7 benefícios do acesso remoto em segundo plano

Acesso remoto em segundo plano: confira 7 benefícios

Para muitos modelos de negócios o acesso remoto em segundo plano é uma tarefa ainda complexa. Por isso, contar com a ajuda de técnicos especialistas pode ajudar bastante e automatizar as rotinas internas da sua empresa. Esse esforço integrado mantém os seus softwares atualizados e dentro das melhores práticas de segurança da informação.

O prestador de serviços de TI é um agente fundamental para que você visualize as potencialidades que a tecnologia pode proporcionar. É interessante também conhecer um pouco mais sobre os termos técnicos como VCIO, Ransoware e Customer Onboarding. A ideia é se familiarizar cada vez mais com esse vocabulário específico e se manter por dentro das tendências sobre tecnologia.

Ficou interessado no assunto? Conheça agora os 7 benefícios do acesso remoto em segundo plano.

O que é acesso remoto em segundo plano?

Trata-se de uma ferramenta para você acessar um servidor privado por meio de outro computador não conectado à sua rede interna fisicamente. Desse modo, essa conexão utiliza o conceito de VPN (Virtual Private Network) e cria um meio de comunicação com tunelamento de dados por meio dos canais da internet. O objetivo é conseguir acesso aos telefones, tablets, e-mails e arquivos corporativos fora do local de trabalho e, assim, agilizar o serviço dos seus funcionários.

O monitoramento e gerenciamento remoto de redes e computadores são atribuições complexas, mas que beneficiam o trabalho de todos os setores da sua empresa. Essas atividades em background criam condições para que os usuários possam trabalhar sem interrupções por problemas técnicos e de infraestrutura.

Na prática, o acesso remoto em segundo plano otimiza o funcionamento dos dispositivos de rede sem deixar brechas de segurança da informação. Com isso, pode-se compartilhar a tela do seu notebook em palestras e treinamentos em tempo real. Além disso, consegue-se também atualizar os sistemas internos e configurações remotamente. Toda essa dinamização das rotinas técnicas decorre do conceito de RMM (Remote Monitoring Management).

O Cloud Computing pode ser uma boa alternativa ao acesso remoto?

Se você se interessa pela possibilidade de mediar informações à distância, uma boa alternativa ao acesso remoto é o Cloud Computing. Pois, enquanto um modelo depende de equipamentos físicos como dispositivos e servidores, o cloud utiliza o poder de processamento de servidores na nuvem.

Sendo assim, o usuário necessita somente de um navegador e uma boa conexão para acessar os arquivos que precisa.

Portanto, o Cloud Compunting é uma opção flexível, segura e eficiente para ambientes corporativos, já que a ferramenta permite fácil acesso aos usuários autorizados e, ao mesmo tempo, fornece mais segurança de informações e elevado poder de processamento.

Benefícios de adquirir um acesso remoto em segundo plano!

Com base em tudo o que falamos ao longo desse artigo, você já deve ter percebido que um acesso remoto em segundo plano pode ser uma opção muito atrativa para os profissionais da área de TI.

Essa tecnologia, é capaz de oferecer uma série de benefícios. Abaixo, listamos alguns deles para que você conheça. Então, continue a sua leitura e confira!

1. Otimização de serviços

O acesso remoto em segundo plano otimiza a prestação dos serviços de TI na sua empresa. Na maioria das vezes, os técnicos não precisarão se deslocar até o computador com problemas e conseguirão resolver muitas coisas à distância.

A ideia do antivírus gerenciado é justamente manter as estações de trabalho atualizadas e com as configurações padrão. Sendo assim, realiza-se essa demanda remotamente. O gerenciamento dos patches de segurança também segue essa mesma lógica.

2. Aumento da produtividade da equipe de TI

Uma consequência direta dos serviços otimizados. Por meio da assistência remota em segundo plano o técnico de TI acessa os computadores com problemas e já pode pensar nas soluções enquanto realiza outras tarefas.

O monitoramento remoto controla o funcionamento da sua rede interna o tempo todo. Com isso, é possível identificar os horários do expediente mais problemáticos e as manutenções necessárias. Assim, consegue-se, por exemplo, realizar restores de dados rapidamente no caso de algum incidente ou pane. Pode-se medir essa produtividade por meio dos indicadores de TI.

3. Controle mais seguro dos ativos de rede

Um bom plano de TI deve incluir rotinas de controle dos ativos de rede. Trata-se de uma demanda contínua para evitar problemas técnicos no futuro. Por meio do acesso remoto em segundo plano a equipe de TI consegue visualizar quais estações de trabalho, impressoras e servidores de aplicação precisam de um acompanhamento mais pontual.

A ideia aqui é manter a infraestrutura sempre mapeada e pronta para eventuais mudanças. São controles internos para evitar demandas reativas e inesperadas.

4. Atendimentos instantâneos

O acesso remoto em segundo plano viabilizou o trabalho dos técnicos de TI à distância. Com isso, caso um usuário tenha algum problema no computador, consegue acionar a Central de Serviços e resolver muitos problemas instantaneamente.

Com um diagnóstico rápido, o atendimento é mais efetivo e exige bem menos interações. Todo esse esforço contribui para a melhoria dos SLA e reforça a relevância de contar com a ajuda de especialistas para a resolução daquelas demandas mais complexas.

5. Mobilidade

Uma consequência direta da Transformação Digital no mercado de TI. Os modelos de negócio estão mais dinâmicos e otimizados. O trabalho remoto já é realidade e profissionais como designers, programadores, gerentes de produtos, assistentes virtuais e testadores conseguem entregar suas demandas de qualquer lugar.

Não é preciso mais se deslocar até a sede física da empresa para poder trabalhar. Com uma conexão de internet e uma VPN, pode-se trabalhar de casa ou de um coworking. Essa realidade também se aplica aos serviços de TI mais técnicos e serve com uma boa estratégia de marketing para empresas de TI.

6. Interrupções minimizadas

As rotinas mais críticas para o seu negócio exigem um acompanhamento de perto e constante. Trata-se das atividades com maiores resultados financeiros para a sua empresa. Sendo assim, por meio do acesso remoto em segundo plano, os técnicos de TI conseguem prever eventuais problemas na rede e tomar as medidas necessárias antes que um incidente ocorra.

Essa atuação nos bastidores gera mais tempo livre para que você se dedique às demandas mais prioritárias e urgentes. Portanto, o ideal é que apenas as interrupções programadas ocorram. Tudo de forma rápida, prática e controlada.

7. Redução de custos

Contar com o apoio de uma equipe de suporte remoto pode reduzir muitos custos fixos do seu negócio como energia elétrica, água, deslocamento de funcionários, telefone e manutenção de equipamentos.

Assim, consegue-se verba livre para aqueles investimentos de longo prazo, consultorias com especialistas, mentorias e treinamentos. Os dados produzidos pela Central de Serviços de TI geram Business Inteligence e podem direcionar melhor as tomadas de decisão pelos gestores e alta administração da sua empresa.

Muito bem, estes são os 7 benefícios que o acesso remoto em segundo plano pode proporcionar para o seu negócio no médio e longo prazo. Você pode perceber que esse é um investimento considerável e com efeitos em todos os departamentos da sua empresa. Trata-se de uma otimização das suas rotinas de TI.

Gostou do artigo? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter e fique sempre por dentro das melhores novidades sobre ferramentas de gerenciamento remoto de TI e segurança de dados.

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile