Conheça 3 relatórios gerenciais que podem auxiliar na gestão de TI

Os dados entregues pelos relatórios gerenciais de TI permitem uma análise recorrente para gestão proativa de seus clientes. Saiba mais!

relatorios-gerenciais-de-ti-addee-n-able

O setor de tecnologia tem grande relevância para um negócio e por vezes demanda investimentos significativos. Porém, muitos prestadores ainda encontram dificuldade em demonstrar valor de seus serviços para seus clientes. É essencial que você, como gestor de TI, assegure um acompanhamento adequado de toda infraestrutura. Dessa forma, visando a qualidade, otimização de custos e extinção de possíveis problemas que parem a operação de seu cliente e utilização de relatórios gerenciais é essencial neste processo!

Imagine, sem o apoio de um relatório você conseguiria dizer quantas vezes um equipamento apresentou determinado problema nos últimos 3 meses? Em cada um de seus clientes?

Saberia dizer quais são os eventos críticos em todos dispositivos que atende? Ou então dizer de forma rápida quando foi o último acesso de um determinado usuário no ambiente do cliente? Tudo isso pode ser um desafio quando você passa a atender vários dispositivos.

Os benefícios dos relatórios gerenciais

São os relatórios gerenciais que irão te ajudar na prestação do serviço, portanto, nesse momento esqueça um pouco os relatórios de clientes. Além disso, esses relatórios são de suma importância, visto que o resultado obtido a partir do gerenciamento adequado é o que posteriormente irá refletir na entrega ao cliente.

Relatórios gerenciais podem ajudar você e sua equipe a ter um acompanhamento mais eficiente, auxiliando a identificação de possíveis falhas. Dessa forma, servindo de base para análise e sugestão de melhorias na infraestrutura e simplificar e compilar os resultados obtidos periodicamente durante seu serviço. Portanto, os dados entregues pelos relatórios gerenciais permitirão uma análise recorrente para gestão proativa da TI de seus clientes. Assim, evitando problemas e garantindo a segurança dos mesmos.

Relatórios gerenciais de TI com N-able N-sight RMM

3 relatórios que irão te ajudar na gestão de TI

Dentro do N-able N-sight RMM existem diversos relatórios dos quais o prestador de serviço de TI pode usar para análises. Porém, hoje iremos destacar três relatórios que vale a pena você conhecer. São relatórios que irão te ajudar com informações sobre possíveis problemas no ambiente do cliente e irão te auxiliar na gestão e avaliação do seu time técnico. Continue a leitura!

1. Relatório de Histórico de Falhas

Uma vez que um dispositivo está sendo monitorado, este relatório permite visualizar quais problemas tem sido recorrentes no servidor e quais problemas ainda não foram tratados. Por exemplo, com este relatório você consegue saber quantas vezes em um determinado período de tempo o servidor apresentou uma falha na verificação de monitoramento de desempenho. Além disso, pode também, por exemplo, identificar uma verificação de espaço em disco que está apresentando falha há mais de 20 dias e o problema ainda persiste sem correção. Assim, a partir disto conseguir realizar as ações necessárias de correção e melhorias.  

Esse relatório te permite também acompanhar o desempenho da sua equipe. Compreender se os técnicos estão sendo capazes de tratar e solucionar um problema. Pois, uma vez que você pode validar a quantidade de vezes que uma falha aconteceu, consegue saber se a equipe está atuando de forma reativa, apenas resolvendo problemas à medida que eles aparecem ou atuando de forma proativa e preventiva a fim de evitar que o problema aconteça ou o solucionando efetivamente.  

Ou seja, esse é um relatório muito útil, que te possibilitará ter uma visão clara do status de um servidor e a manter o monitoramento e gerenciamento em dia.

2. Relatório de Evento Crítico

Muitos costumam ignorar os erros e notificações dos eventos do sistema quando uma máquina está aparentemente funcionando sem problemas. Mas acompanhar e tratar esses eventos pode fazer a diferença e evitar um grande problema depois.  

Existe no N-able N-sight RMM uma verificação de eventos críticos que apresenta alguns detalhes sobre eventos de erros no sistema. Por padrão os resultados dessa verificação são apresentados em modo relatório, ou seja, não é gerado um alerta no painel (mas é possível alterar isso).

O Relatório de Eventos Críticos está disponível para servidores e contém uma lista de todos os Eventos Críticos descobertos, e que ocorreram em servidores em toda a base de clientes nas últimas 24 horas pra cada um dos Logs de Eventos do Windows monitorados.

Esse tipo de informação é útil e valiosa para você, pois o relatório fornecerá um ponto de partida para identificar e solucionar os problemas. Esses eventos precisam de atenção pois podem ser, por exemplo, um evento que pode interrompe uma aplicação, um problema de hardware ou até mesmo alguma atividade suspeita relacionada à segurança, uma falha na tentativa de logon ou até mesmo uma tentativa de alteração de senha. Esse tipo de análise e tratativa demonstra que você está trabalhando muito além das verificações padrões, mostra que você se preocupa e dá atenção aos outros componentes que são críticos para a operação.

Como funciona?

O relatório apresentará os eventos nos servidores destacando áreas para investigação. Os eventos são categorizados como eventos do sistema, segurança e aplicação. Nele você conta com um resumo sobre o evento juntamente com links de apoio onde poderá obter informações mais detalhadas sobre evento e até mesmo sugestões de como solucionar o problema.

Por padrão os resultados dessa verificação são apresentados em modo relatório, mas é possível alterar para o modo alerta. Entretanto, existem eventos que podem ser “não críticos”, mas que ocorrem com frequência, havendo registros diários. Portanto, o ideal é que antes de alterar para modo alerta, você os adicione a uma lista de exclusão de eventos críticos.

Uma vez o evento adicionado a essa lista ele não será mais apresentado. Quando esta lista estiver completa e você já tiver analisado cada um dos eventos e mantido apenas os necessários, altere a configuração para modo alerta. 

3. Relatório de Usuários do Active Directory

A gestão do Active Directory é complexa, considerando que existem diversos objetos. O relatório de Usuários do Active Directory pode facilitar essa tarefa fornecendo dados para análise de maneira simples. Este relatório exibe uma lista de usuários do Active Directory, a qual apresenta aqueles que foram adicionados, modificados ou excluídos recentemente. Sendo assim, esse relatório servirá para uma auditoria.

Assim, você consegue validar, por exemplo, o último acesso de um usuário. Uma vez que esse último acesso tenha sido registrado há muito tempo, pode ser um indício de que esse usuário não faça mais parte da organização e precisa ser removido. Então, a partir dessa análise uma ação pode ser tomada.

Analisá-lo torna-se uma medida de segurança, uma vez que invasores costumam criar ou modificar contas de usuários. Por exemplo, é importante que você consiga identificar contas de usuários desconhecidas ou contas que tenham sido modificadas recentemente e você não tenha conhecimento. Do mesmo modo, como uma conta bloqueada, talvez possa ter sido por diversas tentativas de logon com senha incorreta e isso deve chamar sua atenção. Sendo assim, este é um relatório de apoio que pode auxiliar bastante no dia a dia.

Esses são apenas alguns relatórios que podem facilitar a sua gestão de TI. Os relatórios gerenciais possibilitam ter uma visão mais ampla do cenário, facilita o entendimento do que pode estar acontecendo, trazem evidências, entre outros. São com certeza uma ferramenta eficaz para a área de TI.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Autor: Luís Montanari

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

Sair da versão mobile