Automação de TI: saiba o que é possível promover em sua empresa

automação de ti

Em pleno ano de 2021, com as empresas mergulhando na transformação digital, não faz mais sentido os fornecedores de suporte trabalharem de forma reativa, sem monitoramento e automação de TI. É só fazer a conta de quanto tempo se perde com tarefas operacionais rotineiras e burocráticas. Será que esse tempo não poderia ser investido em outras estratégias? Além disso, a empresa ganharia em escalabilidade e reduziria a margem de erro.

A tecnologia oferece opções que permitem aos fornecedores de suporte de TI poupem tempo e dinheiro. Para ser mais específico, a automação contribui para o aumento de produtividade, o que significa que a empresa poderá produzir mais, com a mesma estrutura e equipe. Então, o reflexo disso tudo é o aumento da lucratividade.

Para que isso seja possível, a empresa deve investir em uma ferramenta de automação e monitoramento que centralize as atividades e facilite a gestão.

Quer descobrir qual é essa solução e qual a importância da automação de processos em TI para uma empresa? Continue lendo o texto e saiba mais!

Qual é a importância da automação de processos em TI para uma empresa?

O objetivo da automação de processos é garantir maior produtividade para as empresas, independentemente do segmento ou porte. Para irmos além dos processos de TI, vamos pensar em atendimento.

Se quisermos ampliar a nossa cartela de clientes, temos de ganhar em agilidade. Isso significa antecipar o necessário, para que tudo ocorra de forma mais fluida. Assim, podemos definir que a automação não serve apenas para deixar de fazer algo, mas, também, para melhorar a qualidade de um processo em tempo real.

Entenda quais são os processos básicos que podemos automatizar

Podemos automatizar dois tipos de ações básicas: o que quero deixar de fazer, para ganhar mais tempo e produtividade, e aquilo que vou automatizar para otimizar os meus processos, reduzindo a margem de erros e entregando mais qualidade.

Veja a seguir os principais benefícios da automação de processos:

Otimização

Para começar, com algumas tarefas manuais automatizadas, você tem resultados muito mais rápidos em ações que levariam um tempo maior para serem feitas.

Com isso, os profissionais da sua equipe focam seus esforços em outras ações dentro da empresa, em trabalhos que gerem ainda mais valor para o seu negócio.

Escalabilidade

Com o serviço, a empresa consegue fazer mais com a mesma equipe. Assim, pode expandir suas operações.

Segurança

Do mesmo modo, o serviço melhora a segurança cibernética da empresa. Pois, realiza atualizações, backup e instalação de antivírus.

Assim, reduz as chances do esquecimento da realização de tarefas de proteção.

Melhoria na imagem do negócio

Além das vantagens já citadas, a automação de processos de TI, garante que a empresa entregue mais qualidade e mostre que está realmente antenada nas novidades do mercado.

Afinal, com os processos automatizados, você usa o tempo que seria gasto com ações manuais, para adquirir conhecimento e se especializar em áreas importantes para o seu crescimento.

Dessa forma, a imagem da sua empresa tem uma melhoria e ela se torna mais competitiva, podendo ser, até mesmo, uma referência no setor. 

Diminuição de erros

De fato, algumas tarefas manuais são repetitivas e podem causar falhas.
No entanto, com a automação de TI, você consegue evitar que alguns erros ocorram e comprometam os serviços da sua empresa.

Economia

Por fim, entre as vantagens de automatizar alguns processos de TI, está a economia. Pois, você pode atuar com uma equipe reduzida, dispensando gastos extras com a contratação de mais profissionais para ter os resultados que a automação entrega.

Então, com este benefício, é possível aplicar os recursos em investimentos estratégicos para o seu negócio.

Automatizando tarefas repetitivas

Suponha que o prestador de serviços precise fazer ações repetitivas de forma recorrente, como desfragmentar discos, limpar arquivos temporários, executar outros scripts etc. São tarefas que realmente acabam tomando tempo produtivo, mas que, se não forem feitas, podem causar problemas a longo prazo. Nesse caso, as atividades que acontecem em background precisarão ser automatizadas para que o profissional ganhe mais tempo.

Por exemplo, quando vamos instalar um antivírus nas máquinas de um cliente, em vez de pegar o instalador e ir de máquina a máquina fazendo o serviço, porque não automatizar a instalação e tornar a ação programável? O mesmo serve para os backups e atualizações, reduzindo a margem de erro e ganhando muita produtividade.

Quais tarefas podem ser automatizadas?

Como você viu, existem muitas vantagens na automação de TI. Mas, para que entenda melhor como funciona na prática, vamos listar quais ações entram neste tipo de processo.

Então, tudo o que pode ser feito por um script pode ser automatizado. Um script nada mais é do que um comando que escrevemos para dizer o que a máquina deve fazer e ela faz de forma automática.

Quando fazemos a ação usando uma solução RMM, tudo o que você colocar no script dentro do software será feito com hora marcada. Além disso, você pode programar o RMM para executar de acordo com o recebimento de alertas. Veja, a seguir, algumas tarefas que podem ser automatizadas.

Libere espaço em disco de forma automática

Um computador sem espaço em disco fica inoperante, pois o sistema precisa de espaço para salvar os arquivos temporários dos programas que usamos recorrentemente.

O sistema fica o tempo todo lendo, gravando e excluindo dados do HD. Se não houver espaço, não gravará e perderá muita coisa. Ao utilizar o RMM, você pode programá-lo para que ele faça uma limpeza automática dos arquivos temporários, assim que houver um alerta de 80% de espaço consumido, por exemplo.

Veja outras tarefas rotineiras que podem ser automatizadas

Como um técnico pode desabilitar as USBs de um cliente, impedindo que ele consiga plugar drives e HDs externos, sem impedir o uso de teclados e mouses que usam a mesma entrada? Por meio da automação! Como faço para excluir o arquivo de um software que sempre deixa registros em determinado local? Por automação também! Da mesma forma, você poderá instalar softwares e até mesmo ligar computadores.

Tudo isso é possível graças à tecnologia Wake on Lan, que todos os equipamentos e hardwares devem ter. Aliás, a tecnologia permite que a automação seja programada para o servidor iniciar um comando ligando todas as estações de trabalho. Isso permite que seja possível instalar patches e atualizar softwares e, depois, em outra automação, as máquinas sejam desligadas. Basicamente, o que você pode fazer é programar as máquinas para ligarem às 20h, realizar o backup automático e desligar às 22h, por exemplo.

Os Benefícios da Automação de TI

Como o RMM da ADDEE viabiliza a automação?

Já vimos a importância deste tipo de ação, então agora vamos entender como um bom RMM viabiliza isso. Trazendo para a área de prestação de suporte de TI, podemos dizer que a automação com o uso de boas soluções está associada às seguintes perguntas:

  • Quando eu quero instalar um software, pode ser em segundo plano?
  • Quando eu quero ativar um antivírus, pode ser de forma automática?
  • Eu consigo automatizar manutenção preventiva?
  • Eu consigo garantir manutenção de problemas de forma automatizada?

A nossa solução tem como missão principal monitorar os computadores e os servidores. As verificações e monitoramentos podem te alertar que, por exemplo, determinado serviço crítico foi interrompido, o que pode gerar problemas para o trabalho do profissional da ponta.

Por que não ter uma automação que reinicia o serviço assim que ocorre a interrupção? O RMM pode fazer isso. Assim, para além da produtividade, você já faz manutenções reativas. Alguns exemplos de comandos padrões e automações do RMM são:

  • Interagir com o AD (controlador de domínio), adicionando e removendo usuários da rede;
  • Fazer limpeza de arquivos temporários, de log de eventos e desfragmentação de discos;
  • Instalar softwares direto da nuvem ou de um arquivo local;
  • Rodar Patches;
  • Instalar antivírus e realizar backups;
  • Desabilitar USBs e CDs room;
  • Fazer check disk;
  • Reiniciar a máquina;
  • Pausar ou iniciar uma virtualização;
  • Resetar senha do usuário, entre outros.

Automatize sem escrever códigos

O N-able N-sight RMM disponibiliza o Automation Manager, uma opção que oferece uma interface flexível. Nela, você pode arrastar e soltar scripts personalizados.

Assim, pode escolher entre centenas de componentes prontos, que abrangem todos os comandos de sistemas TI Windows, aumentando a capacidade de automação de seu painel de controle. Assim, passa a ter, com alguns cliques, a chance de atender todas as suas necessidades técnicas e de negócios.

Como vimos ao longo do texto, a automação de TI permite a otimização de ações repetitivas, promove o aumento de produtividade e dá mais qualidade para tarefas, como o atendimento.

O tempo e o custo que a sua empresa gasta com tarefas burocráticas pode ser investido na aquisição de uma ferramenta que realiza as ações de forma rápida e intuitiva.

Ficou interessado na automação de processos de TI?

Então, entre em contato conosco e descubra como ter acesso a uma das melhores opções de RMM do mercado e faça um teste gratuito durante 30 dias!

E se quiser ler outros textos sobre serviços gerenciados de TI, backup e recuperação e vendas e marketing para MSPs, continue de olho em nosso blog para conferir as novidades!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile