SolarWinds RMM™ – Configurar verificações SNMP

Artigo contendo os passos necessários para configurar verificações SNMP no SolarWinds RMM™.

How to – SolarWinds RMM™ – Configurar verificações SNMP

Caso queira realizar verificações SNMP em um Servidor deve-se usar a opção 24 x 7 por questões de compatibilidade.

  • No caso de uma Estação de Trabalho, tanto a opção 24 x 7 quanto a DSC são compatíveis.
  • Apesar de disponibilizarmos a opção de Verificação SNMP, o funcionamento depende do fabricante fornecer ou não compatibilidade e os OIDs para determinado equipamento e o dado a ser coletado.
  • Antes de tudo, confira se a opção de Protocolo SNMP está habilitada no Recursos do Windows.
  1. No painel sul do RMM vá em “Adicionar verificação” e escolha entre 24×7 ou DSC com base nas suas necessidades e “Verificação SNMP”
  2. No campo “Provedor” escolha a marca do equipamento a ser monitorado.
  3. Em “Verificação” escolha qual informação você deseja monitorar.
  4. Uma vez que preenchidos estes campos. As demais informações serão puxadas automaticamente.
  5. Escolha o “Operador” e o “Valor” a ser testado ou deixe padrão. Exemplo: maior ou igual (>=) e 4 (noncritical), quando o recurso estiver em estado superior ou igual a 4 a verificação irá disparar um alerta.
  • Exemplo de configuração para monitorar temperatura de um processador Intel.

Realizados os passos anteriores, precisamos configurar algumas opções de SNMP no Agente. Para isso:

• Em Agentes anteriores a versão 10:

1. Vá no caminho C:\Program Files (x86)\AdvancedMonitoringAgent e adicione as seguintes linhas no arquivo settings.ini [SNMP]MAXOIDSPERREQUEST=1TIMEOUT=10 

• Em Agentes posteriores a versão 10:

1.Vá no caminho C:\Program Files (x86)\AdvancedMonitoringAgent\FmPlugin e adicione as seguintes linhas no arquivo settings.ini [SNMP]MAXBATCHSIZE=1TIMEOUTINSECONDS=10  

Uma vez configurado, sincronize a máquina ou servidor com o painel e a verificação deve funcionar normalmente caso seja compatível.

Se mesmo com esses passos alguma dúvida permanecer, contate nos através do e-mail suporte@addee.com.br para que possamos auxiliar. Caso a verificação falhe vale conferir no site do fabricante se o equipamento é compatível.