contato

0800 761 2812
contato@addee.com.br

24/09/2018

Erro - Backup - VSS error 0x800423f4

Artigo contendo os passos necessário para corrigir as possíveis ocorrências do erro VSS 0x800423f4 ao tentar realizar um backup de Estado de Sistema, MS SQL ou Hyper-V.

Como solucionar o erro VSS 0x800423f4

O erro pode ocorrer durante o ciclo de backup de um estado de sistema, MS SQL ou Hyper-V. E possuí mais de uma possível solução para cada uma das ocorrências, sendo assim é preciso conferir cada uma delas para cercar e corrigir o problema.

 

Estado de Sistema - Solução 1

1. Verifique se o disco C:\ tem espaço de armazenamento de sombra suficiente através da linha de comando abaixo:

      • lista de vssadmin shadowstorage /for = C:

2. Verifique os eventos e logs do Windows:

      • Veja se há algum ID de Evento-8193 declarando que há problemas ao criar cópias de sombra para a partição de reserva do sistema. Aplique a correção: crie o shadowstorage para tal partição (você pode redirecionar os instantâneos a serem criados em qualquer outro disco).
      • Procure por qualquer Event ID-8193 informando permissões de acesso insuficientes para NetworkService em HKLM\System\CurrentControlSet\Services\VSS\Diag\NT Authority\Network Service;

1. Abra o regedit e navegue até o caminho acima.

2. Clique com o botão direito em Diag> Permissões.

3. Clique em Add> enter Network Service> clique em Check Name.

4. Clique em Permitir para controle total> OK.

 

Estado de Sistema - Solução 2

 

1. Verifique a chave de registro dos provedores VSS:

      • Abra o Visualizador de Eventos.

1. Iniciar> digite Visualizador de Eventos> Entrar ou como alternativa, clique em Iniciar> Painel de Controle> Ferramentas Administrativas> Visualizador de Eventos.

2. Encontre o erro do VSS no momento em que um backup falhou com a ID do evento de verificação de evento 8193 para existente.

3. Ele deve conter o nome do registro SID expirado que não pode ser processado.

2. Abra o regedit.

      • Iniciar> digite regedit> Enter ou alternativamente, tecla Windows + R> digite regedit> Enter.

1. Lista de verificação dos perfis de usuário localizados em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\ProfileList para a extensão .bak.

2. Nota: Faça um backup de todas as entradas do registro antes de adicionar, excluir ou alterá-las para poder reverter em caso de corrupção ou erro do sistema.

3. Exportar e excluir esses perfis.

4. Executar backup do estado do sistema.

 

MS SQL - Solução 1

Antes de executar as etapas de solução de problemas abaixo, se o Windows Server 2012, então eu aconselho a confirmação de que esse hotfix foi aplicado primeiro.

O caso está descrito na Base de Dados de Conhecimento da Microsoft: https://support.microsoft.com/pt-br/kb/2987610

O hotfix disponível no link: https://support.microsoft.com/en-us/kb/2983175

Nota: Não é necessário reiniciar para aplicar o hotfix.

1. Seu banco de dados tem acesso SINGLE_USER e já foi aberto. Certifique-se de que ninguém use o banco de dados durante o backup ou altere o modo de acesso.

      • Alterando o modo de acesso para acesso MULTI_USER ou agendando o backup em momentos diferentes quando se sabe que ninguém está conectado ao banco de dados quando estamos tentando fazer o backup do Banco de Dados SQL.

2. Falta de threads de trabalho.

1. Tente aumentar a opção de configuração Max Worker Threads do MS SQL Server.

3. O nome de um banco de dados possui espaços iniciais / finais ou caracteres não imprimíveis.

1.Corrija o nome do banco de dados removendo os caracteres não suportados.Abra o MS SQL Management Studio e clique com o botão direito do mouse em qualquer banco de dados.

2. Selecione Executar item de consulta.

3. Execute a seguinte consulta: select '#' + name + '#' from sys.databases

4. Se você notar algum espaço nos nomes dos bancos de dados, #test #, remova o espaço do nome do banco de dados.

4. O Serviço de Cópia de Sombra de Volume (VSS) da Microsoft e o Serviço de Gravação VSS do SQL Server não estão em execução ou instáveis. Verifique os registros do sistema e resolva o problema.

 

MS SQL - Solução 2

1. Abra o Gerenciamento do Computador.

      • Windows 10: Botão direito no menu Iniciar > Gerenciamento do Computador.
      • Outros: Biblioteca > botão direito em Este Computador ou Meu computador >  Gerenciar.

2. Em Serviços e aplicativos > SQL Server Configuration Manager

3. Procure por SQL Server(ACT7)..

4. Altere o serviço de logon de Local System para Local Service.

 

Hyper-V - Solução Única

1. Abra o Gerenciado do Hyper-V.

2. Selecione a VM que está dando erro.

3. Botão direito > Configurações > aba Gerenciamento > Serviços de integração.

4. Desabilite a opção Backup (volume snapshot) Service.

5. Clique OK.

      • Se o problema persistir, adicione as seguintes linhas no arquivo config.ini localizado em C:\Program Files\Backup Manager:
[HyperV]
UseSnapshotLimitsOnBackup=0 
      • Dessa forma, a máquina ficará no estado 'salvo' por um curto período de tempo.
      • Para usar o backup com essa opção habilitada será preciso conferir os logs do Hyper-V em busca de erros da VM em questão e corrigir cada um dos erros isoladamente.

 

Se mesmo com esses passos o problema persistir, por favor, encaminhe um e-mail para suporte@addee.com.br para que possamos auxiliá-lo