Gerenciamento de risco em TI: veja como solucionar problemas dos seus clientes com um monitoramento constante e ótimas soluções!

Entenda quais tarefas e ferramentas podem entregar o que você precisa!

Pessoa trabalhando em um computador

O gerenciamento de risco em TI deve ser uma prioridade para qualquer MSP, tendo em vista que ele impacta de forma direta no dia a dia e na proteção dos seus clientes.

De fato, problemas sempre existirão. Por isso, antecipar algumas medidas antes mesmo que aconteçam, é sempre a melhor solução. Com isso, seus parceiros podem ficar muito mais satisfeitos com o seu serviço. Assim, você pode se destacar ainda mais como profissional no mercado de TI.

E se te contarmos que você pode garantir esse gerenciamento e todas as suas vantagens através da união de tarefas assertivas e soluções certas?

Ao longo deste texto, te mostramos como isso é possível!

Então, continue a leitura e confira!

Gerenciamento de risco em TI: solucione problemas com um monitoramento constante e ótimas soluções!

Quais são as principais falhas que o gerenciamento de risco em TI soluciona?

Uma alta margem de erros e riscos dentro de uma empresa, é a principal responsável por afetar o desempenho do negócio.

Como você sabe, os riscos de TI podem incluir diversos problemas, desde falhas nas ferramentas, até erros humanos.

Por isso, o primeiro ponto, é conhecer quais são as principais falhas que podem surgir e devem ser evitadas. Veja a seguir algumas delas:

Ausência dos requisitos mínimos de segurança

As atualizações de softwares são fundamentais para garantir a segurança de um ambiente de TI, já que isso assegura que ele fique menos suscetível a ameaças. Podemos dizer que isso é o mínimo necessário.

Por isso, o Prestador de Serviços Gerenciados de TI, precisa contar com uma solução que ofereça uma ótima gestão de patches. Assim, é possível garantir que toda a infraestrutura do seu cliente funcione sem correr riscos e contenha todas as versões ideais para atender as suas necessidades.

Falhas na segurança de dados

Grande parte das empresas contam com informações e dados sigilosos em seus processos e, um simples vazamento de dados pode gerar uma série de problemas para você e para os seus clientes.

Dessa forma, se não gerar a confiabilidade, a empresa perde a sua credibilidade no mercado. Portanto, é muito importante que você, como Prestador de Serviços de TI, garanta todas as camadas de segurança.

Por isso, é crucial realizar o monitoramento e gerenciamento preventivo da infraestrutura e focar na proteção dos dados, com o uso de uma solução de segurança endpoint (EDR), além de uma ferramenta de proteção e recuperação de dados.

Falta de compliance

Não estar de acordo com as normas vigentes, pode ser, também, um ponto a ser solucionado com o gerenciamento de risco em TI.

Ao deixar essa questão de lado, a empresa dos seus clientes pode correr riscos desnecessários, arcando com penalidades, como: sanções e multas.

Fazer o gerenciamento de riscos de TI inclui uma série de ações. Como ter uma boa política de segurança, fator que ajuda a evitar surpresas negativas como essas.

Indisponibilidade de servidores

Esse fator, é o principal causador de perda de produtividade em empresas. Nesse cenário, é muito importante que toda a rede do seu cliente esteja funcionando perfeitamente.

E uma excelente maneira de realizar isso, é garantindo uma ampla cobertura de monitoramento dos dispositivos, parte essencial de um bom gerenciamento de risco de TI, para assim, poder prever problemas e garantir uma solução eficaz antes mesmo que eles sejam agravados.

Aliás, em nosso blog temos um conteúdo completo sobre análise de vulnerabilidades, que pode te ajudar a fechar as portas para muitas ameaças.

Saiba como o gerenciamento de risco em TI pode eliminar falhas dos seus clientes!

Além do que citamos acima, queremos falar um pouco mais sobre isso. Afinal, identificar, avaliar e controlar as ameaças relacionadas à TI do seu cliente, é o principal foco de uma gestão de riscos.

Contudo, dentro desse gerenciamento, existem algumas ações que contribuem para a eliminação de falhas de forma eficiente.

Em primeiro lugar, nós temos a análise de vulnerabilidades, que identifica os possíveis riscos antes mesmo que eles se tornem problemas reais, conforme já mencionamos.

Não podemos esquecer também, que em uma gestão de riscos, são selecionadas aquelas ameaças que serão resolvidas em primeiro plano e as que demandarão mais esforços. Concentrando, assim, toda a energia nelas, solucionando danos que poderiam causar grandes estragos de uma forma muito mais rápida.

Como nem tudo é perfeito, outra ação importante, é que dentro do gerenciamento, é realizado um plano de contingência, que podemos considerar como um plano B, para quando essas falhas se tornam reais. Além disso, a rotina de Backups estabelecida nesse serviço, torna-se de grande ajuda nesse cenário, assim como, os testes de recuperação, que ajudam a garantir que os Backups realmente funcionarão quando você precisar.

Sendo assim, com essas ações atribuídas ao serviço de gerenciamento de riscos de TI, é possível eliminar e evitar falhas no seu cliente de uma forma muito mais efetiva!

Essas ações podem ser aplicadas de maneira muito mais prática se você contar com as soluções certas!

De fato, todos os passos que listamos ao longo deste texto, são essenciais para o gerenciamento de riscos de TI das empresas que você atende.

Mas, os resultados podem ser ainda melhores se você contar com a ajuda das melhores ferramentas do mercado.

O que estamos te dizendo, é que com as soluções corretas, você pode garantir um monitoramento constante da infraestrutura do seu cliente de onde você estiver, evitando qualquer tipo de risco que o ameace.

Por isso, a seguir, listamos algumas soluções que podem te ajudar a elevar a qualidade do gerenciamento de riscos de TI que você oferece para os seus parceiros.

Cove Data Protection

Não podemos iniciar esse tópico sem falar sobre o Cove Data Protection, uma solução completa de proteção de dados para servidores, dispositivos e Microsoft 365 com backup, recuperação de desastres e arquivamento.

Com ela, você pode fazer mais em menos tempo, e de uma forma muito mais rápida e prática, reduzindo drasticamente o volume e a complexidade de horas trabalhadas pelos técnicos.

N-able EDR

Outra importante solução  é o N-able EDR. Com a sua recuperação rápida em casos de ataques de ransomware ou outros tipos de ameaça, fica muito mais fácil proteger e gerenciar os riscos de TI das empresas que você atende.

Além disso, com o N-able Endpoint Detection & Response (EDR), você pode detectar e impedir novas ameaças, além de reagir a elas nos endpoints dos clientes, aumentando a segurança de dados empresariais.

Ou seja, uma solução que vai além do antivírus e garante prevenção, detecção e respostas rápidas a ameaças em constante evolução.

N-able N-sight RMM

Por fim, quando estamos falando em gerenciamento, não podemos deixar de citar a maior ferramenta do mercado, o N-able N-sight RMM.

E quando o assunto é gerenciar riscos, precisamos dizer que ele atua de forma preventiva e dá uma visão ampla da infraestrutura de TI dos seus clientes. Pois, gerencia e monitora a qualquer hora e lugar.

Com sua ajuda, você pode aplicar e intensificar as ações que listamos aqui. Afinal, ele conta com a disponibilidade de integração com recursos importantes para a proteção dos seus clientes. Além disso, pode automatizar tarefas de rotina, aumentando a eficiência e garantindo visibilidade em tempo real em todos os dispositivos que você monitora.

Como você viu, a união das ações e soluções certas pode garantir o melhor gerenciamento de riscos de TI.

Em nosso blog, acabamos de publicar um conteúdo que fala sobre o Web Protection, um recurso do N-able N-sight RMM, que garante a proteção dos seus clientes durante o acesso à internet.

Leia agora mesmo e tire suas dúvidas!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Sair da versão mobile