3 principais características de um bom dashboard de help desk

dashboard de help desk

Um bom dashboard de help desk é fundamental para prestar um bom serviço de TI. Afinal, é por meio dessa ferramenta que podemos acompanhar todos os chamados e sua atual situação, além de organizar as atividades a serem realizadas.

Gerenciar os problemas apresentados pelos clientes não é algo simples. Por isso, contar com um dashboard de help desk intuito e visual é uma alternativa válida para melhorar a atuação de sua empresa e a experiência de seus clientes.

Um bom dashboard não é apenas uma junção de vários gráficos coloridos, ele deve realmente trazer dados importantes que subsidiarão suas decisões como gestor. Nesse sentido, buscando sempre atender às demandas de seus clientes. Vamos entender melhor sobre suas características a seguir. Acompanhe!

1. Gerenciamento de SLA

Quando seu cliente busca pelos seus serviços, ele espera determinado nível de qualidade no atendimento. O ideal é que esse compromisso seja documentado em um SLA, Service Level Agreement, um aditivo técnico ao contrato que controla a relação entre ambas as partes.

Cada cliente conta com um SLA diferente, o que pode ser confuso de monitorar no dia a dia. Porém, um dashboard otimizado permite visualizar determinados pontos referentes ao Acordo de Nível de Serviço de cada cliente.

Dessa forma, seria possível disparar e-mails ou outro tipo de notificação aos profissionais sempre que necessário. Seja para garantir o cumprimento de prazos de atendimento ou outros pontos presentes no SLA firmado.

Além disso, o gestor pode verificar o status do SLA de cada cliente, evitando que algum deles venha a ser descumprido e prejudicar a relação ou a experiência.

2. Consulta a um inventário de TI

O inventário de TI é uma das ferramentas mais importantes para o time de Help Desk. Pois, permite a qualquer um dos colaboradores entender acerca da infraestrutura tecnológica dos clientes, mesmo que nunca tenham tido contato com ela antes. Isso pode auxiliar, e muito, na agilidade de atendimento.

Existem várias organizações no mercado que ainda fazem uso de planilhas para realizar o controle dos inventários de TI de seus clientes, o que é arcaico e pouco produtivo. Além de demandar intervenções manuais, manutenção de várias cópias e trabalho, o controle é muito mais complexo.

Dentro do software, cada um dos itens do inventário de TI tem nome e ID únicos, facilitando o suporte, visto que basta o cliente identificar o dispositivo, e o técnico terá acesso a todas suas informações por meio de poucos cliques.

3. Disponibilização gráfica dos dados mais importantes

Por fim, queremos também destacar, como um dos principais pontos de um bom dashboard de Help Desk, a disponibilização gráfica dos dados, como chamados em aberto, resolução de problemas, satisfação de clientes e outros.

Não basta apenas analisar estatísticas. Na maioria das vezes, uma representação gráfica pode fornecer insights e permitir visualizar detalhes que não podem ser vistos apenas acessando os números.

Contudo, é preciso sempre verificar a importância dos gráficos apresentados, uma vez que nem sempre eles podem ser significativos para sua empresa ou gestão.

A Solução N-able Service Desk é um bom exemplo de dashboard de Help Desk funcional e robusto, sendo uma ótima solução para a sua empresa.

Fazendo parte da solução N-able N-sight RMM, toda a plataforma funciona de maneira integrada, sendo uma das melhores opções no mercado hoje para quem trabalha com serviços gerenciados de TI.

Chegamos ao final deste post e esperamos que você tenha compreendido a importância de contar com um bom dashboard de Help Desk para melhor atender seus clientes e organizar suas atividades.

Entre em contato conosco hoje mesmo e conheça melhor o N-able N-sight RMM!

Autor: Addee

Desde 2014, a ADDEE lidera a evolução do setor de TI no Brasil como distribuidora exclusiva da N-able. Com mais de 700 clientes, oferecemos soluções modernas e seguras, incluindo o N-able N-sight RMM, Cove Data Protection, N-able EDR e muito mais. Nosso compromisso com o atendimento ao cliente e valores de colaboração e transparência nos tornam uma parceira estratégica para otimizar a gestão de tecnologia, impulsionando resultados para as organizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile