Chatbot no atendimento ao cliente: confira 4 benefícios

chatbot no atendimento ao cliente

A principal exigência do público consumidor nos dias de hoje é a velocidade. Nesse sentido, sua empresa é capaz de ajudar os consumidores de forma rápida? É parte da experiência do público e é o que vai fazer seu negócio se diferenciar no mercado. Mas, afinal de contas, o que está ajudando as marcas a conseguirem atender seus clientes com toda essa velocidade? É o uso de chatbot no atendimento ao cliente.

O chatbot trata-se de um software que simula a fala humana, sendo capaz de bater papo com usuários. Dessa forma, seu objetivo é simplesmente automatizar a comunicação. Por isso, essa ferramenta pode ser baseada em regras, como palavras-chave, perguntas predefinidas, comandos fechados ou em IA (Inteligência Artificial), em que o robô entende a linguagem natural, aprende com cada conversa e evolui para interagir com as pessoas.

A seguir, você vai conhecer as 4 principais vantagens que o chatbot no atendimento é capaz de trazer para sua empresa de TI. Continue acompanhando e confira! Boa leitura!

1. Maior engajamento com o cliente

O chatbot é capaz de oferecer muito mais engajamento com os consumidores e, em alguns casos, pode acessar um banco de informações e identificar diversos detalhes relevantes para um excelente atendimento sobre o cliente, como o histórico de pagamentos, compras e a satisfação com a empresa.

Assim, esse tipo de tecnologia acaba oferecendo a oportunidade de conhecer melhor o perfil do público consumidor e identificar o que pode ser do seu interesse para otimizar cada vez mais o atendimento.

2. Redução de custos com a operação

As empresas de TI estão sempre tentando otimizar seus recursos, especialmente em tempos de crise econômica. E é claro que estamos falando de um grande desafio para os profissionais na área de atendimento ao cliente. Usar tecnologias que assegurem a eficiência operacional pode garantir a sustentabilidade de qualquer negócio. Pois bem, esse, sem dúvida alguma, é o principal atrativo dos chatbots.

Dessa forma, o uso desse software pode reduzir significativamente os gastos com os serviços de telefonia. Afinal de contas, os clientes simplesmente deixam de fazer ligações para as centrais de atendimento, pois já tiveram seu problema solucionado ou sua necessidade atendida por meio do chatbot.

Com esse apoio, os atendentes podem ser treinados para fazer trabalhos mais complexos nessa área da empresa, adquirindo competências e habilidades gerenciais, por exemplo.

3. Atendimento mais personalizado

O uso do chatbot possibilita que a empresa consiga impactar os clientes por meio do canal que eles mais usam. Essa é uma ótima maneira de fazer um atendimento muito mais seguro, ágil e eficiente.

Sem contar que esse serviço permite que a satisfação do consumidor seja medida por meio da pesquisa NPS. O bot é capaz de desenvolver a pesquisa, realizá-la e manter o status de satisfação daquele cliente sempre atualizado. Assim, consegue-se personalizar o atendimento e conhecer formas inovadoras e mais eficazes de abordagem.

É importante destacar que um grande benefício do chatbot é o relacionamento mais intenso com os clientes. Com um chatbot, você poderá enviar mensagens diretamente aos seus clientes pelo Skype, Messenger ou pelos demais aplicativos.

4. Melhora na satisfação do cliente

A maior reclamação dos clientes na experiência com as marcas, sem dúvidas, é quanto ao atendimento. Quem nunca passou tempos e tempos no telefone aguardando para resolver um problema simples? São situações que podem ser revertidas facilmente com o uso de chatbots no atendimento.

Empresas que usam essa tecnologia trazem uma grande facilidade para seu público consumidor. Afinal, poder realizar atendimentos automatizados é uma situação de ganho tanto para a empresa quanto para os clientes. A satisfação dos consumidores melhora significativamente.

Se a ideia for usar o chatbot no atendimento ao cliente para tarefas mais simples, é totalmente possível trabalhar com uma tecnologia baseada em comandos fechados e perguntas predefinidas. Caso você queira usar essa tecnologia para questões mais complexas, como interações de marketing e para vendas, é preciso contar com uma opção mais robusta e com respostas que variam conforme as interações do usuário.

E aí, gostou de conhecer essas vantagens de usar chatbot no atendimento ao cliente? Então aproveite a visita para conhecer, também, as 5 dicas para ampliar a qualidade no atendimento ao cliente!

Autor: Luís Montanari

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

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