Quais são os benefícios de um servidor dedicado para a empresa?

servidor dedicado

Qualquer empresa é capaz de contar com um servidor dedicado por um investimento bem acessível, assegurando todas as vantagens que uma hospedagem como essa pode oferecer para o negócio. Mas, afinal, o que vem a ser um servidor dedicado?

Trata-se de um tipo de hospedagem em que a companhia garante um servidor no data center com total exclusividade. Isso quer dizer que uma customização das exigências.

Ficou interessado e quer saber quais são as principais vantagens do servidor dedicado para a sua empresa? Então continue acompanhando e confira! Boa leitura!

Mais flexibilidade

Certamente este não o principal fator de atenção da maioria, mas ter um servidor customizável e totalmente flexível pode ser essencial para o sucesso de aplicações online ou de sites. Um servidor dedicado garante a possibilidade de customização do modo que mais se adequar às necessidades. É possível ajustar o espaço em disco e o hardware por exemplo, de maneira bem aprofundada.

Você consegue customizar o seu ambiente de servidores a fim de atender demandas específicas. É possível escolher o software e a plataforma mais adequada para os seus projetos, por exemplo.

Melhor performance

O servidor dedicado favorece a performance de aplicações e de sites. O tráfego tende a ser menor quando comparado ao ambiente compartilhado, afinal, é uma solução exclusiva e isso, sem dúvidas, favorece a navegação, reduzindo significativamente o tempo de carregamento.

Por isso, o servidor dedicado diminui a demora de sites e de sistemas, contribuindo muito para a confiabilidade de visitantes e dos usuários.

Maior segurança das informações

A empresa, ao contratar esse tipo de servidor, tem acesso livre a um equipamento totalmente exclusivo para o uso de suas aplicações. Essa exclusividade vai garantir uma segurança enorme, tanto quanto às informações e dados de clientes e da empresa, quando ao desempenho do servidor.

Outro fator é que data centers apresentam mecanismos e processos que proporcionam a segurança dos dados, como geradores de energia, operação em redundância etc.

Recursos não compartilhados

Quando uma organização conta com um servidor dedicado, ela pode aproveitar o máximo desempenho que é oferecido com exclusividade a ela. Em contrapartida, um servidor compartilhado tende a limitar as possibilidades que a companhia tem para o uso de suas aplicações.

Assim, embora as empresas que oferecem servidores compartilhados contem com máquinas com vários núcleos de processamento, o desempenho nunca vai se comparar ao que um servidor dedicado é capaz de oferecer para a empresa.

Sendo assim, tanto aplicações quanto sites que precisam de um grande desempenho têm no servidor dedicado a solução mais perfeita para assegurar um bom funcionamento às suas necessidades.

Mais acessibilidade

O servidor dedicado, apesar de ser um investimento mais alto que o compartilhado, já tem um custo bem acessível atualmente, pois não é preciso investir muito em infraestrutura como antes.

Além disso, assim que se contrata um servidor dedicado, todos os custos relacionados à manutenção das máquinas ficam sob responsabilidade da companhia que foi contratada e isso, obviamente, tira os gastos com os profissionais de TI (Tecnologia da Informação). É uma forma bem acessível de conseguir essas vantagens sem descapitalizar o seu negócio.

Na prática, um servidor dedicado vai funcionar como um data center da própria organização. Isso porque ela pode configurar o serviço do modo que preferir, conforme as suas necessidades. Então, não deixe de adotar um servidor dedicado na sua empresa para que você possa usufruir dos benefícios que foram apresentados aqui!

E aí, o que achou do texto? Gostou? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de acrescentar algo? Aproveite para deixar o seu comentário e compartilhar as suas ideias conosco e com os demais leitores!

Autor: Luís Montanari

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile