Como realizar o backup e recuperação de sistemas?

Veja a importância de contar com um sistema de backup e como realizá-lo

backup e recuperação

Com um mercado altamente competitivo, é fundamental que o Prestador de Serviços Gerenciados disponha de soluções sólidas e práticas aos sistemas de backup e recuperação das empresas. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo especial, em que discorremos sobre todos os detalhes do tema, com enfoque especial em como recuperar dados na nuvem.

Dessa maneira, demonstraremos o amplo leque de possibilidades presentes nas soluções privadas. Desse modo, apresentando o conceito de recuperação de dados de maneira completa e técnica. Acompanhe esta leitura para descobrir a relevância do tema e entender a relevância na sua operação!

Qual a importância dos sistemas de backup como um serviço da sua empresa?

Em um primeiro momento, é fundamental que se entenda a disponibilização do backup e, principalmente, uma oportunidade de faturamento ao seu negócio. Afinal de contas, os investimentos corporativos em proteção ativa e passiva só têm subido nos últimos anos. Desse modo, mostrando-se como uma das tendências mais claras ao futuro da tecnologia da informação: o investimento massivo em segurança e privacidade.

É justamente nesse contexto que se entende que o backup só tem valor se for possível restaurar dados, e a única forma de atingir isso é, obrigatoriamente, fazendo o acompanhamento dos processos. Por isso, o Prestador de Serviços deve garantir que os dados possam ser recuperados e, para isso, é preciso que todas as falhas sejam identificadas e corrigidas de forma imediata por meio do monitoramento e gerenciamento constantes.

Exemplo

Por exemplo: o backup é basicamente uma cópia diária dos dados de um equipamento, que serão levados para outro ambiente. Assim, é preciso conferir se ocorrem erros nas transferências para captar o exato momento em que os dados estarão sincronizados, podendo ser, então, restaurados.

Isso porque, se ocorre um erro hoje, por exemplo, o Prestador de Serviços precisa analisá-lo antes do próximo backup, que será amanhã. Portanto, ao restaurar, é preciso ter certeza do que foi realizado na versão atual. Para evitar problemas, já existem algumas ferramentas que permitem criar vários versionamentos dos dados do backup. Então, adote uma que garanta 90 versões diferentes do mesmo arquivo.

Mas esse exemplo está longe de ser suficiente. Existem outros processos realizados pelo seu time e características que o software precisa ter para que seja realmente prestado um serviço de backup gerenciado. Os técnicos precisam monitorar o funcionamento do software o tempo todo para garantir sua eficácia. Portanto, o backup gerenciado é uma soma de fatores entre equipe e tecnologia.

Existe uma enorme demanda no mercado por empresas de TI que realmente executem esse serviço. Por isso, mais do que oferecer a simples cópia de dados, é preciso argumentar e demonstrar o valor do backup gerenciado, que vai além de simplesmente transferir informações de um local para o data center.

O que é disaster recovery?

É importante entender a diferença entre recuperação de desastres e recuperação de sistemas. A recuperação de desastres diz respeito à recuperação total do ambiente de sistemas de uma empresa: é a recuperação total de um servidor, com todos os softwares envolvidos, bem como arquivos, usuários e credenciais.

Já a recuperação de sistemas é a recuperação de dados de determinado software, como o ERP ou mesmo o Customer Relationship Management (CRM), que acontece de forma isolada. Essa recuperação envolve o backup do sistema específico. Assim, se o backup oferecido pelo Prestador de Serviços Gerenciados incluir a recuperação de desastres, a restauração de todo o ambiente operacional ocorrerá em cerca de apenas 2 horas.

Além de realizar a restauração dos dados em um terço de tempo, o recovery de sistemas também oferece muito mais qualidade ao backup se comparado ao ambiente tradicional, em que o cliente teria de instalar um sistema operacional para realizar a restauração manualmente.

Qual o papel da nuvem no backup e recuperação de sistemas?

A certo modo, as tecnologias de armazenamento virtual representaram um marco na comunidade tecnológica. Apesar de ser uma solução popular e funcional ao consumidor comum, é para as empresas que a nuvem presta sua melhor utilidade, garantindo o armazenamento seguro e fisicamente inviolável de sua integridade.

Isso acontece por um motivo bem pontual: por melhor que seja a infraestrutura da empresa, sempre existirá a possibilidade de acontecerem ameaças físicas, como inundações, incêndios, curtos-circuitos, entre outros desastres que podem comprometer a segurança dos dados dos clientes.

Garanta a segurança dos dados

Por conta disso, a nuvem é a única forma de garantir que os dados estarão armazenados e seguros após o backup, mantendo sua total integridade. Um exemplo clássico de como essa tecnologia atua de forma bastante eficiente é o ataque terrorista às torres gêmeas, em Nova Iorque, em 11 de setembro de 2001.

A maioria das empresas de operações financeiras mantinha dados nas duas torres do World Trade Center, ou seja, costumava realizar o backup de uma torre para a outra. Como as duas foram destruídas durante o ataque, essas companhias amargaram a perda total dos seus dados.

Apenas o Banco de Nova Iorque utilizava uma solução de proteção de dados em nuvem, fora do local atingido pelos ataques. Contudo, as instalações do site do banco usavam o mesmo provedor de energia e internet do site primário e, portanto, os fornecedores também foram afetados pelo atentado. A parada do serviço acabou inviabilizando a ágil restauração do data center.

Podemos dizer que os ataques de 11 de setembro mudaram a trajetória das estratégias de proteção de dados. Os executivos de TI perceberam que era preciso estar preparado até para o improvável, trazendo, assim, as soluções de disaster recovery ao centro das discussões. Esse é um ótimo argumento para você, Prestador de Serviços Gerenciados, mostrar a importância do uso da nuvem no trabalho de backup e recuperação.

Como recuperar dados da nuvem?

Mas é justamente nesse ponto que os gestores corporativos passam a questionar a eficiência do backup em nuvem. Afinal de contas, é bastante natural que os clientes, após um ataque, exijam a recuperação imediata dos serviços como uma forma de minimizar os prejuízos inerentes à ociosidade.

Para estes, é minimamente lógico pensar que a mídia física dispõe de um despejo mais rápido de informações, capaz de colocar a operação de pé novamente em um curto período. Mas é nesse contexto que uma desenvolvedora líder no segmento, como a N-able, interpreta que não existe a melhor solução isolada, mas a melhor solução combinada.

Foi sob esse pretexto que a empresa desenvolveu um software de backup híbrido, que combina as particularidades e vantagens da mídia física e virtual, para tanto acelerar o processo de armazenamento quanto o de recuperação. Por conta disso, restaurações gigantescas podem ser realizadas em questões de minutos em vez de horas. Assim como em uma solução isolada, que depende exclusivamente de um sistema de backup físico ou virtual.

Grosso modo, essa recuperação híbrida acontece por meio da alocação inteligente de arquivos e sistemas mais sensíveis e urgentes na nuvem e/ou em uma workstation NAS, a depender da estratégia escolhida pela empresa. Além disso, vale lembrar que o Cove Data Protection ainda oferece a exclusividade do recurso de Destino de Recuperação na Nuvem, com uma infraestrutura externa e imediatamente disponível à restauração dos sistemas mais críticos da sua operação.

[BACKUP & RECUPERAÇÃO] O que é recuperação de desastre?

Quais são os diferenciais da solução oferecida pela ADDEE?

Oferecer uma solução de backup em nuvem no Brasil esbarra em um enorme obstáculo: a velocidade de internet banda larga. O país está na 9ª posição na lista das piores conexões, empatado com o Vietnã (com 2,9 Mbps), segundo estudo divulgado pela empresa de tecnologia americana Akamai.

No entanto, lembre-se de que o que determina a velocidade de backup não é só a exclusividade do seu link. Mas, principalmente, a tecnologia dentro da aplicação de backup, que vai além da qualidade da banda larga propriamente dita.

Para além disso, também vale lembrar que a maioria das conexões corporativas brasileiras não conta com a velocidade média apresentada acima, dispondo, muitas vezes, de soluções em fibra ótica com boa largura de banda. Agora, descubra as tecnologias diferenciais da solução comercializada pela ADDEE!

Desduplicação de dados

Caso o cliente receba um arquivo que tenha sido salvo em duas pastas diferentes no mesmo servidor, essa tecnologia é capaz de verificar que os dois arquivos são iguais, fazendo com que apenas um seja armazenado.

Portanto, com essa solução o cliente pode ter 100 bytes iguais no servidor. Mas, a tecnologia sempre identifica bytes exatamente iguais, descartando e impedindo a repetição.

Scan & Hash

Com o Scan & Hash é possível fazer uma única verificação dos dados, que só acontece no primeiro backup, sendo que a maioria das outras soluções disponíveis no mercado faz um scan a cada backup.

Essa tecnologia deve ser usada como aliada para o controle de todas as possíveis mudanças que acontecem durante a realização do backup.

Gabinetes (arquivos de 8 MB)

Os Gabinetes comportam a transmissão de arquivos de até 8 MB de uma só vez. Assim, gasta-se menos tempo com a realização da cópia de arquivos, já que ela acontece de uma só vez.

Sem essa tecnologia, o processo costuma ser lento e não escalável, aumentando a latência entre o local de origem e de destino dos dados.

True Delta

O True Delta é uma solução de backup gerenciado que faz a restauração de 12 GB de dados no data center. Ele observa os dados locais e os dados transferidos para a nuvem, baixando e restaurando apenas a diferença. Com essa solução, caso seja preciso recuperar dados de dias anteriores, é possível apenas restaurar a diferença. Dessa forma, poupando tempo e fazendo uma recuperação mais ágil.

Backup Accelerator

Na realidade, essa é uma funcionalidade apêndice da True Delta, que é uma solução autoral e exclusiva ao produto da N-able. A aceleração dos backups ocorre por conta da constante atualização dos arquivos gravados. Para explicar essa função, é fundamental comparar com as alternativas concorrentes.

As soluções de backup convencionais realizam novas e periódicas seções de backups, de tempos em tempos, drenando recursos computacionais e de rede da operação sempre que é necessário armazenar uma nova leva de arquivos. Já a solução da ADDEE conta com a boa e velha lógica de programação para resolver esse problema de uma maneira elegante e transparente.

Como funciona?

Basicamente, a solução realiza novos backups a cada alteração nos arquivos. Com isso, o sistema é constantemente atualizado em pequenos fragmentos, mantendo o arquivo de recuperação o mais “fresco” possível. Com isso, o software da ADDEE elimina dois problemas de uma vez só:

  • a drenagem de recursos, que não acontece mais por conta da fragmentação mínima das atualizações;
  • os arquivos perdidos, causados por um incidente que tenha acontecido dentro de uma janela de tempo em que ainda existiam arquivos a serem armazenados.

Sendo assim, podemos concluir que, para realmente oferecer um serviço gerenciado aos seus clientes, é preciso contar com uma ferramenta desenvolvida exclusivamente para você. E, além disso, que combine essas quatro tecnologias. Por isso, é importante perceber que uma solução desse nível permite escalar o serviço de backup e recuperação, gerando mais e melhores oportunidades de negócios.

Gostou deste post explorando os sistemas de backup e esclarecendo como recuperar dados na nuvem? Então aproveite para aprimorar a qualidade dos serviços prestados, entrando em contato com a nossa equipe e descobrindo a melhor solução para suas operações!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile