Gerenciamento de Serviços de TI: por onde começar?

Veja quais são os benefícios do gerenciamento e os passos para aplicar em seus clientes

profissionais de TI trabalhando

Uma grande missão para seus clientes, é manter o equilíbrio entre os investimentos com a tecnologia da informação e o seu retorno obtido. A maioria das empresas ainda costuma ter uma certa dificuldade em entender a real necessidade de investir em sua TI. Por isso, contar com um plano estruturado para lidar com desafios como esse, é a solução ideal. Ter um projeto bem definido de Gerenciamento e Monitoramento de TI, capaz de mostrar o valor dos seus serviços para seu cliente, e como esse investimento pode beneficiar o seu negócio evitando paradas, incidentes e prejuízos financeiros, também é a melhor opção para conquistá-lo.

Nesse texto, vamos falar sobre a definição e como fazer um Gerenciamento de Serviços de TI. Ou seja, desde o início do plano estratégico e, até mesmo o gerenciamento dos incidentes.

Então, acompanhe a leitura e confira!

Benefícios que só o Gerenciamento de Serviços de TI pode Proporcionar

O que é o Gerenciamento de Serviços de TI?

O Gerenciamento de Serviços de TI, de forma resumida, é a prática de análise do cenário atual do cliente, buscando identificar falhas e para isso, os Prestadores de Serviços de TI, utilizam soluções que facilitam o gerenciamento e monitoramento de seus clientes. E, dessa forma, é possível melhorar todos os processos envolvendo a Tecnologia da Informação em uma empresa.

Os Serviços Gerenciados de TI, são preventivos. Ou seja, antecipam qualquer risco de falhas, ataques ou perdas de dados e informações na infraestrutura de um negócio. É importante saber que, o profissional responsável por isso, é denominado como MSP (Managed Service Provider), conhecido em português como Prestador de Serviços Gerenciados de TI.

E, para evitar esses perigos, ele realiza diversas ações preventivas como a automatização de processos, monitoramento de todo o ambiente de TI, identificação de falhas, sugestão de mudanças e melhorias e, também, mapeamento de tarefas.

Mas, você sabe quais são as vantagens do Gerenciamento de Serviços de TI para uma empresa que contratar você como MSP?

Confira abaixo!

Quais são os benefícios do Gerenciamento de Serviços de TI?

Aderindo às boas práticas de Gerenciamento de Serviços de TI, você pode garantir benefícios como:

1 – Redução de custos

Sabemos que, quando um empresário é bem organizado, principalmente com as suas finanças, ele tem uma tendência a evitar gastos e reduzir os seus custos. E você como Prestador de Serviços Gerenciados de TI, pode ter uma boa redução com suas despesas.

Pois, quando você trabalha como MSP, acaba tendo uma operação remota e agindo de forma proativa. Dessa forma, evitando gastos com deslocamento e com atividades de remediação, ao focar na atuação preventiva, você poupa tempo e sua equipe pode se dedicar a outras atividades ou, até mesmo, gerenciar mais dispositivos.

2 – Maior qualidade dos seus serviços

O primeiro passo do Gerenciamento de Serviços de TI, é entender quais são as necessidades e os gargalos do seu cliente. Com um estudo detalhado, você pode sugerir ações que solucionem, de maneira direta, todos os pontos críticos de TI que aquela empresa precisa.

E, sendo assim, a qualidade dos seus serviços como MSP, acaba tendo um aumento significativo para os seus clientes. Isso porque, agindo preventivamente, você estará sempre um passo à frente de qualquer incidente que possa causar danos e prejuízos a empresa do seu cliente.

3 – Alinhamento de estratégias

Outra vantagem que o Gerenciamento de Serviços de TI pode de proporcionar, é um melhor alinhamento de estratégias entre você e a empresa dos seus clientes. Por exemplo, se um negócio específico tem o objetivo de ter menos paradas em sua rotina por problemas de TI, você pode pensar em estratégias e soluções que ajudem esse cliente a atingir o seu objetivo rapidamente.

Tornando-se mais proativo, você consegue traçar todas essas metas e, também, alinhar as estratégias para atingi-las, gerando, sem dúvidas, mais satisfação e valor para seus clientes.

4 – Redução de riscos

Com uma gestão de TI bem estruturada e monitoramento constante, a identificação das falhas que podem trazer danos ao negócio do seu cliente torna-se fácil. Assim, você prioriza as estratégias que solucionam tais problemas.

Imagina o tanto de problemas que seu cliente pode ter, caso ocorresse uma falha em alguns serviços cruciais como e-mail e internet fossem suspensos durante horas. Com certeza, tendo falhas como essa na TI, a produtividade e o faturamento dessa empresa seriam afetados.

Mas, com o Gerenciamento de Serviços de TI, você é capaz de estar sempre um passo à frente e evitar essas falhas.

5 – Maior satisfação dos clientes

Quando você trabalha com o adequado Gerenciamento de Serviços de TI da forma certa, o processo estabelecer acordos com os seus clientes sobre seus serviços e condições torna-se mais claro. Dessa forma, tanto seus clientes, quanto você como Prestador de Serviços, acabam tendo uma maior satisfação com o trabalho feito. Pois, ambas as partes estarão cientes sobre tudo que será gerenciado e monitorado constantemente, garantindo maior segurança e estabilidade para os clientes, além de evidenciar o valor agregado de seus serviços aos clientes.

Como iniciar o Gerenciamento de Serviços de TI?

Obter todos esses benefícios que citamos acima, envolve seguir um conjunto de práticas. E, agora, chegou a hora de te mostrar por onde começar o seu Gerenciamento de Serviços de TI:

1 – Desenvolva um plano estratégico

O primeiro passo, é definir um plano estratégico para o Gerenciamento de Serviços de TI. Afinal, ele não pode ser feito com base em suposições e achismos. É preciso criar estratégias que direcionem todas as suas decisões tomadas com foco no negócio do cliente.

Assim, seus processos acabam ficando mais organizados, resultando em um trabalho muito mais assertivo para seus clientes.

2 – Catálogo de serviços

Você precisa, também, elaborar um catálogo dos Serviços de TI que a sua empresa oferece. Faça uma lista com todos eles, além das especificações sobre cada um. Desse modo, você pode se organizar melhor e, também, divulgar os seus serviços.

Esse processo facilita a apresentação dos seus serviços aos clientes, principalmente, no momento em que você deve orientá-lo sobre quais são os serviços indicados para sanar os gargalos da infraestrutura de TI da empresa dele.

3 – SLAs

Outro ponto muito importante, é estabelecer SLAs, conhecidos também como Acordos de Nível de Serviço. Eles são contratos feitos entre sua empresa de Prestação de Serviços Gerenciados de TI e seus clientes. Neles, estão todas as condições que seus serviços precisam atender para serem considerados como satisfatórios.

Isso, acaba trazendo benefícios para ambos os lados. Pois, a sua empresa pode se proteger de exigências não combinadas, e seus clientes acabam tendo a garantia de que você prestará tais serviços para ele.

4 – Gerenciamento de incidentes

É fundamental que você gerencie incidentes durante a prestação de serviços. Toda vez que o seu cliente sofrer com uma queda de qualidade ou uma interrupção que não estava planejada, podemos chamar isso de incidente. Um exemplo simples e rotineiro disso, é uma máquina com espaço em disco lotado. Você pode identificar esses problemas através do Gerenciamento de TI ou pelos relatos dos próprios clientes e até mesmo evitá-los antes que aconteçam.

Então, com uma Solução de TI adequada, você pode monitorar e prevenir esses incidentes que prejudicam a operação das empresas contratantes de seus serviços.

5 – Gerenciamento de problemas

Gerenciar problemas, é outro passo muito importante. Um incidente pode acabar tornando-se um grande problema. Então, contando com um Gerenciamento de Serviços de TI, é possível identificar quando um obstáculo pode surgir ao seu cliente.

É preciso saber usar da maneira correta as informações de monitoramento, para que elas te ajudem a identificar a origem dos problemas. Um exemplo disso, é monitorar a temperatura do processador.

Afinal, de nada adianta ficar de olho na temperatura, se você não sabe o que está causando esse aumento.

Nesse caso, seria melhor monitorar os ventiladores da máquina, solucionando o problema pela raiz.  

Dessa forma, você acaba sendo mais proativo, evitando transtornos. Deixe de ser apenas um solucionador de problema, depois que ele já ocorreu e passe a trabalhar de forma preventiva.

6 – Revisão dos seus serviços prestados

Com o passar do tempo e o crescimento do negócio do seu cliente, pode ser ele precise de novos serviços que antes não havia necessidade e, até mesmo, queira expandir o contrato dele com você. Por isso, é crucial que você esteja preparado para atender as suas dores.

7 – Gestão de capacidade

O último passo que queremos comentar com você, é a gestão da capacidade. Aqui, é importante ter uma solução ideal de Gerenciamento de Serviços de TI, pronta para atender o seu número de clientes.

Com o N-able N-sight RMM, por exemplo, você pode atender muito mais clientes com menos técnicos. E, assim, conseguir uma maior lucratividade. Pois, suas tarefas de rotina serão automatizadas, liberando um tempo mais produtivo para os técnicos de TI.

Então, se você seguir esses passos, com certeza, terá um excelente Gerenciamento de Serviços de TI em sua empresa. Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acessar o MSP Blog. Nele, você pode encontrar mais matérias como essa!

Autor: Addee

Desde 2014, a ADDEE lidera a evolução do setor de TI no Brasil como distribuidora exclusiva da N-able. Com mais de 700 clientes, oferecemos soluções modernas e seguras, incluindo o N-able N-sight RMM, Cove Data Protection, N-able EDR e muito mais. Nosso compromisso com o atendimento ao cliente e valores de colaboração e transparência nos tornam uma parceira estratégica para otimizar a gestão de tecnologia, impulsionando resultados para as organizações.

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