3 passos para prevenção de ameaças e segurança de dados na rede empresarial de seus clientes

Confira quais medidas oferecem mais proteção para dispositivos e informações que você gerencia

Backup-e-segurança-em-camadas-são-ações-indispensáveis

Segurança da informação é um tema sempre atual e cada vez mais importante para as empresas de variados setores. Então, se você é um MSP, deve priorizar o serviço no atendimento de seus clientes. Afinal, focar na prevenção de ameaças e segurança de dados ajuda a garantir um bom andamento das atividades do dia a dia, além de evitar que a empresa do seu parceiro seja prejudicada.

Para te ajudar com o assunto, separamos 3 passos fundamentais para manter as informações de seus clientes seguras e diminuir os riscos presentes na rede.

Quer descobrir quais medidas são essenciais? Então, continue lendo o texto e aproveite as nossas dicas!

3 passos indispensáveis para proteger as informações dos seus clientes

Sem dúvida, a segurança da informação ocupa um espaço essencial e estratégico na rotina de um MSP. Pois, é através do serviço que toda a estrutura do cliente fica protegida, evitando muitos perigos em seu dia a dia.

Por isso, listamos algumas etapas importantes neste tipo de tarefa fundamental para um prestador de serviços gerenciados de TI. Veja as principais delas a seguir:

[SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO] 3 passos para proteger os dados dos seus clientes

1º passo: backup

Se você é um MSP, saiba que não tem como pensar em prevenção de ameaças e segurança de dados sem garantir que as informações estejam seguras em algum lugar.

Então, ofereça um bom serviço de backup e conte com uma solução que consiga garantir que os dados estão seguros e podem ser restaurados com agilidade quando for necessário.

Afinal, hoje não devemos pensar que a empresa pode ser atacada, mas, sim, em quando isso acontecerá. Pois, estamos cada vez mais vulneráveis e as ameaças crescem a cada dia, o que reafirma, ainda mais, a necessidade de ações preventivas e de proteção.

2º passo: segurança em camadas

Para oferecer a tranquilidade ideal aos dados, o primordial é trabalhar com a segurança em camadas, que consiste em várias etapas de proteção, visando blindar as informações do seu cliente. 

Aliás, sempre que falamos sobre o método, podemos usar a analogia da cebola. Pois, sua estrutura explica muito bem o conceito de proteção segmentada, onde as camadas simbolizam a proteção do núcleo, neste caso, o dado.

Se você quiser entender um pouco mais sobre a metodologia, assista agora mesmo ao vídeo que publicamos sobre o tema!

De um modo geral, a ação envolve uma série de medidas como, por exemplo, substituir o antivírus por EDR.

Além disso, ter uma boa proteção web, também, é muito importante. Por isso, estimule os seus clientes a usarem os dispositivos apenas para fins corporativos.

Dessa forma, a proteção é como se fosse um filtro que você coloca. Aliás, é possível ativar o recurso no N-able N-sight RMM. Com isso, você filtra sites que serão acessados e oferecem riscos de vírus e ataques maliciosos.

Por fim, use uma opção de e-mail corporativa e adequada ao seu meio. Contar com uma ferramenta de proteção contra spam e ameaças, como o N-able Mail Assure, ajuda a diminuir a chance de ataques e invasões. Pois, o e-mail é a porta de entrada de muitos perigos. Aliás, segundo estudos recentes, 85% das infecções de ransomwares chegam desta forma.

Realizar um teste de domínio é outra ação essencial neste caso. Pois, ajuda a identificar se ele está sendo seguro para que as pessoas adequadas enviem e-mails para o endereço.

3º passo: treinamento dos clientes

Para terminar a série de passos fundamentais à prevenção de ameaças e segurança de dados, precisamos destacar a importância do treinamento dos usuários finais.

Portanto, treine os seus parceiros, para que eles entendam os riscos de clicarem em determinados links ou caírem em armadilhas de cibercriminosos.

Da mesma forma, conscientize os seus clientes sobre a necessidade de tomar muito cuidado no armazenamento e na escolha de dados de segurança para suas senhas e credenciais.

O que seus clientes ganham com a realização destas etapas?

Depois de revelar os 3 passos muito importantes para prevenção de ameaças e segurança de dados, vamos mostrar quais benefícios o seu cliente conquista com o feito. Conheça as maiores vantagens:

Tranquilidade

Para começar, ao oferecer o serviço, você, também, oferece ao seu cliente mais tranquilidade. Afinal, caso algum risco seja identificado, ele sabe que terá alguém especializado para resolver o problema de uma forma imediata.

Com isso, você conquista a confiança dele que, entende ser o seu serviço, fundamental para impedir que muitas falhas aconteçam.

Mais segurança

Certamente, ter uma proteção realmente eficaz é uma das grandes vantagens da realização do serviço.

Então, ao desempenhá-lo com a ajuda de um software EDR que tem a capacidade de detectar e responder a ataques de dia zero (zero-day), ataques de ransomware, proteção offline e muitos outros recursos, você garante que a empresa do seu cliente estará mais protegida e pronta para responder ataques que surgem a cada instante.

Disponibilidade

A disponibilidade é, sem dúvida, um dos maiores pilares da segurança da informação. Portanto, quando a prevenção de ameaças e segurança de dados está em dia, seu cliente tem a garantia de ter suas informações disponíveis a todo momento, independentemente do que aconteça.

De fato, a vantagem é muito importante. Pois, ajuda a evitar a queda de produtividade e até prejuízos financeiros.

Continuidade

Por fim, entre as vantagens da prevenção de ameaças e segurança de dados, vamos citar a continuidade do negócio.
Afinal, quando o serviço não é realizado, a perda de informações pode causar danos financeiros, prejudicar a imagem da empresa e comprometer o seu funcionamento.

Então, ao seguir os 3 passos que citamos, você ajuda o seu cliente a entender suas vulnerabilidades e a evitar muitas ações que abrem as portas para os ataques maliciosos.  

Gostou de conhecer as medidas essenciais para prevenção de ameaças e segurança de dados?

Então, que tal testar uma solução que integra todos os recursos que você precisa para proteger as informações dos seus clientes?

O RMM é a ferramenta ideal para a sua rotina. Com recursos como Backup e EDR integrados, ele promove monitoramento e gerenciamento remoto, bloqueio de ameaças e restauração de dados, fazendo com que você seja proativo e consiga oferecer mais proteção para as empresas que atende.

Experimente gratuitamente por 30 dias!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Sair da versão mobile