Rotina de Backup de TI: saiba como implementá-la e quais as melhores práticas!

Conheça boas práticas que garantirão uma restauração de dados completa para os seus clientes!

Pessoa realizando um backup de TI em nuvem

E se em um piscar de olhos todos os dados do seu cliente sumissem? Você teria como recuperá-los de forma rápida e prática? Com os ataques cibernéticos aumentando cada vez mais, o tema do artigo de hoje é sobre a rotina de Backup de TI.

Um processo pensado para a criação de cópias de segurança de dados e informações armazenadas em sistemas eletrônicos. Em geral, são implementadas para garantir a recuperação de dados em caso de perda, corrupção, ataques, ou qualquer outro evento que possa comprometer as informações.

Essas rotinas podem ser realizadas tanto de forma manual, quanto automatizada, mas, sempre dependem do uso de uma solução.

Então, se você deseja saber mais sobre o assunto e como pode deixar os dados dos seus clientes seguros, continue a leitura!

Além disso, separamos para você uma ótima solução de Backup que pode te ajudar a se destacar ainda mais como MSP.

Rotina de Backup de TI: saiba como implementá-la e quais as melhores práticas!

Como criar e implementar uma rotina de Backup de TI eficiente?

O nome “rotina de Backup de TI”, é pelo simples fato de que se realizam os backups de forma recorrente em uma organização. Com isso, você garante que, caso seja necessária uma restauração, você possa realizá-la.

Para criá-la e implementá-la, é muito importante saber qual é o Backup ideal para o cenário em questão. Hoje, quando falamos em backup, não existe mais a análise dos métodos, por exemplo, incremental, diferencial etc. Devemos estar preocupados com RPO, RTO e Disaster Recovery Ter os menores índices de RPO e RTO é uma boa estratégia, mas o principal, é se certificar que os prazos de RPO e RTO atendam a necessidade do negócio do cliente.

E não podemos esquecer que, para implementar uma rotina de Backup de TI eficiente, é muito importante ter uma política de Backup de dados. Esse documento aponta fatores importantes sobre os dispositivos, os colaboradores envolvidos, os riscos aos quais a empresa está sujeita e quais ações devem ser tomadas.

Dicas para criar sua rotina de Backup com base nas melhores práticas!

Como já falamos no início desse artigo, definir e seguir uma rotina de Backup de TI é obrigatório, já que em casos de necessidades de restauração de dados, eles serão recuperados no prazo que atenda a necessidade do negócio.

No entanto, é necessário seguir algumas boas práticas para garantir que essa ação seja implementada de forma eficiente na infraestrutura de TI do seu cliente, como por exemplo:

  • Determine a quantidade de jobs diários de Backup. Lembre-se de que precisamos atender a necessidade do negócio do cliente;
  • Defina os prazos de retenção e arquivamento;
  • A rotina (política de backup) precisa atender a regra 3x2x1;
  • Determine a frequência de testes de recuperação.

Vale lembrar que, além de se adequar a essas práticas, contar com uma ótima solução de Backup de TI, também é muito importante para conquistar toda a eficiência que você precisa. Sendo assim, confira agora essa dica que preparamos para você!

A escolha da solução é um ponto importante, mas frequentemente ignorado. É a solução junto com a rotina que vai determinar a confidencialidade, disponibilidade e integridade dos dados!

Cove Data Protection: a solução ideal de Backup para você e seus clientes!

Projetado para nuvem, essa solução vai além dos limites da tecnologia de Backup. Agora, você pode reduzir drasticamente o volume de dados armazenados, o tempo e a complexidade no Backup.

Isso, só se torna possível porque o Cove Data Protection automatiza e otimiza as tarefas, permitindo o aumento de produtividade, reduzindo o tempo de backup e aumentando as possibilidades de restauração

Além disso, ele conta com a tecnologia True Delta desenvolvida pela N-able, que é responsável por identificar alterações a nível de byte, tanto no processo de Backup como no processo de restauração.

Durante o processo de Backup ou Restauração, o Cove Data Protection sempre “compara” os dados locais com os dados armazenados, realizando backup ou restauração somente dos dados que diferem.

Além disso, outra característica técnica do Cove, é a capacidade de identificar dados duplicados. A solução não realiza Backup ou recuperação de dados duplicados, o que a torna até 100% mais rápida quando comparado com outras soluções. Inclusive, o Cove Data Protection realiza backup de servidores físicos, servidores virtuais e estações, independentemente do sistema operacional.

Quais são os tipos de recuperações disponíveis no Cove Data Protection?

Com o Cove Data Protection, você pode fazer a recuperação de arquivos granulares ou em massa, recuperação do dispositivo, backup bare-metal e também a restauração no universo 365.

Os destinos da recuperação também são outro grande diferencial da solução, afinal, podemos restaurar os dados na própria máquina, em outro dispositivo na infraestrutura, em outro dispositivo em outro local físico e até mesmo restauração na nuvem, usando toda a confiabilidade e disponibilidade do Microsoft Azure como destino de restauração.

Além disso, temos a capacidade de restauração contínua, que inicia de forma automática um job de restauração, após a finalização do job de backup.

Testes de Restauração

O Cove Data Protection transforma a complexidade da tríade: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Com a solução, garantir esses princípios de segurança se torna simples, facilitando ainda mais a sua rotina do dia a dia como MSP.

Além disso, como a solução adota o conceito de Cloud First, seus dados sempre estão seguros em nossos Data Centers de classe mundial, atendendo os mais rígidos controles e regulamentações. São mais de 30 Data Centers espalhados no mundo todo.

Agora que você já conta com informações tão importantes sobre a ferramenta, se ainda não conhece ou testou o Cove Data Protection, que tal conhecer um pouco mais realizando um trial gratuito de 30 dias?

E se gostou desse artigo, em nossa página de blog separamos um conteúdo sobre “como realizar o backup e recuperação de sistemas” que está imperdível. Acesse agora mesmo e confira!

Autor: Addee

Desde 2014, a ADDEE lidera a evolução do setor de TI no Brasil como distribuidora exclusiva da N-able. Com mais de 700 clientes, oferecemos soluções modernas e seguras, incluindo o N-able N-sight RMM, Cove Data Protection, N-able EDR e muito mais. Nosso compromisso com o atendimento ao cliente e valores de colaboração e transparência nos tornam uma parceira estratégica para otimizar a gestão de tecnologia, impulsionando resultados para as organizações.

Sair da versão mobile