Aprenda a vender serviços de TI – Técnicas de Abordagem

vender serviços de TI

Sabemos que já faz muito tempo que o mercado de TI está em alta e a previsão é de continuar assim pelos próximos anos. No entanto, os profissionais dessa área estão tendo que lidar com desafios ainda maiores. Sendo assim, precisamos te perguntar: como andam as vendas dos seus serviços de TI?

Envolvendo desde a comunicação até o entendimento e a valorização dos seus serviços, maximizar as suas vendas vai muito além do que apenas fechar novos contratos. Isso, tem tudo a ver com a técnica de abordagem que você tem usado.

De fato, se destacar no mercado como Prestador de Serviços Gerenciados, não é uma tarefa simples. Portanto, conhecer boas práticas na hora de conquistar seus clientes, é muito importante.

Pensando em te ajudar, neste artigo de blog separamos algumas dicas de abordagem que podem ser muito úteis para você. Então, se quer saber mais e ter todas as informações que precisa, continue a sua leitura dessa matéria!

Dicas de Abordagem

Qual o cenário do cliente?

É preciso incluir em suas propostas, quais os problemas que o cliente tem hoje. Faça uma análise/consultoria inicial com ele antes de enviar uma proposta completa.

Foco na segurança.

Como ele faz backup hoje? Como está o antivírus dele? E monitoramento? É preciso entender as deficiências dele, para depois oferecer as soluções de forma mais assertivas. Dessa forma ele será fisgado pela necessidade de compreender o ‘porque’ ele precisa dos seus serviços de TI.

Mas e aí, o que é mesmo que você faz?

Mais do que listar os seus serviços com termos ‘técnicos’, é importante ‘traduzir’ isso para o cliente. A falta de compreensão quanto aos seus diferenciais, será critico nessa fase. Aproveite e demonstre na prática os seus serviços, através de ‘degustações’, além de exemplos de relatórios.

Conheça Melhor o Cliente

Este questionário deverá ser utilizado caso o cliente queira avançar na análise de TI pós e-mail inicial. Sendo assim use as respostas para elaborar um relatório e desenvolver soluções e identificar oportunidades.

Descreva rapidamente qual o “papel” e qual a utilização de ti na empresa e qual o número de equipamentos de ti na empresa?

A empresa utiliza algum sistema ERP? Qual fabricante, em quantas estações?

Quais os softwares utilizados pela empresa? A empresa possui “registro” dos softwares instalados? Quais?

Qual o tipo de acesso à internet, existe contingência?

Qual a velocidade da rede da empresa? A infraestrutura de cabeamento é certificada? Qual o modelo/marca dos switch?

Qual a “idade média” dos computadores/servidor?

A empresa utiliza alguma tecnologia de virtualização? (servidores ou estações)

Qual a solução de antivírus da empresa?

Existe algum ponto de acesso wireless?

Existem políticas de uso de ti (acesso à internet, uso equipamentos, sigilo de informações) documentadas?

Existe um plano anual para melhorias e investimentos em ti?

A empresa tem domínio registrado, os dados de registros estão no nome da empresa?

Como é a utilização de e-mail na empresa? Existe backup dos e-mails?

Os equipamentos possuem nobreak? Estações e servidor?

Qual a visão/conhecimento da empresa sobre computação cloud computing ou nuvem?

Serviços Oferecidos

É importante detalhar seus serviços de forma com que o cliente possa compreender, isso é fundamental para que o empresário identifique os diferenciais de sua empresa. Faça isso, de forma a criar um relatório baseado nas carências atuais que o cliente tenha em TI.

O intuito do relatório é extremamente comercial. Nele você deve se atentar aos problemas e características relatados pelo cliente para sugerir soluções baseadas em seus serviços de TI. Como resultado ele precisa ter a impressão que você tem um serviço que vá resolver tudo o que ele relatou como algo improdutivo de sua rede.

Além disso, dependendo das respostas você já tem uma oportunidade comercial para ofertar backup, antivírus e proteção de e-mail.

Primeiramente deve-se reunir todas as informações referente ao domínio do cliente. Faça uma busca pelo registro.br, consulte seu CNPJ e apresente todas as informações referente a isso. Certamente esse serviço não será cobrado, mas nunca algum outro prestador se preocupou com esse tipo de informação, o que mostrará ao cliente seu diferencial.

Antivírus

Independente do antivírus relatado, mostre ao cliente sua importância. Muito mais do que licenças ele precisa de alguém que faça a gestão disso tudo. Acima de tudo relate que é improdutivo ele ter que ficar checando todos os antivírus da empresa, e que caso ele não faça isso terá um problema de segurança. Fale do seu serviço e que ele nunca mais terá que se preocupar.

Backup

Mais do que armazenamento, backup também é um serviço. Antes de mais nada explique sobre as recomendações para que um armazenamento seja classificado como backup, de exemplos do criptolocker, enfim, enalteça seus serviços.

E-mail

Uma possível porta de entrada provavelmente desprotegida que seu cliente desconhece. Com toda certeza você deve falar dos casos de e-mails com phishing, spam que reduzem produtividade e oferte a solução de proteção de e-mails com arquivamento das mensagens caso ele tenha interesse. O e-mail precisa ser estável, multi-plataformas e colaborativo entre os funcionários da empresa.

Como Resultado

Diga que o problema que ele relatou é sua especialidade e vá atrás de uma solução para isso. Eventualmente ela pode estar dentro da sua própria plataforma. O cliente precisa enxergar que você veio com as soluções que ele precisava.

Não se esqueça de apresentar ao seu cliente modelos de relatório que agregam muito valor ao seus serviços de TI. Antes de mais nada não deixe de fazer um inventário, para conhecer o real cenário da empresa.

Para ir além, você pode inclusive oferecer uma degustação do seu serviço. Utilize a possibilidade de TBYB (Try Before Buy – Testar antes de usar) e ofereça monitoramento gratuito por 1 semana desse cliente. Além disso gere um relatório de monitoramento, de patches faltantes, etc…

Mostre para ele o quanto ele precisa de você! Essa é uma dica legal e descontraída, é como dar um ‘vale-assistência’ e oferecer a ele a oportunidade de ter o seu serviço grátis.

Enfim, reforce a importância da segurança da rede de TI, sugira uma reunião e posteriormente um relatório mais aprofundado com questões mais complexas, onde você começará a entender o parque de TI de seu cliente em sua totalidade.

Se você gostou deste artigo e se interessou pelo tema, então não deixe de entrar em contato conosco agora mesmo para descobrir outros benefícios de um RMM para os seus serviços como MSP!

Autor: Luís Montanari

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile