.

Como você viu, algumas ações podem te ajudar a vender mais e melhorar a oferta de sua prestação de serviços de TI.

Afinal, com as atitudes certas, você consegue se aproximar do público que deseja, atraí-lo e até transformá-lo em um cliente fiel da sua empresa.

Por isso, esperamos que, com essas dicas, você consiga conquistar novos acordos e possa expandir a sua empresa de forma exponencial!

Gostou do nosso texto sobre vendas de TI?

Então, compartilhe com outras pessoas que possam se interessar pelo assunto!

Aliás, temos um artigo que fala sobre alguns passos indispensáveis para atrair de vez os clientes dos seus sonhos.

Nele, apresentamos o funil comercial e mostramos como ele pode te ajudar a lucrar mais.  

Veja aqui 4 dicas para conquistar novos acordos!

Além disso, continue de olho em nosso blog. Pois, em breve teremos novos conteúdos como este!

Autor: Luís Montanari

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

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