Cloud backup: qual o papel da nuvem no backup e recuperação de dados?

Saiba como a nuvem oferece eficiência na gestão de backup e velocidade na recuperação

cloud-backup

Todas as empresas modernas precisam conhecer e trabalhar com Cloud Backup. E o motivo, é que nos dias atuais, a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental quando falamos de segurança e integridade dos dados.

À medida em que a quantidade de dados cresce bruscamente com o avanço das tecnologias, a necessidade de soluções eficientes de Backup e recuperação se torna ainda mais necessária.

Por isso, uma das soluções mais relevantes e inovadoras nesse campo é o Backup em nuvem, que oferece uma abordagem escalável, econômica e segura para garantir que os dados estejam sempre disponíveis quando necessário.

Portanto, considerando as necessidades e perspectivas das Empresas Prestadoras de Serviços de TI, vamos apresentar e mostrar as vantagens de optar pelo Cloud Backup.

O que é Cloud Backup e como ele funciona?

Em primeiro lugar, para entender o papel da nuvem no Backup e a recuperação de dados, é crucial compreender o que é o Backup em nuvem e como ele funciona.

Sendo assim, o Backup em nuvem envolve a cópia e o armazenamento de dados em servidores remotos, que são acessíveis pela internet. Isso permite que as empresas protejam seus dados de maneira eficaz, sem depender exclusivamente de infraestrutura local.

Dessa forma, são essas tecnologias avançadas e essenciais que torna possível o funcionamento do Backup em nuvem, incluindo soluções que executam o Backup e aplicam políticas de retenção adequadas.

Um princípio fundamental é o “Backup 3-2-1”, que garante a segurança e a disponibilidade dos dados.

Por que escolher a nuvem para Backup de dados?

O Cloud Backup oferece uma série de vantagens que o torna uma escolha atraente para MSPs e seus clientes.

Além da eficiência operacional, a abordagem 3-2-1 que o Backup em nuvem realiza, contribui para a segurança dos dados.

Em resumo, através da criação de três cópias, com pelo menos uma delas fora das instalações, é possível garantir que os dados estejam protegidos contra falhas de hardware, desastres naturais ou ataques cibernéticos.

A escalabilidade é uma outra vantagem significativa. A nuvem permite que as empresas ajustem facilmente a capacidade de armazenamento conforme suas necessidades crescem, eliminando preocupações com hardware e custos de capital. Essa flexibilidade é fundamental para empresas em crescimento.

Como a nuvem melhora a recuperação de dados?

A recuperação de dados é um aspecto crítico do Backup em nuvem. Uma boa solução de Backup em nuvem deve, não apenas armazenar os dados de forma segura, mas, também facilitar a recuperação eficiente.

Afinal, estratégias eficazes de recuperação incluem a automação da restauração de Backup e a manutenção de um ambiente de recuperação de desastres.

A nuvem melhora a velocidade e a confiabilidade da recuperação de dados em comparação com métodos tradicionais, como o uso de fitas, por exemplo.

Dessa maneira, com o Backup 3-2-1, os MSPs podem garantir a localização do Backup e verificar se ele atende aos princípios de confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados.

Os desafios mais comuns enfrentados pelos MSPs na recuperação de dados

Apesar de tudo, há desafios comuns que os MSPs podem enfrentar durante a recuperação de dados em empresas que não optaram pelos melhores meios e soluções.

Certamente, um dos desafios mais frequentes é a utilização de tecnologias ultrapassadas que não possuem um plano de recuperação adequado e nem verificações regulares. Isso torna difícil prever o tempo de recuperação (RTO) e o ponto de recuperação (RPO) em caso de falha.

Portanto, sem uma abordagem adequada, a recuperação de dados na nuvem pode ser um processo demorado e arriscado.

Sobretudo, a segurança dos dados é uma preocupação constante para Prestadores de Serviços Gerenciados de TI. Existem riscos de segurança comuns associados ao armazenamento dos dados, como os ataques cibernéticos.

Por isso que, para diminuir esses riscos, é essencial adotar práticas de segurança adequadas, como o uso de autenticação multifator (MFA) e a aplicação da abordagem 3-2-1.

Esses elementos garantem que os dados estejam protegidos de maneira eficaz, mesmo em um ambiente de nuvem.

O que considerar antes de escolher uma boa solução de Cloud Backup?

Antes de tudo, você deve analisar com atenção todos os detalhes e confirmar se o produto está se destacando no mercado. Assim, é fundamental ver sobre o controle de acessos, as conformidades com regras e normas como a ISO 20000 e, novamente, a aplicação do princípio 3-2-1.

Um dos recursos mais importantes é a capacidade de realizar verificações regulares de Backup e restauração automática, que simplificam o processo de recuperação. Desse modo, elimina-se a necessidade de preocupações com hardware com ciclo de vida limitado e atualizações de software custosas.

Outro fator é o licenciamento do produto, que desempenha um papel vital, uma vez que o armazenamento adicional pode aumentar os custos. A solução deve ser operacionalmente eficiente e aderir a todos os princípios propostos sem custos extras ou ocultos.

O Backup e a recuperação de dados desempenham uma função crítica nas operações de Empresas de TI e em muitos outros setores. Já a nuvem, oferece uma solução eficaz e eficiente para atender a essas necessidades.

Com sua capacidade de escalabilidade, segurança aprimorada e facilidade de recuperação, o Cloud Backup se tornou uma escolha inteligente para garantir a proteção dos dados empresariais.

À medida em que a tecnologia continua a evoluir, todas as empresas que prestam serviços de TI devem continuar a buscar soluções de Backup em nuvem que atendam às boas práticas de segurança, eficiência operacional e escalabilidade, permitindo que seus clientes protejam seus ativos mais valiosos, suas informações.

Cove Data Protection: solução de Backup número 1 no mercado atual!

A escolha de uma solução de Cloud Backup compatível com as necessidades específicas de sua empresa, requer uma avaliação assertiva.

O Backup não é apenas uma questão de copiar dados! Envolve a definição de estratégias de retenção sólidas, testes regulares de recuperação e a implementação de políticas de segurança adequadas.

Além disso, a nuvem oferece a flexibilidade e a escalabilidade necessárias para atender às demandas em constante evolução do Mercado de TI.

E você consegue tudo isso e muito mais com o Cove Data Protection, solução de proteção de dados primária em nuvem que é considerada a líder em Backup gerenciado e recuperação de desastres pela Canalys Leadership Matriz 2023, pois oferece:

  • Proteção de dados para Microsoft 365 com Backup e recuperação em um único painel;
  • Segurança com criptografia e autenticação de dois fatores;
  • Arquitetura True Delta, que realiza Backup apenas do essencial;
  • Suporte para sistemas como: Microsoft SQL Server, VMware, Microsoft Hyper-V, Microsoft Exchange, Oracle e MySQL.

Agora é a hora de tomar uma decisão que te ajudará a crescer cada vez mais! Saiba mais sobre o Cove Data Protection e faça um teste gratuito da ferramenta.

Mas, se deseja pesquisar e ver detalhes sobre as atualizações do Mercado de TI de hoje, acesse a Pesquisa ADDEE do Mercado MSP Brasileiro para manter-se atualizado sobre todas as tendências que rondam esse setor. Bom proveito!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Sair da versão mobile