Veja como o modelo break-fix pode atrapalhar o aumento de lucratividade no suporte de TI

Saiba quais fatores atrapalham sua produtividade e te impedem de ganhar mais

Vendas e Marketing

Você já parou para pensar como o modelo break-fix pode estar limitando o seu crescimento e impedindo o aumento de lucratividade no suporte de TI?

Hoje, vamos mostrar que você pode ganhar muito mais ao apostar nos Serviços Gerenciados.

Ficou curioso? Então, continue lendo o texto e saiba mais!

Break-fix X Serviços Gerenciados

Sem dúvida, antes de começar a falar sobre o lucro, vamos destacar o que diferencia os dois modelos de trabalho.

Para começar, o break-fix é o estilo mais tradicional, que atende sob demanda e em caráter emergencial. Ou seja, ele atua em situações de consertos, de ataques e de problemas na rede.

Então, quando surge algum imprevisto, o técnico tenta prestar apoio por telefone e, geralmente, precisa ir até o local onde o dispositivo que apresentou falha está localizado.

Mas, a evolução do mercado junto à transformação digital, fez com que este modelo ficasse para trás, já que os profissionais que desejam acompanhar o ritmo do setor e das inovações tecnológicas, precisam ser mais proativos em seus processos.

Sendo assim, os Serviços Gerenciados de TI oferecem a proatividade necessária. Assim, o MSP atua de forma preventiva e estratégica, gerenciando e monitorando a infraestrutura do cliente de forma remota e, não apenas resolvendo problemas, mas, também, evitando que eles surjam.

Então, o que era visto como uma tendência para o futuro, tornou-se essencial para prestadores de serviços de TI, que desejam crescer no presente, oferecendo trabalhos mais precisos, seguros e muito proativos.

Como o modelo break-fix prejudica o aumento de lucratividade no suporte de TI?

Chegou a hora de entender como seu aumento de lucro no suporte de TI pode estar sendo comprometido com o break-fix. Confira os fatores que impedem que você ganhe mais:

Deslocamento

Para começar, entre as maiores desvantagens do modelo de trabalho, está a cultura reativa, que não se preocupa em monitorar e gerenciar a rede do seu cliente, atendendo apenas os chamados de emergência.

Mas, justamente por não trabalhar de forma remota, o deslocamento para ir até a empresa do usuário, tem um custo, incluindo gasolina, refeições e outros gastos.

Ausência de SLA

Além do próprio deslocamento, o tempo para ir até o local, também, tem um valor e poderia ser convertido em mais produtividade no dia a dia.

Aliás, como o break-fix não atua com SLA, não existe um bom plano para definir o que é prioridade, fazendo com que a rotina fique desalinhada, impedindo que você feche novos acordos.

Precificação

A forma de precificar de quem atua com break-fix é outro fator que impede o aumento do lucro no suporte de TI. Pois, o técnico cobra por hora e recebe de acordo com as demandas que surgem.

Além de ser desvantajoso financeiramente, esta forma de trabalhar pode custar caro para o cliente, que não tem o monitoramento constante e pode sofrer com ataques que poderiam ser evitados.

Mas, atuando com Serviços Gerenciados, você passa a cobrar por dispositivo e consegue aumentar o lucro, além de promover mais segurança e proteção para seus parceiros.

Trabalho apenas físico

Neste momento, em que muitas empresas migraram para o esquema de home office, os MSPs continuam lucrando, já que realizam o trabalho de maneira remota, fato que não acontece no modelo break-fix.

Por isso, ganham mais dinheiro, através de uma solução que proporciona monitoramento eficiente a qualquer momento e lugar.

[GESTÃO, VENDAS E MARKETING] O modelo break-fix pode impedir a sua lucratividade? Descubra agora!

Aumento de dispositivos

Trabalhando como break-fix, caso o serviço aumente, é necessário contratar mais profissionais para dar conta do recado. Com isso, é muito mais difícil elevar o lucro. 

Mas, com os prestadores de Serviços Gerenciados de TI isso não acontece. Pois, é possível ter mais lucratividade, através do número de dispositivos gerenciados. 

Ou seja, o modelo de trabalho e o apoio de uma ferramenta eficaz, permitem que você aumente a produtividade da sua equipe e tenha mais tempo para atender os novos clientes que possam surgir.

Aliás, isso aconteceu com um de nossos clientes, a empresa parceira SLTECH. Confira o depoimento a seguir:

“Em 1 ano após adotar a ferramenta da ADDEE, conseguimos um crescimento bem expressivo, saindo dos 400 ativos para 1000 atendidos. Atualmente, a SLTECH já gerencia 1600 ativos e crescendo”.

Vantagens dos Serviços Gerenciados para sua rotina

Como você viu ao longo do texto, é possível lucrar mais no suporte de TI, deixando o break-fix e apostando no modelo proativo de trabalho.

Mas, além deste fator, vamos destacar quais vantagens você e o seu cliente podem ganhar com a prestação de Serviços Gerenciados de TI. Conheça as principais: 

Atualização constante

Os Serviços Gerenciados de TI podem te ajudar a implementar novas tecnologias com mais facilidade e rapidez, através de scripts automatizados, patches e outros recursos.

Prevenção de riscos

Trabalhar de forma preventiva é um dos grandes benefícios do modelo de trabalho. Com ele, é possível gerenciar os riscos em tempo real e evitar que os problemas aconteçam e prejudiquem a infraestrutura do seu cliente. Pois, os perigos são detectados antes mesmo de surgirem, garantindo mais tranquilidade para a sua rotina.

Segurança

Sem dúvida, a segurança é um dos grandes pilares dos Serviços Gerenciados de TI. Afinal, ao atuar desta maneira, você consegue traçar um bom plano para evitar os riscos e recuperar os desastres, através do monitoramento preciso, que pode ser realizado a qualquer hora e lugar.

Produtividade

De fato, ao trabalhar como MSP, você pode conquistar mais produtividade. Aliás, os Serviços Gerenciados de TI, conforme já citamos, diminuem os riscos de falhas que podem comprometer os dispositivos de seus clientes.

Desse modo, as taxas de inatividade dos sistemas caem, garantindo que o seu dia a dia e o de seus parceiros não seja prejudicado.

Além disso, com a automatização dos processos, você consegue eliminar esforços em ações simples. Assim, dedica mais tempo para atividades que dependem da sua visão estratégica, por exemplo.

Competitividade

Por fim, todas as vantagens citadas acima são importantes para que você conquiste mais competitividade. Afinal, o modelo de trabalho oferece melhores condições, abrindo as portas para novas e boas oportunidades.

Gostou de saber o que pode estar te impedindo de ganhar mais no suporte de TI?

Então, fale com um de nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar a migrar para os Serviços Gerenciados!

Autor: Luís Montanari

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

Sair da versão mobile