Guia completo de automação de processos em TI

A transformação digital apresenta vários desafios para os profissionais de TI, afinal, em um mar de novas tecnologias, é preciso ter sabedoria e conhecimento para escolher as que melhor se adaptam às rotinas de cada empresa. Só há um ponto de convergência que une todas as opções, a importância que os dados tomaram para as decisões estratégicas dos negócios. Para que os dados sejam colhidos e estruturados da maneira correta, o gestor deve contar com dois fatores: inteligência artificial e automatização de processos. A automação de processos faz parte da transformação digital como um todo, mas tem um papel determinante para que o gestor tome decisões estratégicas e enxergue todas as oportunidades que o mercado apresenta. No setor de TI, é possível reduzir consideravelmente a margem de erro, com a automação de tarefas críticas e que tem impacto em toda a infraestrutura, como o backup e recuperação, por exemplo. Para…

Guia completo para a redução de custos operacionais em TI

Um dos grandes desafios dos gestores de TI é alinhar os custos do setor ao orçamento da empresa, ou seja, produzir mais sem se tornar mais custoso. Em geral, a área de tecnologia da informação opera com um orçamento mais enxuto, principalmente em empresas que não têm a TI como núcleo do negócio. Com a transformação digital isso tem mudado, pois o setor passou a ter um papel mais estratégico dentro da empresa. Com isso, a redução de custos operacionais em TI agora foca na otimização e na produtividade. Nesse cenário, não há mais o corte de orçamento puro e simples, mas uma necessidade de ganhar desempenho utilizando as melhores ferramentas que a tecnologia oferece e que evoluem a cada ano. Uma simples modificação, como a adoção de um software como serviço ou a virtualização do banco de dados, pode significar uma redução drástica de custos e proporcionar vantagens como…

Acesso remoto através do VNC: entenda os riscos em um servidor

O acesso remoto através do VNC é uma demanda técnica bastante corriqueira nas empresas hoje em dia. Estamos na Era Digital e precisamos adaptar nossos modelos de negócios às inovações tecnológicas do mercado. Entender um pouco mais sobre Segurança da Informação e RMM (Remote Monitoring and Management) pode evitar muitos problemas futuros e ainda melhorar a rentabilidade das suas estratégias de longo prazo. Servidores hospedados em data centers oferecem estrutura para que os negócios se mantenham em funcionamento constante. A utilização remota de aplicativos já é uma realidade que permite o melhor aproveitamento das estações de trabalho da sua empresa. Contar com a ajuda de especialistas é uma forma de não onerar o seu pessoal com demandas técnicas e ainda direcionar seus esforços para os projetos mais prioritários. Ficou interessado no assunto? Então, aprenda mais sobre acesso remoto através do VNC e entenda sobre os seus riscos nos servidores! O…

RTO e RPO: entenda o que são e quais são as diferenças entre eles

Para uma empresa ter uma rotina eficiente e uma infraestrutura de TI sólida, é necessário dispor de uma política de backup e recuperação de dados. Ela é norteadora dos gestores de TI e garante a recuperação dos dados de forma otimizada, sem prejudicar a produtividade da empresa e, assim, evitar perdas e extravios de informações importantes. Por isso, é importantíssimo os profissionais de suporte dominarem essas técnicas para garantir a boa execução do backup e recuperação e assegurar uma margem de erro segura para o caso de ameaças ou instabilidades. Os conceitos de RTO e RPO indicam o caminho a seguir para que todo o processo de recuperação de dados seja bem planejado, principalmente, em relação ao tempo. Quer conhecer mais a fundo esses dois conceitos? Continue a leitura! O que é RPO? Qual é a margem de perda de dados que uma empresa pode ter sem afetar as operações vitais? O RPO, sigla em inglês para Recovery…

Por que manter meus softwares atualizados?

Os computadores são compostos por duas partes: o software — conjunto de programas — e o hardware — constituído pelos componentes físicos. Como os softwares são os responsáveis por permitir a execução de tarefas específicas, comandando, assim, todo o funcionamento e a lógica dos computadores, é bem importante que eles estejam sempre atualizados, não é mesmo? De acordo com uma pesquisa da empresa de segurança F-Secure, 94% das pequenas e das médias empresas nem sempre cuidam da segurança dos softwares e acabam por colocar os negócios em risco ao deixá-los desatualizados. Apenas 59% das organizações disseram atualizar os softwares com certa frequência. Ainda segundo a pesquisa, 63% assumem ter os recursos necessários para realizar essas atualizações. Diante dessa realidade, como você, profissional de tecnologia da informação, deve atuar para convencer as empresas sobre a importância de investir em softwares atualizados e, ainda, como técnico de TI, ajudar para que os softwares de seus…

Vendas e marketing para TI: o guia completo

Se você é um profissional de TI e trabalha com negócios B2B, sabe a importância das estratégias de longo prazo para estruturar um negócio. A mesma estratégia deve ser utilizada quando estamos falando de vendas e marketing. O consumidor está cada vez mais exigente e o mercado mais concorrido, portanto, é necessário que haja foco em prospectar clientes — e mantê-los. Um acordo no setor de tecnologia da informação só acontece depois de muita análise a avaliações de valores não só monetários, mas dos impactos que seu produto ou serviço causará no negócio principal do cliente. É lógico que o nosso objetivo é o aumento de receita e crescimento. Mas para que consigamos atingir isso, as estratégias de marketing e vendas precisam ser certeiras para conquistar o nosso público-alvo sem gastar demais. Queremos ajudar você nessa missão! Por isso, criamos este post para apresentar as principais técnicas de vendas e marketing e manutenção de clientes para o seu…

Serviços gerenciados de TI: o guia completo

As transformações digitais mudaram drasticamente os modelos de negócio em diversos ramos de atuação. Hoje, até mesmo pequenas empresas necessitam de infraestruturas completas de tecnologia para permanecer em funcionamento. Para manter todo esse ambiente estável e funcional surgiram os serviços gerenciados de TI. Esse novo modelo de gestão é uma evolução do antigo. Em suma, vem para atender às novas demandas do mercado, com a montagem de diversos ambientes diferentes entre si, mas que necessitam de integração. Portanto, com o intuito de esclarecer de uma vez por todas o que são os serviços gerenciados de TI e como eles funcionam, nós criamos este guia completo sobre o assunto. Continue a leitura e confira! A definição de serviços gerenciados de TI Com o surgimento e adoção de novas tecnologias por parte das empresas, o setor de TI acabou por ficar saturado. Como consequência, sua gestão tornou-se um desafio gigante para todos…

Você sabe a importância do backup gerenciado? Entenda!

O backup nada mais é que a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento para outro, para que sejam restaurados em caso da perda dos originais. Pois bem, esse é o conceito mais simples, mas você já ouviu falar no conceito de backup 3, 2, 1? Mais importante que garantir o backup seguro e sigiloso dos seus clientes, é preciso que o backup atenda à estratégia conhecida como 3, 2, 1. Vamos explicar aqui o que isso significa. Primeiro, o backup deve ser composto por três cópias de dados, sendo que duas dessas cópias têm de estar gravadas em duas mídias diferentes — disco rígido externo ou mesmo em nuvem, por exemplo — e, pelo menos, uma delas deve estar em segurança fora do ambiente corporativo. É importante entender ainda que qualquer solução de backup precisa ter validação, monitoramento e gerenciamento próximo, sendo ele obrigatório e diário. Caso não seja…

SolarWinds® RMM – Alternar entre as sessões de um Terminal Server (RDP) via Take Control

SolarWinds® RMM – Alternar entre as sessões de um Terminal Server (RDP) via Take Control Última Modificação: 14/09/2020 Descrição: Este artigo descreve como alternar entre as sessões de um Terminal Server (RDP) via Take Control Ambiente: SolarWinds RMM Solução: Inicie uma conexão remota através do Take Control para o dispositivo pretendido;No canto Superior Esquerdo do Take Control Clique no item “Desktop Remoto”;Selecione o item “Ver” e na sequência “Alterar Sessão TS” e todas as sessões serão listadas; Selecione a sessão na qual você deseja prestar suporte/visualizar; Exemplo: OBS: As sessões estarão disponíveis quando ao menos um usuário estiver conectado no dispositivo definido como Terminal Server.

Saiba como aumentar as habilidades em vendas de TI

As habilidades comerciais são fundamentais para garantir boas estratégias de consolidação de um negócio que deseja aumentar suas oportunidades em vendas de TI. Mas, os prestadores de serviços ainda demonstram dificuldades para desenvolver suas habilidades comerciais. Na Pesquisa de Mercado 2019 – Prestação de Serviço de TI realizada pela ADDEE, 25% dos participantes responderam que o maior problema enfrentado pela empresa é provar o valor de seus serviços ao cliente. Inclusive, essa barreira acarreta em baixa rentabilidade e faturamento, sendo esse o problema que liderou nas respostas da pesquisa. Nesse sentido, a IDC Brasil divulgou no início de fevereiro projeções positivas para o mercado de TI em 2020. Portanto, mesmo diante do cenário atual, segundo a pesquisa, o setor de TI deve seguir com alta de 5,8% neste ano. Aqui, temos uma grande oportunidade para os MSPs e todos esses dados confirmam que é o momento ideal para o MSP mostrar seu valor. Neste artigo, vamos te mostrar como fazer isso! A importância de ter uma boa estratégia em vendas de TI A transformação…