Marketing para Empresas de TI: como integrar o departamento com o setor de vendas?

Conheça os benefícios de fazer essa integração em sua empresa de TI

dados com marketing e sales

Bom, não é nenhuma novidade que os setores de vendas e marketing encontram diferenças em seu dia a dia. Mas, com o avanço da tecnologia nos últimos anos e a criação de novas estratégias, esse cenário deixou de existir em muitas empresas, como as que trabalham com a tecnologia da informação, por exemplo. E, uma estratégia que está sendo muito utilizada, é a integração dos setores de vendas e marketing para empresas de TI. Afinal, um acaba dependendo do outro para que atinjam o mesmo objetivo: vender mais! A única diferença serão os meios utilizados para atingi-lo. Sendo assim, faz total sentido manter uma estratégia que garanta o alinhamento entre esses dois times.

Em organizações que não estão em sincronia, é comum ocorrer situações como a falta de comunicação, culpas equivocadas e métricas ou promessas falsas. E para um negócio, isso significa a perda de dinheiro e um aumento das dificuldades em atingir suas metas.

Realizar essa integração, a princípio, é um grande desafio. Mas, para as empresas que não querem ficar estagnadas, é muito importante que essas duas equipes estejam bem alinhadas.

Então, para ajudar nesse processo, vamos te mostrar algumas estratégias para realizar essa união de forma eficiente, e quais benefícios a sua empresa pode alcançar.

Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!

Os Benefícios de Integrar o Setor de Marketing e Vendas em uma Empresa de TI

Os impactos da integração dos setores de Vendas e Marketing para Empresas de TI

A integração entre os setores de marketing e vendas pode trazer muitos benefícios para empresas de TI. Primeiramente, podemos destacar a otimização do seu processo de vendas. Pois, unindo os dois setores, você acaba aumentando a eficiência da equipe, reduzindo erros e melhorando os resultados do processo.

Além disso, os gestores conquistam uma ampla visão do seu público-alvo. Para que os colaboradores conheçam melhor os seus clientes e criem efetivas estratégias, os dados pertencentes a esses dois setores são cruzados.

A integração acaba eliminando todo o desperdício de tempo gerado pelo compartilhamento das informações e, também, qualifica os seus leads, eliminando as reclamações do seu time sobre isso. E por conta da sinergia, as metas em comum das equipes de vendas e marketing são alcançadas.

Dessa forma, as chances de conquistar o sucesso com seu negócio aumentam. Pois, ambos os setores conseguem desfrutar da gestão de dados uns dos outros. Esses dois times, agora trabalhando juntos, facilitam os processos de capacitação e fidelização dos seus clientes.

Outro ponto importante para destacar, é a união. Por terem seus objetivos em comum e dependerem uns dos outros para alcançá-los, as relações entre os colaboradores acabam se estreitando, construindo um ambiente de trabalho agradável.

Estratégias para integrar os setores de Vendas e Marketing para Empresas de TI

É muito importante para os gestores de empresas de TI, terem conhecimento sobre os objetivos e expectativas em comum dos setores de vendas e marketing. Afinal, como citamos acima, um acaba dependendo do outro. Pois, o marketing não teria tanto impacto sem o time de vendas e não teriam vendas sem a equipe de marketing.

Ou seja, esses departamentos estão interligados e precisam trabalhar com metas e objetivos em comum, se quiserem ter mais receita e lucro. Mas, você sabe como fazer isso? Confira a seguir!

Constante comunicação entre os setores

É muito importante deixar claro quais são as funções de cada equipe e de cada colaborador. Assim, fica mais fácil realizar os serviços e, também, cobrar todas as tarefas. Além disso, não deixe de fazer reuniões constantes para discutir sobre os projetos em andamento e os futuros.

Alinhamento de metas e objetivos

A partir do momento em que os times começam a trabalhar em conjunto, suas metas e objetivos devem ser os mesmos. Sem que haja esse alinhamento, o propósito da empresa acaba se desencontrando. Dessa forma, o setor de marketing pode acabar sofrendo dificuldades para fornecer leads à equipe de vendas, pelo simples fato de não ter as informações corretas ao seu dispor.

Estratégias inclusivas

Após construir uma boa ponte entre o setor de vendas e marketing, é preciso discutir sobre as estratégias comerciais do negócio entre os colaboradores, para que eles estejam, cada vez mais, alinhados com os seus objetivos de vendas. Todos precisam estar cientes sobre as metas da empresa. Permita, também, que eles deem opiniões sobre o assunto. Assim, podem surgir melhorias para as ações comerciais da organização.

Não deixe de encorajá-los a cooperarem uns com os outros. Afinal, precisam entender que são fundamentais em conjunto.

Quais são os benefícios de integrar os setores de vendas e marketing?

Agora que você viu algumas estratégias para utilizar no momento da integração entre esses dois setores, vamos te mostrar os benefícios dessa união. Confira:

Comunicação mais eficiente

Ao realizar uma campanha integrada, é preciso que as equipes se unam, compartilhando os seus talentos e mantendo o controle da comunicação para ter uma maior consistência. Com isso, a moral interna aumentará, e os colaboradores terão uma melhor experiência em estar trabalhando na sua empresa.

Ou seja, todos terão uma maior confiança em realizar melhores estratégias e campanhas, resultando em excelentes resultados para a sua empresa.

Economia de dinheiro e tempo

Quando há a integração entre o setor de vendas e marketing de uma empresa, elimina-se a necessidade de duplicar informações e tarefas. Dessa forma, o processo operacional acaba economizando dinheiro e tempo.

Sem contar, também, que você acaba não investindo só em um meio ou desequilibrando a sua expectativa de ROI (Retorno sobre o Investimento).

Feedback dos clientes

Ao interagir com os clientes e observar a sua jornada de compra, tanto o time de marketing assim como o de vendas, reúnem relevantes conhecimentos sobre o seu público. Compartilhando ideias de preferências, comportamentos, dores, interesses e opiniões, suas equipes podem criar estratégias mais assertivas para o seu negócio.

Pois, quanto mais detalhados forem os registros dos seus leads, a segmentação do marketing será mais precisa, gerando leads mais qualificados ao time de vendas. Dessa forma, perde-se menos tempo tentando descobrir o tipo ideal de possíveis clientes.

Lembre-se que o compartilhamento de conhecimento é muito importante. Afinal, os setores de vendas e marketing têm o mesmo objetivo: gerar mais vendas para sua empresa.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acessar o nosso blog. Nele, você encontrará muitas informações sobre o mercado de TI!

Autor: Luís Montanari

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

Sair da versão mobile