Como estabelecer uma política de backup de dados eficaz para os clientes?

Descubra o que considerar para ter sucesso na realização desse serviço

Documentação-detalha-informações-importantes-sobre-o-serviço

Sempre gostamos de destacar a importância de diversas ações e ferramentas que protejam os dados dos seus clientes. Mas, percebemos que existem algumas dúvidas sobre a aplicação de algumas destas tarefas. Por isso, é fundamental que você entenda a importância de definir uma boa política de backup de dados e coloque isso em prática nas empresas que atende.

O texto de hoje vai falar sobre o assunto e destacar medidas fundamentais no processo.

Continue a leitura e aproveite as dicas!

O que é uma política de backup de dados?

Antes de mais nada, vamos falar sobre o que é a tal política de backup de dados.

Para começar, trata-se de um planejamento com todas as decisões sobre o armazenamento de dados de uma empresa.

Desse modo, o documento aponta fatores importantes sobre os dispositivos, os colaboradores envolvidos no processo, os riscos que a empresa está sujeita e quais medidas devem ser tomadas.

Além disso, detalha importantes dados sobre o serviço, como o tipo de backup, frequência de sua realização, as informações que devem ser copiadas, além das métricas para acompanhamento do processo, incluindo o RPO e o RTO.

No vídeo, que você pode conferir abaixo, explicamos um pouco mais sobre o conceito. Assista e tire suas dúvidas:

[BACKUP & RECUPERAÇÃO] O que é RTO e RPO?
O que é RTO e RPO?

A importância da ação

Imagine que terrível seria se o seu cliente sofresse uma pane, uma exclusão de arquivos acidental ou um ataque cibercriminoso sem estar preparado para os riscos.

Isso, sem dúvida, seria um verdadeiro desastre. Pois, a empresa poderia perder para sempre arquivos e informações essenciais ao seu funcionamento e segurança. 

Infelizmente, sabemos que ataques e desastres podem acontecer. Aliás, é cada vez mais comum que eles ocorram.

Mas, quando a empresa conta com uma política de backup de dados eficaz, os riscos são minimizados e você passa a entender como responder aos perigos de forma mais rápida e eficaz, reduzindo as chances de danos extremamente prejudiciais.

Então, se deseja promover mais tranquilidade para os documentos e informações dos seus clientes, aproveite as dicas que vamos listar abaixo!

Veja como definir uma política de backup de dados eficiente

De fato, as empresas enfrentam riscos diariamente. Até mesmo grandes companhias de tecnologia já foram vítimas de invasões e ataques maliciosos de hackers.

Por isso, é indispensável adotar uma política de backup de dados para estar preparado para o dia a dia e os perigos que ele oferece.

Então, se você como MSP ainda não elaborou uma política eficaz para os seus clientes, a hora é agora.

A seguir, vamos explicar o que considerar quando for desenvolver o regime para as empresas que atende. Confira!

Foco nas necessidades do cliente

Conforme já citamos, uma política de backup de dados representa o conjunto de regras ou instruções que moldam a realização do backup

Dessa forma, é preciso ter atenção não apenas aos dados, mas, também, ao que faz sentido para a operação do cliente.

Por exemplo, pense por quanto tempo a empresa consegue ficar com as atividades paradas, e quantos jobs de backup precisam ser feitos.

Do mesmo modo, não foque apenas no armazenamento, mas, sim, em medidas que garantam que as operações do seu cliente continuem funcionando, mesmo se houver alguma falha ou perda de dados.

Descrição do backup

De fato, muitos MSPs ignoram a importância da documentação dos serviços realizados. No entanto, fazer a descrição do backup de dados faz uma enorme diferença.

Afinal, o documento indica detalhes importantes, como: qual o serviço prestado, qual o tipo de backup, solução utilizada, informações sobre retenção da tarefa, além de como funciona o arquivamento.

Então, ter os dados disponíveis, ajuda a acompanhar e conquistar os resultados esperados.

Teste de recuperação

Por fim, na hora de elaborar a sua política de backup de dados, inclua testes de recuperação. Crie um ambiente para testar a tarefa e garanta que, caso seja necessário realizar uma restauração de dados para o seu cliente, a tarefa será executada e funcionará corretamente.

Uma solução feita para você

Sem dúvida, todas as ações que listamos acima, ajudam a analisar vulnerabilidades e identificar possíveis falhas e mudanças positivas, já que sempre dá para melhorar a qualidade do backup.

Aliás, como MSP, você sabe que não dá para vender uma proposta de serviços gerenciado sem oferecer backup. Afinal, caso algo dê errado, o cliente certamente cobrará você e é sua missão garantir que a empresa e os dados dele estejam seguros.

Por isso, é preciso escolher uma solução que seja referência em eficiência, velocidade e proteção.

O Cove Data Protection, é a ferramenta ideal para proteger e restaurar dados em poucos minutos. Com ela, você tem a tranquilidade de saber que pode retomar a estabilidade rapidamente, caso algum imprevisto aconteça.

Além disso, o software é o único com tecnologia True Delta e proporciona segurança do início ao fim dos processos.

Garanta o teste gratuito por um mês e sinta todas as vantagens no seu dia a dia!

E se quiser continuar por dentro das novidades e boas práticas de backup e recuperação de dados, continue acessando o nosso blog. Pois, sempre publicamos conteúdos cheios de dicas para a sua rotina como MSP!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Sair da versão mobile