Metaverso e o gestor de TI, quais as oportunidades de carreira para esse profissional?

Diante da inevitável popularização do metaverso, o Gestor de TI precisa se atualizar em relação às mais recentes oportunidades. Confira!

Metaverso e o gestor de TI, quais as oportunidades de carreira para esse profissional?

O metaverso é uma espécie de união de diversas tecnologias, incluindo realidade aumentada e virtual, e inteligência artificial. O futuro outrora visto somente no mundo ficcional está cada vez mais próximo. 

Diante da inevitável popularização dessa nova realidade virtual mais imersiva e interativa, o gestor de tecnologia da informação (TI)  passa a contar com inovadoras oportunidades de carreira. Este artigo apresenta as perspectivas profissionais que os gerentes de TI, podem cultivar acerca do metaverso. 

Vamos lá?

Como funciona o metaverso?

Com ares de recorte de roteiro de filme de ficção científica, o metaverso busca desenvolver meios para podermos cada vez mais viver em mundos complementares e paralelos. A ideia é promover um ambiente que possibilite a coexistência de realidade e abstração. Nesse contexto, todos estaremos sujeitos às possibilidades de experimentação e imersão para realizarmos atividades triviais como estudar, socializar e trabalhar. 

Por mais que tenha um visão midiática pautada na gamificação e até mesmo no ludismo, o metaverso transcende barreiras e já contempla mesmo esferas de âmbito mais sério. Uma parceria entre a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o SEBRAE- MG, por exemplo, promove ações com foco na educação financeira no metaverso.  

Apesar de ainda estar em seus estágios embrionários, o metaverso já desponta como celeiro de oportunidades profissionais. A seguir, você confere como vem se desenhando as possibilidades de atuação da gestão de TI nesse cenário tão promissor. 

Como é o trabalho de um gestor de TI?

O gestor de TI é um profissional estratégico, que deve ter uma visão alinhada ao mercado. Do ponto de vista gerencial, este gestor lida com gerenciamento de software, hardwares e também de pessoas de uma organização. Nesse sentido, sua atuação assume a dianteira no que tange melhorias e otimizações de processos e procedimentos que envolvem a área de tecnologia da informação. 

Entre suas atividades está, por mais incrível que possa parecer aos olhos mais leigos, a atribuição de gerenciar os recursos humanos ligados aos setores de TI das empresas. Dessa forma, inclusive, o gestor de TI também lida com questões que possam envolver o controle de ponto. Ademais, só para citar algumas, a gestão de TI também assume responsabilidades como:

  • o controle sobre todos os serviços de sistemas operacionais e de banco de dados das corporações;
  • a responsabilidade de definir regras para utilização correta de sistemas;
  • gerenciar a infraestrutura física e lógica de todos os locais informatizados da empresa.

5. Oportunidades de carreira para gestor de TI no metaverso

O admirável mundo novo chamado metaverso também é um celeiro de oportunidades profissionais para o gestor de TI. A seguir, você confere um perfil sobre 5 dessas possibilidades.

1. Gerente de segurança da informação e riscos

A área de segurança da informação acompanha o avanço da digitalização. Dessa forma, já não há espaço para o mito de que a “web é terra de ninguém”. Com a chegada do metaverso, a tendência é que haja uma intensa concentração de esforços e investimentos para proporcionar ambientes integralmente seguros. 

Para atuar nessa área de segurança, o gestor de TI, terá que, no mínimo, ter conhecimento apurado em regras de segurança da informação e riscos. Afinal, a atuação nesse setor se concentra em orientar e supervisionar para que os processos de desenvolvimento de tecnologias e ecossistema sejam blindados contra falhas de segurança das informações.

Por fim, é importante frisar que o gerente de segurança de informação e riscos deve prever com precisão como as funcionalidades do metaverso serão utilizadas. Além disso, precisa associar às previsões aos componentes críticos de segurança, sistemas e etapas de fabricação de forma cirúrgica.

2. Especialista em segurança cibernética

A função aqui é avaliar e bloquear invasões em tempo real. Nesse sentido, cabe ao especialista garantir que as leis e protocolos definidos pelo time de segurança da informação sejam reavaliados e corrigidos. Logo, para atuar nessa área, é indispensável ter experiências em segurança cibernética e entender tudo sobre técnicas de sistemas.

3. Engenheiro de tecnologia de metaverso

O cargo de engenheiro de tecnologia de metaverso é, sem dúvidas, a possibilidade profissional mais desafiadora desta lista. Afinal, o gestor deve atuar como um construtor visionário, inovador e renovador, já que boa parte do que será construído nem sequer existe. Dessa forma, não é possível pegar algo pronto e orientar os setores de TI a desenvolver os processos de replicação.

Para atuar com engenharia de metaverso, o profissional deverá transformar ideias em tecnologia e soluções de produto, sempre respeitando as regras e protocolos de segurança do ambiente virtual. Sendo assim, o domínio sobre as mais variadas linguagens de programação, além de vivência com 3D e realidade virtual são habilidades indispensáveis para o exercício do cargo.

4. Desenvolvedores de avatares

Eis uma oportunidade profissional para o gestor de TI que tem seus flertes com as artes! Afinal, o cargo lida com os processos de personalização, criação e até mesmo customização de avatares para indivíduos e empresas. Para manejar as tarefas, é necessário lançar mão de habilidades com linguagens de programação, design e realidade aumentada.

5. Cientista de pesquisa em metaverso

O cientista do metaverso assume a responsabilidade de construir algo que se assemelha à teoria de tudo, de forma que o mundo seja integralmente visível e possa ser acionado de forma digital. As tecnologias desenvolvidas a partir desse trabalho científico serão as bases para a elaboração de jogos, anúncios, controle de qualidade, saúde conectada e muito mais.

Logo, estes devem possuir habilidades para manejos eficientes de dados, informações, estatística e ciência de dados.

Se você chegou até aqui, certamente já tem em mente as coordenadas para buscar sua oportunidade profissional para atuar como gestor de TI no metaverso. 

O cenário ainda é um pouco indefinido, mas a consolidação da existência dessa espécie de novo mundo caminha a passos largos. Dito isso, chegou a hora de dar início aos processos para desenvolver as habilidades técnicas necessárias para atuar na seara profissional “metaversiana” que você escolher seguir. Por mais que seja desafiador, o campo de atuação profissional para gestor de TI no metaverso é ainda mais promissor. 

Artigo publicado em parceria com https://genyo.com.br/blog/

Autor: Addee

Desde 2014, a ADDEE lidera a evolução do setor de TI no Brasil como distribuidora exclusiva da N-able. Com mais de 700 clientes, oferecemos soluções modernas e seguras, incluindo o N-able N-sight RMM, Cove Data Protection, N-able EDR e muito mais. Nosso compromisso com o atendimento ao cliente e valores de colaboração e transparência nos tornam uma parceira estratégica para otimizar a gestão de tecnologia, impulsionando resultados para as organizações.

Sair da versão mobile