Entenda mais sobre a importância da automação de relatórios

automação de relatórios

Indicadores de resultados, gráficos de situação e tabelas consistentes são pontos relevantes quando se pensa na automação de relatórios de TI. Informações são um ativo valioso que permitem a operacionalidade contínua dos serviços de tecnologia em uma organização. Nesse sentido, o gestor de TI deve ter consciência de que o trabalho dos técnicos é uma fonte valiosa de dados operacionais, táticos e estratégicos.

A automação dos relatórios tem uma relevância ímpar, tendo em vista que consolida rapidamente os dados mais relevantes sobre os serviços executados pelas equipes de TI. Além disso, estamos na Era Digital e a habilidade de manipular grandes massas de informações é um bom diferencial competitivo. Os modelos de negócios mudam cada vez mais rápido e isso reforça a importância do papel dos gestores de TI. Continue a leitura para mais detalhes.

O que é a automação de relatórios?

Trata-se de um conceito para descrever e detalhar como se dá a coleta, o tratamento, a consolidação e a utilização de dados produzidos pelas equipes de TI de acordo com as estratégias da alta administração. Essa é uma abordagem que preza pelo controle da qualidade das informações geradas pelos seus técnicos. O intuito é acelerar essas rotinas para que os gestores de TI consigam direcionar esforços para as demandas mais prioritárias e, assim, agregar valor para o negócio.

A capacidade de automatizar o tratamento de dados gera agilidade para as tomadas de decisões sobre os investimentos em tecnologia. Ficou interessado no assunto? Então, confira os parágrafos a seguir e entenda mais sobre a importância de uma boa automação de relatórios para a TI da sua empresa. Venha comigo e boa leitura!

Inventário de dispositivos

Os investimentos em tecnologia movimentam quantidades consideráveis de recursos financeiros. O gestor de TI deve ter uma visão apurada sobre quais itens de hardware e software terão mais impacto no orçamento. Por meio da automação de relatórios, é possível otimizar ainda mais as coletas de informações para o inventário de dispositivos. Trata-se de uma consequência direta dos conceitos de RMM (Remote Monitoring and Management).

Integridade do backup

A automação de relatórios surge a partir de rotinas amadurecidas pela sua equipe de TI. Logo, permite um maior controle das atividades dos seus técnicos. A geração de dados consistentes requer etapas facilmente rastreáveis para se conseguir identificar eventuais focos de problemas. Esse contexto favorece a integridade das suas cópias de segurança visto que possibilita monitorar de perto o armazenamento das informações relevantes.

Relatórios de hardware e software

Trata-se de uma boa prática da gestão de TI. A automatização dos relatórios de hardware e software permite a atualização contínua das informações utilizadas pelas equipes de suporte de TI. Esses dados melhoram a rastreabilidade dos itens de configuração, equipamentos, aplicativos e servidores de bancos de dados da infraestrutura da sua empresa.

Auditoria de usuário

Os usuários dos serviços de TI têm uma influência considerável no engajamento e motivação da sua equipe de TI. Por meio da automação de relatórios, consegue-se visualizar quais foram os atendimentos mais problemáticas, os setores mais dependentes da tecnologia e as demandas técnicas mais urgentes. Essas informações permitem a melhoria contínua da atuação do seu help desk.

Enfim, estes são os aspectos relevantes quando se fala em automatização dos relatórios de TI. Vale lembrar que eles possuem os seguintes formatos: CSV, XML e PDF. Os arquivos CSV são semelhantes às tabelas em Excel. O relatório XML se comunica de forma transparente com sistemas de informações configurados com linguagens de programação distintas. Já o PDF é um arquivo não editável por terceiros.

A automação de relatórios possui uma importância considerável para a rotina da sua equipe de TI. Gostou do artigo? Então, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar! Será um prazer te atendê-lo!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile