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27/08/2018

How to - Backup - Restaurar arquivos e pastas

Artigo contendo os passos necessários para recuperar arquivos e pastas.

Como restaurar arquivos e pastas

 

1. Acesse o Backup Manager do device que irá efetuar a restauração.


Esse acesso pode ser efetuado de duas formas, dependendo da solução utilizada:


1.1 - Solução Backup Manager:

 

a) https://backup.management e insira seus dados de login

b) Na próxima tela, selecione o device e clique na seta para baixo, localizada entre o ícone de engrenagem e o link com o nome do device

c) Por fim, clique em “Launch Backup Client” e uma nova página deverá ser aberta com o backup do device selecionado.

 

*Caso você tenha o erro “WebCRG” ou “Connection error: Client is not connected” for exibido:

I. Acesse o device, utilizando o localhost no browser

II. Basta abrir um navegador e digitar o seguinte endereço: http://localhost:5000 (porta 5000 se uma instalação padrão tiver sido efetuada).



III.Vá no menu “Preferences” e confira se opção “Accept Remote Connections” está ativa e posteriormente, verifique se o serviço “Backup Service Controller” está ativo nos Serviços do Windows (services.msc).

 

*A recuperação também pode ser feita a partir do localhost.

  

1.2 - Solução Max Online Backup:

 

a) Vá no seu Painel RMM.

b) Clique com o botão direito no device desejado > Backup e Recuperação > Abri o gerenciador de backup.



 

Os próximos passos servem param ambas as soluções:

 

2. Com o backup aberto, vamos prosseguir com as etapas para restauração de um arquivo ou pasta em específico. Para isso, vamos clicar na guia “Restaurar”.

 

 

 

3. Ao carregar as informações, precisamos garantir que no menu esquerdo a opção “Arquivos e Pastas” esteja selecionada.

 

a) Vale a pena ressaltar um recurso poderosíssimo e muito útil para esta funcionalidade. Na caixa de texto com o conteúdo “Pesquisar” é possível procurar por arquivos ou pastas em específico e também, avaliar todas as sessões de backup que foram efetuadas com aquele conteúdo, vejam o exemplo:

 

 

b) Vamos inserir a busca pelo documento: “2018.01 - Guia Explicativo - Ticket (Suporte).pdf” e pressionar enter ou clicar no botão para pesquisar:

 

c) O resultado da busca nos retorna a localização do arquivo quando foi feito o backup, informa também a data e tamanho deste arquivo. Além de possibilitar a seleção direta desse arquivo para restauração.

 

4. Neste tutorial, vamos efetuar a restauração de um arquivo utilizando a seleção de arquivos através do calendário. Para isso, ao carregar a tela de Restauração, deve-se escolher a data do backup que iremos efetuar a restauração.

 

a) Observação: ao selecionar a data desejada, podemos ter duas ou mais linhas exibidas na caixa da direita onde irá representar cada uma das execuções de backup efetuadas no dia, para o caso de dois ou mais processos de execução de backup para cada dia.

b)Por padrão, a aplicação permitirá a restauração de sessões em um período de 28 dias. Essa mudança pode ser efetuada de acordo com seu período de retenção configurado no produto aplicado a este device (Para alterar, basta acessar Product Management – localizado no menu esquerdo do painel de backup)

 

5. Após selecionar a data, vamos encontrar o arquivo/pasta que desejamos efetuar a restauração. Para isto, basta navegar nos diretórios exibidos logo abaixo

 

 

6. Após seleção do arquivo que vamos restaurar, precisamos tomar uma decisão:

 

a) Por padrão a aplicação mantém a seleção de restauração para o local originário (ATENÇÃO: este procedimento se efetuado, deverá sobrescrever o arquivo atual e não existe a possibilidade de reverter essa ação – exceto com backups mais recentes);

b)Ou podemos efetuar a restauração em um novo local;

 

7. Vamos selecionar para efetuar a restauração em um novo local.

 

8. Ao selecionar a opção de novo local, o botão “Procurar...” ficará habilitado para selecionarmos o destino da restauração.

Observação para esta etapa: o botão “Procurar...” não será habilitado caso exista um processo de backup sendo efetuado no momento. Para efetuar a restauração, nenhum job de backup pode estar em andamento.

 

9. Após selecionar a pasta desejada, basta clicar em “Selecionar”

Observação: no local escolhido, após processo de restauração, o sistema se encarregará de seguir e manter toda a estrutura e permissões dos arquivos que originalmente fizeram parte do backup

 

10. Com esses passos efetuados, temos nossa configuração de restauração pronta e basta iniciar o processo clicando em “Restaurar”

O checkbox localizado ao lado do botão menciona sobre ignorar arquivos que não foram alterados para caso a restauração encontre arquivos idênticos, ele não irá sobrescreve-los e, com isso, ganhará tempo de processamento

 

11. Ao clicar em Restaurar, uma barra de progresso será adicionada no cabeçalho da tela atual e através dela poderá ser efetuado o acompanhamento do processo de restauração.

 

12. Quando concluído, o sistema será responsável por emitir um som e sinalizar de que o processo foi concluído.

 

13. Após isso, basta confirmar a existência do arquivo no local destinado a restauração para garantia da execução do procedimento.

 

 

Se mesmo com essas informações alguma dúvida permanecer ou falha ocorrer, contate-nos através do e-mail suporte@addee.com.br para que possamos auxiliar.

 

Ficamos felizes por você utilizar este manual :)