Saiba qual a diferença entre o backup incremental e diferencial

Conheça também as particularidades do modelo delta

Backup

De fato, é normal que MSPs fiquem em dúvida sobre qual tipo de backup escolher para realizar em seus clientes.

Mas, existem algumas diferenças entre backup incremental e diferencial que você precisa conhecer.

Por isso, ao longo deste texto vamos falar sobre o assunto e mostrar, também, como funciona o modelo delta.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o tema?

Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

[BACKUP E RECUPERAÇÃO] Incremental x Diferencial x Delta: descubra as diferenças

Qual a importância do serviço?

Certamente, você deve estar ansioso para entender as diferenças entre o backup incremental e diferencial.

Mas, antes, queremos lembrar a importância deste tipo de serviço para sua rotina e para a empresa do seu cliente.

Portanto, como você sabe, o backup garante uma cópia de segurança de qualquer tipo de documento ou informação de um negócio.

Desse modo, escolher uma boa solução para te auxiliar nessa tarefa, representa a garantia de mais proteção e confiabilidade para os documentos de seus clientes.

Além disso, ao escolher uma ferramenta eficiente, você tem ainda mais segurança para restaurar e guardar dados com total agilidade e precisão, impedindo que erros aconteçam e prejudiquem ambos os lados.

Mas, ao escolher o melhor sistema para a sua rotina, é preciso analisar alguns fatores.

Para começar, você pode responder as seguintes questões:

  • Para quais tipos de empresa você presta serviços de TI e quais dados deseja proteger?
  • Você precisa de uma solução de backup parcial ou mais completa?
  • Com qual frequência você realiza este tipo de trabalho?
  • Por quanto tempo precisa manter as informações?
  • Em casos de perda, em quanto tempo deseja recuperar os dados?

Sem dúvida, essas são algumas perguntas simples, mas que podem te ajudar a entender a necessidade dos seus clientes e, por consequência, qual solução pode atender melhor os serviços realizados por você e por seus técnicos.

Tipos de backup

Agora, queremos falar um pouco sobre os tipos de backup. Para começar, existe a opção local, que nada mais é, que um hardware ou software adquirido para armazenar os dados internamente.

Dessa forma, neste caso, os dados ficam todos em um armazenamento físico e podem sofrer riscos que a opção em nuvem não oferece.

Por outro lado, a solução remota guarda as informações do seu cliente fora da empresa.

Ou seja, o cloud backup pode ser realizado e gerenciado de qualquer lugar, desde que haja internet. Além disso, caso algum imprevisto aconteça na empresa do seu cliente, envolvendo os computadores e dispositivos, os dados continuam seguros.

Por fim, o backup híbrido é uma solução onde as informações e documentos ficam armazenados em diferentes ambientes, misturando opções locais e em nuvem. No entanto, vale lembrar que este modelo é mais requerido por empresas que lidam com muitas informações valiosas e buscam alto grau de disponibilidade.

As diferenças entre backup incremental e diferencial

Agora que você entendeu a importância e os diferentes tipos do serviço, chegou a hora de conhecer a diferença entre backup incremental e diferencial, além de saber como funciona o modelo delta. Veja mais detalhes a seguir!

Backup diferencial

Primeiramente, vamos falar sobre o backup diferencial. Ele é feito após o backup full e realiza apenas backups dos arquivos já alterados em sua primeira execução.

Na segunda realização, ele faz o armazenamento dos documentos que foram alterados após o último backup completo, mais os arquivos modificados depois do primeiro diferencial.

Já na terceira execução, realiza o backup dos arquivos alterados do primeiro e segundo armazenamento, mais os arquivos mudados depois da segunda execução.

Por fim, a restauração considera o último backup full e o último diferencial.

De acordo com as experiências de muitos MSPs e especialistas do mercado, a maior vantagem deste tipo de serviço é que ele é mais rápido na recuperação. Pois, necessita apenas do backup completo e da última realização do diferencial.

No entanto, por conta das alterações constantes, o backup em si pode ser mais lento.

Backup incremental

Por sua vez, este modelo realiza apenas as cópias dos arquivos que sofreram alguma alteração.

Desse modo, o restore é realizado a partir do último backup full e de todos os armazenamentos após sua realização.

Ao contrário do que acontece na opção diferencial, neste caso, a realização do backup é mais rápida, mas a recuperação é mais lenta.

Backup delta

Por fim, existe também o backup delta, que começa depois do primeiro backup completo. Dessa forma, a partir daí, a cada novo armazenamento, somente os dados que foram alterados são copiados.

Assim, ele cria hardlinks dos backups, mantendo um histórico deles.

A grande vantagem é que esta tecnologia tem a velocidade equivalente à do backup incremental, mas você não precisa se preocupar na restauração.

Escolha a melhor solução do mercado!

Depois de conferir as características do modelo delta e entender as diferenças entre backup diferencial e incremental, conheça uma solução que pode te ajudar a proteger os dados dos clientes com vantagens como:

  • Backup em nuvem híbrida;
  • Dados seguros do início ao fim;
  • Recuperação de desastres;
  • Destinos de recuperação na nuvem;
  • Gerenciamento simples e rápido.

Quer saber mais sobre a solução de backup da ADDEE? Clique aqui agora mesmo e experimente gratuitamente a nossa solução por 30 dias!

Autor: Addee

Desde 2014, a ADDEE lidera a evolução do setor de TI no Brasil como distribuidora exclusiva da N-able. Com mais de 700 clientes, oferecemos soluções modernas e seguras, incluindo o N-able N-sight RMM, Cove Data Protection, N-able EDR e muito mais. Nosso compromisso com o atendimento ao cliente e valores de colaboração e transparência nos tornam uma parceira estratégica para otimizar a gestão de tecnologia, impulsionando resultados para as organizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile