Veja como proteger seu servidor de ataques cibernéticos

Confira dicas para evitar riscos e trabalhar de forma mais segura

Dicas para proteger seu servidor de ataques cibernéticos

Quando se trata de proteção de um ambiente físico, algumas empresas se preocupam em tomar diversas medidas importantes, como a contratação de empresa de bombeiro civil e a instalação de alarmes com alto nível de segurança, por exemplo. Mas e o servidor? Como protegê-lo de ataques cibernéticos?

Tomar os cuidados para proteger a parte de tecnologia da sua empresa é muito importante. Afinal, os riscos podem causar graves problemas, como o roubo de dados confidenciais, como os financeiros, por exemplo.

Infelizmente, os ataques podem acontecer em seu servidor, mas existem algumas ações que podem diminuir o perigo.

Quer saber quais são elas?

Então, continue a leitura para conferir!  

Os principais ataques cibernéticos da atualidade

Antes de revelar as ações para diminuir os perigos, vamos falar sobre os maiores ataques cibernéticos dos dias atuais. Veja os principais a seguir!

Malware

Para começar, o malware é um tipo de software malicioso do computador. Desenvolvido para diminuir o desempenho da máquina, ele ainda executa tarefas não solicitadas pelo usuário.

Desse modo, o risco pode atingir um dispositivo de várias formas, seja por meio de e-mails falsos, documentos maliciosos ou até mesmo programas ilegais.

Assim, quando instaurado, ele fica oculto e se mantém ativo sem que as opções de segurança consigam identificar o risco.

Phishing

O phishing, também, está entre os ataques mais comuns. Neste caso, o hacker finge ser uma outra pessoa ou uma empresa para enganar a vítima e levá-la até uma página falsa.

Aliás, o ataque pode ocorrer através de links de e-mails falsos, conversas de mensagens instantâneas e diversas outras formas.

Mas, a grande razão do crime virtual é roubar dados confidenciais, como conta e senhas de banco, por exemplo.

Ransomware

Sem dúvida, o ransomware, é um dos ataques que mais vem crescendo nos últimos anos.

Na verdade, trata-se de um tipo de código malicioso que deixa os dados armazenados inacessíveis. Desse modo, o criminoso exige pagamento de resgaste para devolver o acesso ao usuário, normalmente feito via bitcoins.

Sugestões para proteger um servidor de ataques cibernéticos

Se você buscar sobre ataques em servidor, encontrará casos que ocorreram em grandes empresas, como: Facebook, Adobe e Uber. 

Inclusive, os ataques aumentaram durante a pandemia de coronavírus, atingindo companhias elétricas. 

E, para que você possa reduzir a chance de hackers terem acesso ao seu servidor, aqui estão algumas dicas que separamos. 

1. Instale menos software

De fato, a segurança cibernética é bastante difícil e você deve torná-la mais fácil ao instalar menos softwares. Menos programas, serviços e plugins significam menos coisas com que se preocupar.

Aliás, isso é chamado de redução do vetor de ataque e deve ser feito da seguinte forma:

  • Inicie com um sistema básico mínimo: não comece com um sistema completo e “pesado”. Então, prefira o mínimo possível e acompanhe as coisas que devem ser adicionadas.
  • Instale o que você realmente precisa: faça a instalação de ferramentas, plugins, complementos e programas que você realmente precisa. Menos é mais!
  • Verifique as dependências das coisas que você instala: se você instalar qualquer coisa, verifique as dependências; um software pode requerer outro tipo de sistema – que você não necessariamente deseja. 

2. Feche todas as portas de rede e filtre aquelas que você não pode bloquear

Os firewalls são usados para filtrar o tráfego da rede e estão disponíveis como software de sistema padrão na maioria das ferramentas . Limite as aberturas que os hackers têm em seu servidor. 

A configuração do firewall deve: 

  • Adotar uma política padrão de bloqueio: a maioria dos sistemas permite tudo por padrão. Vire isso e bloqueie tudo, exceto o tipo de tráfego que você espera e precisa.
  • Verificar a entrada e saída: filtre o tráfego de rede de entrada e saída. Isso torna muito mais difícil para um hacker entrar (e sair – no caso de um ataque bem-sucedido).
  • Filtrar portas abertas: proteja as portas de rede abertas filtrando o tráfego com base na origem (endereço IP) e/ou estado, permitindo que venha apenas de onde é esperado. 

3. Use autenticação de certificado ou chave no lugar de senhas

Se os logins com base em senha forem permitidos, os hackers podem tentar acessar o servidor repetidamente. Com o avanço da computação, é fácil automatizar a suposição, tentando combinação após combinação até que a senha certa seja encontrada. 

A autenticação segura deve ser feita da seguinte forma:

  • Use autenticação de chave SSH: uma chave SSH é muito mais longa do que uma senha normal e contém caracteres diferentes do que letras e números legíveis comuns. Nesse sentido, isso resulta em mais combinações possíveis, tornando mais difícil para um invasor encontrar a chave certa. 
  • Limite a taxa de autenticação: artificialmente torna a verificação de senha ou chave mais lenta e reduz a velocidade de adivinhação automática.
  • Bloqueie adivinhação automática: exclua endereços IP se eles não forem capaz de fazer o login. 

4. Verifique e atualize regularmente

A maioria dos ataques cibernéticos acontecem de forma automatizada atualmente. Pois, os bots varrem todos os servidores e sites em busca de uma chance de invasão. Ou seja, não é uma questão de se eles vão encontrar uma falha na segurança do seu servidor, mas quando. 

Então, cuide do seu servidor fazendo: 

  • Verificação de seus logs: possíveis danos geralmente se tornam visíveis antes que qualquer coisa realmente ruim aconteça. Verifique os logs do servidor em busca de erros e anomalias; muitas vezes são os primeiros sinais de problemas.
  • Análise de atualizações: usando o software em seu servidor ou verificando o site do fornecedor.
  • Atualização frequente: não espere até que seja tarde demais. Faça as atualizações o mais rápido possível.

Conclusão sobre como proteger seu servidor de ataques cibernéticos

Sem dúvida, se você implementar as dicas que citamos acima, poderá proteger seu servidor de ataques cibernéticos. E proteger seu servidor significa maior segurança para seu negócio e os dados de seus clientes. 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. Caso tenha dúvidas sobre como implementá-las, fale com especialistas para que o risco de ataques cibernéticos sejam minimizados!

Aliás, temos uma opção ideal para proteger você e seus clientes do perigo.

O N-able EDR é a ferramenta que oferece proteção de dados e detecção avançada, resposta rápida aos riscos e muitas outras vantagens que você pode conferir aqui!

Então, solicite um teste agora mesmo e veja os benefícios no seu dia a dia!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile