Confira as melhores práticas de backup para recuperar banco de dados empresariais

Saiba como realizar o Backup de forma mais segura e confiável

profissional-fazendo-backup

A perda de dados é uma das grandes preocupações de qualquer empresa atualmente. Aliás, as corporações investem cada vez mais em soluções para evitar que isso aconteça. Desse modo, é ideal seguir as melhores práticas de Backup para recuperar banco de dados. Pois, somente elas garantem uma proteção eficiente.

Então, se você é MSP ou atua no mercado de TI, sabe a importância do Backup como a principal medida para proteção de dados.

Por isso, hoje vamos um pouco mais a fundo para mostrar quais ações são indispensáveis para garantir mais segurança às empresas que você atende. 

Quer saber como proteger os dados dos seus clientes? Então, continue a leitura e veja mais informações ao longo do texto!

O que é Segurança da Informação?

Antes de falar sobre as melhores práticas de Backup, vamos lembrar o significado do conceito de Segurança da Informação (SI).

Trata-se de uma ideia que visa manter a confidencialidade, disponibilidade e a integridade dos dados de uma empresa. Saiba mais sobre cada um dos termos:

  • Confidencialidade: propriedade que limita o acesso à informação tão somente às entidades legítimas. Ou seja, àquelas autorizadas pelo proprietário da informação;
  • Integridade: assegura que a informação manipulada mantenha todas as características originais definidas pelo proprietário da informação. Isso inclui o controle de mudanças e a garantia do seu ciclo de vida (nascimento, manutenção e destruição);
  • Disponibilidade: garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja, por aqueles usuários autorizados pelo proprietário da informação.

Nesse sentido, a ISO determina uma série de diretrizes para SI. Dentre elas, podemos citar:

  • Cópia em local remoto (nuvem);
  • Cópias automatizadas;
  • Criptografia do Backup;
  • Teste de recuperação periódico;
  • Retenção de dados.

A importância de garantir medidas seguras para seus clientes

Sem dúvida, além de aplicar boas práticas de Backup, é ideal apostar em uma política de segurança de dados para oferecer ainda mais tranquilidade para os clientes que você atende.

Assim, é possível reduzir os riscos de incidentes, e até a manipulação indevida de dados.

Além disso, por meio das boas práticas, que são de extrema importância para a segurança dos seus clientes, é possível minimizar os impactos causados por determinada ameaça, através do acompanhamento de 5 pilares. Veja a seguir cada um deles:

  • Vulnerabilidade: trata-se de fraquezas que podem se tornar “portas abertas” para uma possível ameaça;
  • Ameaça: ela é vista como o provável causador de um incidente, que pode levar a danos. Aliás, a ameaça conta, ainda, com um “agente”; aquele que vai explorar as vulnerabilidades do sistema, site ou aplicação;
  • Risco: pode ser definido como o cálculo de probabilidade de uma ameaça, que pode surgir de uma determinada vulnerabilidade. Assim, por exemplo, é possível identificar quais as fraquezas com maior perigo de serem afetadas;
  • Incidente: é a manifestação de um agente de ameaça na tentativa de afetar as fraquezas presentes no sistema;
  • Danos: são os resultados negativos de um incidente. Ou seja, são os principais fatores que a SI busca minimizar ou excluir.

Proteção de Dados x Segurança da Informação

Agora que você já sabe quais são as diretrizes para determinar um ambiente seguro para os seus clientes no mundo digital, é preciso compreender as diferenças entre os conceitos de Proteção de Dados e Segurança da Informação.

Antes de mais nada, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sancionada em agosto de 2018, define medidas sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados, visando garantir a proteção de dados dos cidadãos brasileiros.

Esse direcionamento, possui impactos positivos, já que reforça o direito constitucional à privacidade, disposto no Art. 5°, que trata sobre a não violação da vida privada.

Já o conceito de SI, como dito anteriormente, define a proteção de um conjunto de informações contra vulnerabilidades, sendo elas exploradas intencionalmente ou não, diminuindo o impacto de desastres que possam ocorrer.

Mas, vale lembrar, que muitas empresas, desconsideram ou aplicam de forma superficial, tanto as regras da LGPD, quanto as normas de SI.

Porém, ambos cuidados devem ser aplicados juntos, para garantir a eficácia dos processos de segurança e proteção de dados dos seus clientes.

Por falar nisso, em nosso blog, listamos ações ideais para boas práticas de SI.

Como você sabe, as medidas oferecem uma série de vantagens para as empresas. Mas, para ter sucesso, é preciso apostar em tarefas adequadas e mais eficientes para o mercado atual.

Para te ajudar a escolher o caminho ideal, a seguir, vamos te mostrar as melhores práticas de Backup para recuperar banco de dados. Confira!

[BACKUP E RECUPERAÇÃO] Melhores práticas de Backup, confira dicas de sucesso

Utilize o armazenamento em nuvem

O Cove Data Protection tem na nuvem, o armazenamento primário dos dados. Aliás, é importante destacar que somente com armazenamento remoto é possível garantir que os dados estejam seguros não importando o problema que possa ocorrer (falha humana, falha de software, falha de hardware, desastre natural etc).

Mantenha a regularidade

De fato, uma das melhores práticas de Backup é realizar este serviço várias vezes ao dia, ou seja, ter vários jobs diários. Afinal, quanto maior a frequência, menor o período de perda de dados em caso de um desastre (RTO e RPO). 

Aliás, com a solução de proteção de dados completa: Cove Data Protection, sem importar o volume de dados, é possível ter várias rotinas diárias de Backup.

Então, atue desta forma e garanta que os dados estejam protegidos.

Determine o período de retenção

Além de definir a regularidade dos serviços, a dica é definir o número de dias que você manterá cada Backup. Contar com uma solução que, mesmo com o aumento do período de retenção não haja impacto na hora de armazenar, agrega valor e será o diferencial da sua oferta.

Monitore os Backups 

Sem dúvida, o monitoramento faz parte das melhores práticas de Backup para garantir que tudo está funcionando corretamente, afinal, isso será importante se você precisar recuperar banco de dados empresariais. Pois, somente ele garante que, quando uma restauração for necessária, os dados poderão ser restaurados.

Por isso, invista em melhorias no processo de monitoramento. Afinal, o objetivo é, cada vez melhorar e analisar mais as rotinas de Backup para evitar prejuízos.

Siga a regra 3x2x1

O uso da regra 3x2x1 é essencial para validar sua solução de Backup. Aliás, apenas opções que atendem esta regra podem ser consideradas soluções de Backup.

Nesse sentido, a regra 3x2x1 exige que a sua empresa tenha três cópias das informações, sendo duas armazenadas em diferentes tipos de mídia e uma armazenada fora do ambiente corporativo.

Treine sua equipe

Além de seguir todas as medidas que já citamos, é essencial que você treine os profissionais do seu time (comercial e técnico).

Pois, somente dessa forma é possível comercializar e prestar o Serviço de Backup para seus clientes. Além disso, apenas através de treinamentos e simulações a sua equipe será capaz de atender às demandas dos clientes para recuperar banco de dados. Garantindo assim, um atendimento mais ágil, otimizado e especializado para o cliente.

Aposte em uma solução segura e completa

Por fim, sabemos que atender toda a demanda de Backup e restauração de dados sem uma boa solução é impossível. Por isso, opte por uma ferramenta que atenda o maior número de cenários possível.

Além disso, preocupe-se também, em adquirir a solução de um fornecedor que domine as melhores práticas de Backup e recuperação de dados.

Aliás, ter o apoio de um time especializado é a melhor maneira de garantir o sucesso da sua Prestação de Serviço de Backup, além de acelerar o seu aprendizado com a solução.

Erros mais comuns na hora de fazer o Backup

Além de incluir boas práticas em seu dia a dia, entenda que existem erros que podem ser evitados para que, assim, seja otimizado o serviço de Backup oferecido para os seus clientes.

Entre eles, podemos citar a não adequação à infraestrutura, visando apenas o volume de dados. Dessa forma, veja quais são os recursos disponibilizados pelo seu fornecedor, para que todo o processo de adaptação ao novo sistema completo de Backup e recuperação de dados ocorra da maneira certa.

Por isso, verifique atualizações pendentes e a versão do sistema operacional utilizado nos computadores. Além disso, é importante adequar o servidor, verificando a validade da garantia, por exemplo.

Outro ponto a ser considerado, é o impacto que a realização do processo de Backup causará no funcionamento da empresa. Do mesmo modo, observe a necessidade de proteção de dados e vulnerabilidades do sistema, que devem ser informadas para a realização do serviço.

Por fim, mensurar os custos de todo o processo é uma ação muito importante para o seu cliente. Pois, é preciso definir as melhores opções para o cenário em que ele está.

Por isso, atentar-se às necessidades e orçamento, pode ser um diferencial para atender as demandas dos seus clientes e ter um resultado cada vez mais positivo. 

Vantagens de apostar em boas práticas de Backup

Sem dúvida, as medidas que citamos ao longo do texto são apenas algumas das melhores práticas de Backup para recuperar banco de dados.

Com elas, a sua oferta de Backup e Restauração de Dados consegue obter vantagens como:

  • Melhor proteção de dados;
  • Facilidade na restauração;
  • Otimização do tempo e redução de custos;
  • Disponibilidade de dados, entre outros benefícios.

Mas, em nosso blog, temos outros conteúdos sobre o tema.

Então, se você quiser saber um pouco mais sobre o assunto e descobrir como encontrar a opção ideal para o seu dia a dia como MSP, leia agora um texto cheio de dicas que já publicamos! 

E se desejar embarcar no universo de TI, continue acessando o nosso blog para ler outros conteúdos como este!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile