Conheça o N-able Passportal e suas funcionalidades

passportal

O Passportal é uma solução baseada em nuvem para gerenciamento e proteção de credenciais e documentação desenvolvida especificamente para MSPs. Com ele, os MSPs podem gerenciar as credencias de clientes, garantir controle de acesso granular às credencias, aumentar o nível de segurança através de autenticação de dois fatores, monitorar e auditar o uso das credenciais.

Além disso, a solução fornece relatórios sobre as credenciais demostrando conformidade de acesso dos usuários/grupos e também um serviço de autoatendimento para redefinição de senhas, tudo isso adicionando a sua identidade e agregando valor aos seus serviços.

A solução foi desenvolvida por um MSP que identificou a deficiência no mercado de uma solução de gerenciamento de credencias exclusiva para os MSPs. Integrada ao RMM e ao N-central, garante de forma segura a gestão, auditoria, controle e compliance das credenciais.

Como funciona o Passportal?

Para que você possa compreender a importância da solução Passportal, vamos entender o seu funcionamento. Imagine que o técnico necessita acessar um dispositivo ou sistema de um cliente, para isso, ele precisa ter acesso a essa credencial ou saber onde encontrar.

Sabemos que muitas vezes ele irá perguntar para alguém – às vezes para o próprio cliente. O Passportal centraliza todas as credenciais em um único local, além de possuir um modulo de documentação simplificando um dos itens mais árduos do dia a dia de um MSP: a documentação dos seus clientes. Afinal, muitos MSPs ainda não realizam tal documentação por considerarem um processo complexo e que não traz resultados imediatos. Entretanto, é importante lembrar que a documentação deve ser vista como uma estratégia a longo prazo e com a solução ideal o processo pode ser simplificado.

Muito mais do que senhas

O Passportal pode armazenar inúmeras informações como dados sobre as rotinas de backup, aplicações, observações específicas sobre a infraestrutura do cliente, configurações, etc.

Estamos falando de um inventário completo da empresa que aliado a gestão de credenciais centralizadas, garantem a conformidade e segurança para o MSP e seus clientes.

Portanto, não se trata de simplesmente todos terem acesso a todas as informações, mas sim assegurar que o acesso à informação seja garantido somente a quem tem direito. Dessa forma, com a solução é possível controlar e auditar de forma simples e padronizada o acesso às credenciais ou a revogação, na admissão ou desligamento dos técnicos.

[SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO] Conheça o Passportal e suas principais vantagens

Por que o Passportal aumenta a segurança para o seu cliente?

O MSP através do N-able Passportal irá garantir e comprovar que as credenciais de acesso de todos os serviços e dispositivos somente serão utilizadas pelos técnicos autorizados e no caso do desligamento o acesso será revogado. Pois, através de relatórios a solução facilita a auditoria periódica dos usuários, direitos e acessos.

O “Multi-Factor Authentication” (MFA) exigido pelo Passportal aumenta de forma considerável o nível de segurança às informações (credenciais/documentação) ao exigir a sua utilização (MFA) até para sistemas ou dispositivos que não permitem o uso dessa tecnologia.

O que o Passportal se propõe a fazer é gerenciar de forma segura e controlada o acesso às credencias e informações além de auditar e controlar a sua utilização.

O que é o serviço de autoatendimento de senhas para o usuário final – Passportal Blink?

O Passportal Blink é um aplicativo móvel de autoatendimento que oferece aos usuários a possibilidade de redefinir suas próprias senhas no Microsoft® Windows®, Active Directory®, Azure® AD e Microsoft 365®. Sendo assim, sem a necessidade de contatar o MSP. Com isso, você reduz o número de tickets de redefinição de senha e fornece aos usuários finais a capacidade de redefinir senhas por conta própria, a qualquer momento.

Quais são as principais vantagens do Passportal para o MSP e para o cliente?

Para que você possa entender a importância do Passportal, veja quais são os principais benefícios que essa ferramenta entrega tanto para o MSP quanto para o cliente. Confira!

Ganhe em produtividade

Há um considerável ganho de tempo e produtividade com a centralização da documentação e credencias. Isso porque boa parte do tempo trabalhado de um técnico é perdido procurando informações. Seja uma senha desconhecida, informações sobre o usuário do computador para qual o serviço vai ser prestado, etc.

Com o Passportal, a busca pela informação não é mais um problema. Afinal, a plataforma fornece todas as informações necessárias centralizadas e seguras em um único local.

Ao admitir ou desligar um profissional todo o controle de acesso e revogação está a um clique.

Permita a auditoria detalhada das senhas

Quando falamos em auditoria de senhas, não existe um passo a passo a ser seguido. Entretanto, tudo que está relacionado ao controle de acessos, senhas e credenciais deve ser auditado.

Portanto, o objetivo não é ocultar senhas. Mas sim, garantir o controle e registro dos acessos dos colaboradores aos dispositivos e infraestrutura dos clientes. Com o Passportal, o MSP sabe os direitos e credencias de cada técnico, quem utilizou ou acessou uma determinada credencial. Dessa forma, adicionamos uma camada de segurança no controle e gestão das credenciais.

Em entrevista, Rodrigo Gazola, CEO da ADDEE, afirma que não é preciso ter uma solução para realizar auditoria, pois existem ações que podem ser tomadas manualmente. Mas ele alerta que a falta de conceitos faz com que muitos prestadores não as realizem. Apesar da LGPD ter alertado sobre a proteção de dados, nesse primeiro momento ela não trata sobre acessos e credenciais. Mas Rodrigo acredita que cabe ao prestador entender que as credenciais possibilitam o acesso aos dados. Por isso, ele deve compreender a importância de gerenciá-las e auditá-las. Além disso, vale reforçar que a “auditoria manual” não é viável em grandes volumes, ou seja, caso o prestador já tenha alguns clientes e/ou algum cenário mais complexo, a auditoria precisa contar com uma automação eficaz.

Personalize a solução

O Passportal poderá ser personalizado com a sua marca, a plataforma web, o, plugin do navegador e o aplicativo para celular. Inclusive, toda documentação e relatórios gerados terão a sua marca.

Ofereça o Passportal como um serviço

Como vimos, o N-able Passportal é primordial para os MSPs que buscam produtividade e “conformidade”. Mais do que um repositório de senhas, a plataforma entrega soluções para acelerar o acesso às informações.

O MSP pode oferecer a solução como um serviço para seu cliente, aumentando a sua oferta num dos segmentos que mais cresce, a segurança das informações.

Gostou do post? Quer conhecer o N-able Passportal hoje mesmo? Entre em contato conosco e descubra como.

Postagem publicada em: 19/02/2020
Última edição em: 18/03/2021

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile