Gerenciamento de serviços de TI: 3 recursos que uma solução precisa ter para ajudar o MSP

Entenda as maiores vantagens em trabalhar com serviços gerenciados e escolher a ferramenta certa

MSP-é-beneficiado-com-serviços-gerenciados-de-TI

De fato, independentemente do ramo ou porte da empresa, todo negócio precisa de uma infraestrutura de tecnologia eficaz. Pensando nisso, é cada vez mais comum que MSPs sejam procurados para realizar o gerenciamento de serviços de TI.

Mas, se você é um prestador deste tipo de serviço, precisa contar com a ajuda de ferramentas que ajudem a entregar os resultados esperados pelos seus clientes.

Por isso, hoje vamos falar sobre alguns requisitos que uma solução precisa ter para agregar valor em seu dia a dia e te ajudar a proteger e a gerenciar a TI de forma completa.

Quer saber mais sobre o assunto?

Então, continue a leitura e tire suas dúvidas!

Break-fix é coisa do passado

Sem dúvida, muitas empresas de prestação de serviços de TI ainda trabalham apenas com o modelo break-fix. Mas, em um mundo cada vez mais moderno e em um cenário onde as empresas dependem muito de suas infraestruturas de TI, o método já não atende as reais demandas.

De um modo geral, o break-fix é aquele modelo reativo de trabalho que conserta apenas o que foi danificado. Dessa forma, ele é conhecido por muitos MSPs, como um apagador de incêndios. Ou seja, se houver algum dano ou falha, o responsável pelo serviço vai até o local e ajusta o necessário para retomar o funcionamento.

Portanto, o prestador de serviço atua somente quando o seu cliente abre um chamado para reparos ou atualizações, por exemplo.

Então, o atendimento é sob demanda e em caráter emergencial, e o pagamento, normalmente, é por hora/serviço prestado.

Mas, de uns tempos para cá, tanto clientes quanto Prestadores de Serviços de TI notaram que o modelo ficou para trás.

Afinal, as necessidades evoluíram, os riscos cresceram e o interesse em promover um gerenciamento preciso, também, aumentou.

Na verdade, o que ficou claro foi que muitos erros e falhas podem ser evitados antes que mesmo que surjam. E isso, o break-fix não é capaz de fazer.

Além disso, o modelo de trabalho é limitado e não permite o gerenciamento dos serviços de TI, com análises eficientes, monitoramento em tempo real, identificação de cenários e, por consequência, aplicação de melhorias, entre outras questões.

Por isso, o break-fix ficou ultrapassado e já não atende mais as urgências das empresas que realmente desejam crescer no mercado e nem dos MSPs que querem conquistar mais clientes, serem mais proativos e aumentarem o seu lucro.

Gerenciamento de serviços de TI: a melhor opção para prestadores

Conforme falamos acima, o break-fix não é vantajoso, nem para os negócios e nem para quem trabalha com o tipo de trabalho.

Mas, agora vamos mostrar como o gerenciamento de serviços de TI oferece benefícios para quem trabalha neste setor.

Então, existem muitas vantagens em começar a atuar como prestador de serviços gerenciados, também conhecidos como MSPs. Entre as principais, podemos citar:

  • Proatividade: trabalhando dessa forma, você gerencia os ativos dos seus clientes de maneira mais completa, evitando problemas e atuando de forma ágil e precisa;
  • Flexibilidade: com o modelo e com a ferramenta adequada, você consegue monitorar a TI de forma remota, a qualquer hora e lugar;
  • Aumento de lucratividade: através da automatização de tarefas rotineiras e otimização dos serviços, você passa a atender mais dispositivos, muda a forma de precificação dos serviços (a cobrança por dispositivo substitui a cobrança por hora) e, por consequência, começa a lucrar mais.

Se você tem alguma dúvida sobre como migrar do break-fix para os serviços gerenciados de TI, que tal ler um texto que publicamos recentemente em nosso blog?

Nele, falamos sobre o que é preciso mudar para implementar o modelo de trabalho e revelamos dicas fundamentais para o processo. Leia agora mesmo clicando aqui!

3 recursos que uma solução de gerenciamento dos serviços de TI precisa

Agora que já falamos sobre as vantagens do modelo de trabalho para sua rotina, vamos mostrar quais mecanismos devem integrar a solução escolhida para te ajudar no gerenciamento dos serviços de TI. Veja a seguir!

[SERVIÇOS GERENCIADOS] 3 recursos que uma ferramenta de gerenciamento de TI precisa ter

1 – Monitoramento remoto de TI

Para começar, conte com uma opção que realize monitoramento e gerenciamento de serviços de TI remotamente.

Desse modo, você consegue resolver os problemas com rapidez e reparar qualquer estação de trabalho ou servidor sem sair de onde está.

Aliás, como a tendência é que o trabalho remoto cresça ainda mais nos próximos anos, os MSPs que querem crescer no mercado, precisam escolher uma ferramenta com esta possibilidade.

2 – Automação e geração de scripts

Sem dúvida, sabemos que a rotina de um prestador de serviços de TI é desafiadora. Por isso, você precisa contar com uma solução que otimize o seu dia a dia.

Então, busque uma opção que automatize tarefas simples, como: verificação do espaço de disco, monitoramento de impressoras e análise de dispositivos.

De fato, automatizando ações que poderiam ser manuais e ativando a função de alerta para avisar eventuais imprevistos, você consegue ser mais produtivo, focar em outros serviços e até atender mais clientes.

Falando nisso, existem 5 maneiras de automatizar a TI. Descubra quais são elas!

3 – Gerenciamento de patches

Por fim, a opção que vai gerenciar os seus serviços de TI precisa contar com gerenciamento de patches.

Afinal, é preciso lembrar que, não apenas o sistema operacional trabalha com atualizações, mas, também, todos os outros softwares que façam parte de um ambiente de TI.

O recurso é fundamental para MSPs. Pois, corrige vulnerabilidades, erros e lentidões, garantindo que as aplicações não tenham seu desempenho comprometido por falta de atualizações.

Aliás, o mecanismo ajuda a evitar muitos problemas, já que, quando o software não está atualizado, pode, por exemplo, haver brechas para vírus, ataques e perigos que podem comprometer todo o trabalho.

A ferramenta ideal para gerenciamento dos serviços de TI

Conforme citamos acima, existem fatores fundamentais na solução de gerenciamento de serviços de TI.

O N-able N-sight RMM é a ferramenta que reúne tudo o que listamos e muito mais.

Com ele, você monitora e gerencia a TI de seus clientes de forma remota e com todos os mecanismos que precisa reunidos em um único painel.

Além disso, mantém os softwares atualizados, cria scripts para automatizar ações de rotina e conta com uma série de recursos integrados, como:

  • Antivírus gerenciado;
  • Endpoint Detection And Response;
  • Backup e Recuperação;
  • Geração de tíquetes;
  • Risk Intelligence;
  • Proteção web.

Não perca tempo e descubra como a solução pode te ajudar a crescer como MSP, aumentando os dispositivos que atende e elevando a sua lucratividade.

Experimente agora e comprove as vantagens!

E para te ajudar, separamos aqui um conteúdo onde te contamos 3 maneiras de agregar valor sendo um Prestador de Serviços Gerenciados de TI. Acesse agora mesmo e saiba mais!

Autor: Luís Montanari

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

Sair da versão mobile