Backup em fita ou em nuvem: qual a forma mais segura de armazenar dados?

Avance com a tecnologia e garanta a segurança de todos os dados

backup-em-fita

Você conhece empresas que ainda utilizam o Backup em fita? No dinâmico universo da tecnologia da informação, a segurança dos dados é uma preocupação central para as organizações.

O mundo viu uma evolução notável na forma como os backups eram realizados, desde métodos antiquados até soluções mais modernas e eficientes.

Dessa forma, a escolha entre backup em fita e backup em nuvem se torna crucial.

Como uma Empresa Prestadora de Serviços de TI, você precisa entender como as nuances dessa decisão são vitais para oferecer o mais alto nível de proteção de dados para os seus clientes.

O confronto: backup em fita vs. backup em nuvem

Em primeiro lugar, para compreender essa disputa, é essencial voltar no tempo e explorar como funcionavam os backups antigamente.

Por isso, saiba que não faz muito tempo que o backup em fita era mais acessível para grandes empresas, enquanto opções mais simples, como o pen drive, eram utilizadas por organizações de menor porte.

No entanto, a percepção do backup mudou significativamente à medida em que a tecnologia foi avançando e estabelecendo um mundo digital. Assim, as ameaças cibernéticas se intensificaram, impulsionando o surgimento de serviços em nuvem.

Hoje, o MSP é o profissional essencial na implementação da primeira camada de segurança de uma empresa: a proteção de dados.

Descubra a melhor maneira de proteger seus dados

Assim sendo, a segurança dos dados é uma preocupação constante, e a escolha entre backup em fita e em nuvem desempenha um papel importante nesse aspecto.

Afinal, as empresas ainda possuem receios em optar por uma tecnologia em nuvem, mantendo-se estagnadas no mesmo padrão por anos. Mas, o que elas devem entender, é que as duas opções podem realizar backup. Porém, a grande questão está na segurança e na capacidade de recuperação de dados.

Em outras palavras, embora ambas as opções ofereçam armazenamento de dados, o Backup em fita apresenta desafios significativos. Isto é, o armazenamento físico das fitas, a manutenção e os riscos operacionais, dificultam a recuperação de dados.

Como resultado, a falta de garantia na recuperação dos dados torna o backup em fita uma opção menos segura, especialmente no cenário atual de ameaças complexas.

Então, para que tudo fique mais claro, o primeiro passo é entender o papel das fitas nesse novo mundo tecnológico.

Qual o papel das fitas em um mundo digital?

Antes de tudo, explorando o papel das fitas em um mundo digital, é importante enfatizar que, embora em ambientes híbridos elas ainda possam ser integradas, estrategicamente, o backup em fita precisa ser reavaliado.

Dessa maneira, a migração estratégica do Backup para a nuvem é apontada como uma solução mais viável comercialmente. Ela também favorece muitos aspectos, como: a gestão e a automação dos dados em um ambiente cada vez mais digital.

Ao analisar o backup em fita, existem muitos riscos associados, como a falta de escalabilidade e eficiência na gestão.

Ao mesmo tempo que, embora tenha sido uma opção válida no passado, as demandas atuais requerem soluções mais ágeis e automatizadas, características atribuídas ao backup em nuvem.

Em conclusão, você deve ter reparado que o Backup em fita já não tem lugar nas corporações atuais. A migração para a nuvem deve ser imediata para garantir a proteção de dados e que a recuperação de desastres seja efetiva em grandes, médias e pequenas empresas.

Investir nesse tipo de solução, é o melhor caminho a trilhar. Veja no tópico abaixo, os benefícios de utilizar um Backup com tecnologia em nuvem.

Como a nuvem transformou o Backup de dados?

Com toda essa transformação digital, e em conjunto a do backup de dados, é evidente que muita coisa mudou com a ascensão da computação em nuvem.

As vantagens do backup em nuvem são mais assertivas, enfatizando a tríade de Segurança da Informação. Sendo ela: a confidencialidade, integridade e a disponibilidade como os pontos primordiais.

Dessa maneira, a capacidade de realizar processos com simplicidade de gerenciamento e escalabilidade, são atributos que tornam o backup em nuvem uma opção mais atraente para as empresas modernas.

Qual o futuro da proteção de dados?

Em suma, para falar sobre o futuro da proteção de dados, precisamos ter em mente que a estratégia de backup deve ir além da simples realização de cópias de dados.

A atenção deve ser voltada não apenas para o processo de backup, mas também, para a eficácia na recuperação.

Além disso, a continuidade dos negócios depende não só da prevenção, mas da capacidade de restaurar rapidamente os dados em caso de incidentes.

Em um mundo onde a segurança dos dados é essencial, a escolha entre backup em fita e em nuvem é uma decisão estratégica para os MSPs.

O backup em nuvem emerge como a opção mais segura, oferecendo não apenas segurança, mas também, simplicidade de gerenciamento, escalabilidade e automação.

O futuro da proteção de dados está respectivamente ligado à capacidade de adaptar-se a um ambiente digital em constante evolução, e o backup em nuvem se destaca como a solução que atende a esses desafios de maneira eficaz.

Portanto, ao seguir essa trajetória, você como MSP pode garantir não apenas a segurança, mas também, a continuidade dos negócios de seus clientes em um mundo digital dinâmico.

Solução em nuvem: conheça o Cove Data Protection

Para que você consiga automatizar tarefas e melhorar a eficiência de cada um dos processos, precisa de uma ferramenta que realize Backup e gestão. O Cove Data Protection, está aqui para facilitar a rotina de qualquer MSP!

Projetado especialmente para a nuvem, atua realizando Backup 3-2-1, a melhor estratégia para recuperação de dados atualmente.

Além disso, a solução acompanha arquivamento de backup sem custo extra, tornando o trabalho mais rápido e econômico.

Faça agora mesmo um teste do Cove Data Protection! É gratuito e você poderá comprovar pessoalmente tudo o que a ferramenta pode oferecer.

Os seus Serviços Gerenciados de TI precisam da solução líder de mercado disponibilizada no Brasil pela ADDEE. Não perca nem mais um minuto!

E para reforçar ainda mais seu conhecimento no ramo, baixe o E-book que mostra os 5 erros de Serviços Gerenciados que você pode estar cometendo. Conduza sua empresa com maestria e evite falhas óbvias.

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Sair da versão mobile