Quer ser um profissional de TI de sucesso? Confira 7 dicas!

profissional de TI de sucesso

O mercado de tecnologia é um dos mais competitivos, são diversas empresas e pessoas especializadas prestando serviços de tecnologia da informação dos mais diversos. Como, então, se tornar, em um ambiente como esse, um profissional de TI de sucesso?

Bom, definir o que é o “sucesso” por si só já é algo complexo e relativo a cada indivíduo. Porém, ao nível profissional, podemos dizer que esse termo remete a atender todas as expectativas de seu cliente. Nesse sentido, é contribuir para o crescimento do negócio dele levando sua empresa junto.

Para ajudar você a alcançar esse objetivo, criamos este post com 7 dicas rápidas para melhorar seus processos e atividades e se tornar um profissional de TI de sucesso. Confira!

1. Seja proativo

Por mais que possa parecer uma dica óbvia, ela não é. Muitos profissionais acabam por se deixar levar e perdem a proatividade, agindo apenas de acordo com a necessidade, ou seja, buscam soluções somente quando a situação aparece.

Isso é um problema para você e seu cliente. No começo, pode ser que a demanda seja pequena, mas, com o passar do tempo, os problemas começarão a aparecer aos montes.

Já não haverá tempo hábil para tratar de todos eles, incorrendo em insatisfação para o cliente e frustração para você.

O ideal é sempre buscar ser proativo, encontrar soluções que possam melhorar os processos de seus contratantes antes que surjam questões.

É claro que, mesmo mantendo uma postura como essa, alguns “incêndios” sempre podem ocorrer. Afinal, não é possível prever tudo, mas, caso ocorram, você estará preparado para agir.

2. Foque em prevenção

Um profissional de TI de sucesso não trabalha de forma break-fix, ou seja, espera que algo de errado para então realizar a manutenção ou buscar por uma ferramenta que possa suprir o problema.

É preciso que você esteja em constante monitoramento dos processos e ativos de TI de seu cliente, buscando analisar possíveis riscos e encontrar formas de preveni-los, evitando, assim, qualquer ocorrência negativa e mantendo a segurança da informação.

Esse tipo de atitude costuma impactar diretamente o cliente, que está acostumado a ter indisponibilidades constantes em seus ativos de TI e prezará ainda mais pelos seus serviços.

3. Mantenha a ética

A ética é um dos grandes diferenciais do mercado.

Manter essa virtude junto a todos os seus clientes é a melhor maneira de garantir a confiança deles em suas atividades e que eles se tornem seu melhor marketing.

Para isso, é preciso que você crie contratos de prestação de serviços de TI muito claros e concisos. Na hora de fechar um acordo com um novo cliente ou até mesmo a venda de um pacote diferenciado a um contratante atual, é preciso explicar todo o seu funcionamento da melhor maneira possível.

Isso demonstra a sua integridade e honestidade. Da mesma forma, ao prestar seus serviços, é preciso buscar sempre o descrito no acordo, evitando descumpri-lo.

É lógico que situações adversas acontecem e podem prejudicar suas ações, incorrendo em atrasos. Caso isso venha a ocorrer, o ideal é comunicar imediatamente ao cliente, justificando os problemas.

Essa transparência demonstra que você se preocupa com o negócio do cliente e que o considera uma extensão do seu, trazendo ainda mais confiança ao relacionamento entre contratante e contratado.

4. Tenha um pensamento criativo

Buscar fugir do óbvio é outra característica de um profissional de TI de sucesso. Não basta simplesmente apresentar ao cliente todas as ferramentas e soluções que já foram apresentadas pelos seus concorrentes.

É preciso sempre buscar por novas implementações, sistemas e infraestruturas que podem tornar-se um diferencial para o cliente e seu negócio, fazendo com que ele se torne mais competitivo.

Lembre-se de que o crescimento de sua empresa depende diretamente do aumento de resultados de seus clientes, que podem demandar cada vez mais seus serviços, devido a suas novas necessidades.

Dessa forma, um profissional de TI de sucesso busca sempre garantir a produtividade e sustentabilidade dos contratantes por meio de visões diferenciadas.

5. Busque sempre por novos conhecimentos

O mundo da tecnologia está em constante evolução. Tudo pode mudar a qualquer momento, e ferramentas surgem e são descontinuadas constantemente. É claro que acompanhar esse ritmo alucinado enquanto tem de prestar serviços de qualidade a seus clientes é uma missão quase que impossível.

Porém, para se tornar um profissional de TI de sucesso, é preciso estar sempre de olho nas novas tecnologias e conhecimentos que surgem no mercado.

Uma boa ideia para melhorar esse aspecto dentro de sua empresa é criar um departamento de pesquisa e desenvolvimento.

Dessa forma, é possível alocar alguém para estar de olho em todas as novidades e trazer para dentro da empresa melhorias que possam ser interessantes para os seus clientes, gerando mais conhecimento e agregando valor aos seus serviços.

6. Garanta a sustentabilidade do negócio do cliente

Um profissional de TI de sucesso enxerga no crescimento de seu contratante o aumento de resultados de sua própria empresa. Quanto maior o desenvolvimento do cliente, maior será a sua demanda por serviços.

Da mesma forma, com a indisponibilidade de suas operações, haverá a perda de oportunidades e, com isso, a inevitável quebra do acordo por insatisfação de seu contratante.

É preciso focar na sustentabilidade do negócio do cliente, pois as perdas enfrentadas por ele podem e vão refletir nos serviços que ele contrata de sua empresa, repercutindo negativamente em sua receita.

Por conta disso, o foco principal de um profissional de TI de sucesso é manter a disponibilidade dos serviços de seus clientes e uma gestão de riscos alinhada a suas estratégias de mercado.

7. Aumente seu poder de comunicação

O profissional de TI de sucesso não lida apenas com sistemas e hardwares. É preciso estar em contato direto com o contratante e os demais membros da equipe.

Para isso, é essencial saber se comunicar da melhor forma possível, entendendo todas as demandas apresentadas pelos contratantes e também as soluções encontradas pelo seu time. Isso é importante tanto para prospectar novos clientes como para manter seus atuais.

Lembre-se de que um trabalho de TI bem-feito geralmente passa despercebido, pois a tecnologia só é lembrada quando falha. Por conta disso, é necessário saber comunicar-se com o contratante.

Seguindo essas dicas apresentadas ao longo deste post, temos a certeza de que você se tornará um profissional de TI de sucesso e melhorará seus serviços prestados.

Quer saber como aumentar a produtividade de sua empresa? Então confira o post incrível que preparamos para você!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

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