Serviços Gerenciados x Break-fix: entenda as diferenças dos modelos de trabalho

Descubra qual deles oferece mais vantagens para sua prestação de serviços de TI

Serviços gerenciados versus break-fix

O mercado de tecnologia passou por várias mudanças nos últimos anos, de uma forma acelerada como nunca se viu antes. Mas na área de serviços de suporte o mercado brasileiro não acompanhou o mesmo ritmo de um mercado cada vez mais globalizado, com clientes cada vez mais exigentes. Serviços Gerenciados são o futuro do mercado de suporte de TI.

Modelo Atual

Hoje existe uma grande carência de planejamento sob o ponto de vista de negócios por parte dos prestadores de serviços. Se observarmos atentamente o perfil de boa parte deles, vemos que são bem capacitados tecnicamente, mas sem o ingrediente estratégico que permite que adotem um modelo de negócios mais vantajoso, tanto para eles quanto para seus clientes.

O que predomina no mercado brasileiro ainda é o chamado Break-Fix. Em que as empresas de suporte operam atendendo aos clientes de forma reativa. Quando acontece algo inesperado, como queda da rede, da internet, ataque de um vírus, etc. Para isso, recebem por hora técnica, baseada em um valor tabelado.

É o famoso “apagar incêndio”. Trata-se de um serviço puramente emergencial, que depende o tempo inteiro que o cliente tenha algum problema a ser resolvido. Nesse modelo, não há como gerar demanda. E sem demanda, a sobrevivência do negócio está sempre em risco.

Mudança de Cenário

O mercado amadureceu nos últimos anos. No Brasil, pelo menos uma parte dele. Com isso, alguns clientes sabem que seus negócios não podem contar com um serviço de suporte no modelo Break-Fix.

Isso pode funcionar bem para algumas empresas de suporte. Que ainda sejam novas no mercado e têm um baixo ou nenhum histórico comercial, mas não para a maioria.

Além disso, conforme divulgado no Relatório Global de Prestadores de Serviços de TI muitos clientes têm como preferência pagar uma fatura mensal ou anual ao invés de faturar cada serviço prestado. Daí a necessidade de poder contar com empresas de suporte que usem o modelo de Serviços Gerenciados, os chamados MSPs (Managed Services Providers).

Modelo de Serviços Gerenciados

Esse modelo propõe a troca de prestação de serviços baseada em horas para outro baseado em serviços. É criada então uma estrutura de negócio que gera demanda. Garantindo receita para o prestador e aumento de produtividade para o cliente.

Dessa forma o prestador do serviço sabe e consegue enxergar onde estão os gargalos de tecnologia de seus clientes. Ou seja, ele não espera o problema acontecer, mas se antecipa a problemas oferecendo as soluções.

Para os clientes, uma das vantagens é a de poder contar com serviços prestados por profissionais de TI realmente especialistas, e não meramente técnicos, sem visão de negócio. Para os prestadores, um dos principais benefícios está no fato de que, ao receber um valor mensal (ou anual), é possível planejar melhor o fluxo de caixa do seu negócio.

Enfim

Ainda há muito a ser feito no Brasil para superarmos os desafios no setor. Um deles é convencer alguns clientes sobre as vantagens do modelo de serviços gerenciados, baseado em fatura mensal e não em serviço prestado e horas dedicadas, com o qual muitos foram acostumados.

Suporte de TI não pode ser encarado como custo ou despesa extra, da forma como ele é visto no Brasil e que vem sustentando até hoje o modelo Break-Fix, que está com os dias contados. É apenas uma questão de tempo.

O break-fix já está ultrapassado?

Sem dúvida, se analisarmos o cenário atual, o break-fix apresenta muitas dificuldades. Afinal, trata-se do estilo quebra/conserta, que não tem algumas vantagens que o MSP pode oferecer.

Então, neste caso, o modelo tem muitas falhas na eficiência do suporte de TI. Pois, atualmente as empresas prezam cada vez mais pela disponibilidade dos serviços.

Desse modo, o break-fix deixa a desejar, já que atende apenas eventuais problemas que podem ocorrer.

Assim, é comum que os clientes queiram contar com profissionais que vão além do conserto e atuem de forma preventiva, para evitar que alguns erros aconteçam.

Aliás, o mercado de serviços gerenciados de TI está com procura cada vez mais alta. Pois, hoje as empresas entendem o quanto a segurança de dados e otimização deste tipo de processo são importantes.

Dessa forma, buscam uma empresa parceira, que consiga aliar proteção e proatividade em suas tarefas, como monitoramento e gerenciamento dos serviços de TI, para terem tranquilidade para focar os esforços em outras ações importantes ao seu negócio.

Ou seja, hoje os clientes estão muito mais exigentes e buscam soluções completas para sua infraestrutura de TI. E, como você viu ao longo do texto, o break-fix é limitado e não atende este desejo.

Então, não é exagero dizer que o modelo de trabalho está ultrapassado, já que, em comparação com o modelo de negócio MSP, ele sai em desvantagem em muitos aspectos, incluindo na antecipação de problemas, através de monitoramento e gerenciamento remoto.

Com isso, ao apostar nos serviços gerenciados de TI, sua empresa pode ser muito beneficiada, assim como seus clientes. Pois, o modelo garante maior disponibilidade, agilidade, reduz riscos e oferece outras vantagens, como vamos listar a seguir!

Vantagens de ser um MSP

Antes de mais nada, o MSP, como já explicamos ao longo do texto, é provedor de serviços gerenciados que fornece soluções de TI, com foco na prevenção de riscos.

Um de seus principais objetivos é garantir a disponibilidade de serviços de TI para o seu cliente. Contudo, ser um MSP possui suas vantagens, e é sobre elas que falaremos a seguir.

Por isso, abaixo, listaremos alguns benefícios que a sua empresa conquistará, caso migre para este modelo de trabalho. Confira:

Flexibilidade

Em princípio, a parceria com uma empresa de serviços gerenciados permite que a sua equipe ganhe mais flexibilidade para atender seus clientes. Dessa forma, não demonstram desespero e tomam as decisões da maneira correta.

Em outras palavras, atuando como MSP, fica mais fácil focar em projetos a longo prazo e verificar mudanças graduais na infraestrutura, visto que há controle no sistema de todo o projeto.

Custos

Quando falamos em tecnologia, devemos estar cientes que algum valor terá que ser desembolsado, para garantir o que há de melhor no mercado e com um ótimo custo-benefício. Afinal, sabemos que você não deseja perder para a concorrência.

Mas, neste modelo de serviços gerenciados, você reduz despesas desnecessárias e consegue gastar menos com deslocamento até os clientes, já que, com a ajuda de um bom software, consegue atuar de forma remota.

Antecipação

Mais uma grande vantagem, é a antecipação de possíveis problemas, evitando perder horas de um lado para o outro a fim de resolvê-lo.

Enfim, isso evita que o cliente tenha suas operações interrompidas. Além disso, promove maior clareza do que é necessário em matéria de estrutura. Ou seja, a troca de máquinas, opções por software na nuvem e assim por diante.

Foco

Um tempo otimizado, é o segredo para que as empresas produzam mais e mantenham o foco total no desenvolvimento de um negócio escalável.

Sendo assim, por meio dos serviços gerenciados, você e a sua equipe podem melhorar outros departamentos, a fim de investir no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam às necessidades do seu público-alvo.

O que a sua empresa pode perder ao não apostar no modelo MSP?

Para terminar, depois de falar sobre as diferenças entre break-fix e MSP, e mostrar as maiores vantagens de trabalhar com serviços gerenciados de TI, vamos listar algumas perdas que a sua empresa pode acumular, caso não migre para o modelo mais moderno do mercado. Veja a seguir:  

Produtividade

Ao continuar trabalhando com break-fix, você limitará a sua produtividade. Ou seja, ao atender apenas emergências e trabalhar resolvendo problemas, você não terá tempo para focar em outras áreas e para aprimorar o atendimento com os clientes. Desse modo, ficará somente na dependência de que novas falhas ocorram para tentar resolvê-las.

Confiança

Além da produtividade, a confiança, também, pode ser comprometida, caso você não trabalhe como MSP. Pois, imagine que seu cliente confie a infraestrutura de TI para sua empresa. Sem dúvida, ele espera que ela receba cuidados adequados.

Mas, trabalhando com o break-fix, você não consegue evitar alguns riscos que poderiam não existir com os serviços gerenciados.

Então, caso algum problema surja, é provável que a confiança do seu cliente diminua, já que você não conseguiu impedir que a surpresa negativa ocorresse.

Crescimento e lucratividade

Por fim, ao continuar com o break-fix, você perde a chance de crescer o seu negócio de forma considerável.

Afinal, o modelo MSP e as soluções existentes no mercado contam com recursos cada vez melhores para otimizar os serviços.

Com isso, você consegue organizar as ações, realizá-las de forma remota e ter mais tempo para investir em outros clientes, que podem trazer ainda mais retorno financeiro para sua empresa.

Ou seja, isso significa que o modelo MSP ajuda, também, a aumentar a sua lucratividade.

Além disso, a precificação destes dois modelos de trabalho é diferente, e possibilita que os serviços gerenciados de TI sejam cobrados por dispositivo e não por hora trabalhada, elevando as chances de lucrar mais.

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E, se quiser saber mais sobre o assunto, te convidamos a ler um conteúdo sobre a forma certa de realizar a transição do break-fix para MSP! Veja agora mesmo!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

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