Monitoramento de TI: tudo o que um MSP precisa saber sobre essa prática!

Confira as melhores informações para monitorar o ambiente do seu cliente com qualidade!

mulher usando um computador

Estamos sempre falando que o monitoramento de TI é uma tarefa muito importante dentro da infraestrutura dos seus clientes, já que essa prática permite identificar recursos ociosos, equipamentos desatualizados e outros possíveis problemas como a falta de segurança da informação.

Monitorar é manter na rotina da empresa o acompanhamento de todo o ambiente, garantindo disponibilidade e agilidade.

No entanto, atualmente, ainda existem diversas dúvidas entre os MSPs sobre a importância dessa prática, como: o que monitorar, quais modelos usar, como funcionam os alertas e muito mais!

Para te ajudar, respondemos aos principais questionamentos que recebemos e te contamos tudo sobre monitoramento de TI na prática.

Monitoramento de TI: tudo o que um Prestador de Serviços de TI precisa saber!

Por que realizar o monitoramento de TI em um ambiente ou dispositivo?

Antes de nos aprofundarmos mais no assunto, vamos responder uma pergunta que, apesar de simples, é muito comum entre Prestadores de Serviços Gerenciados de TI.

Monitorar um ambiente ou um dispositivo, garante para o seu cliente um atendimento proativo e um serviço baseado em prevenção, já que é um processo contínuo de acompanhamento da sua infraestrutura, coletando e analisando dados do ambiente ou dos dispositivos monitorados.

Com isso, existem alguns problemas que podem ser evitados, pois, ele permite a identificação imediata de inatividade de equipamentos essenciais para produtividade da empresa, possíveis vulnerabilidades de segurança, equipamentos saturados, entre outros.

Além disso, se houver algum incidente, o Prestador de Serviços Gerenciados de TI consegue tratá-lo antes que se torne um problema maior, ou seja, o monitoramento será útil para mitigar impactos no negócio do seu cliente.

O que um MSP deve monitorar em um ambiente de TI?

A principal dúvida de muitos MSPs, atualmente, é o que deve ser monitorado em uma infraestrutura. Mas, existe alguma boa prática do que é necessário monitorar?

Primeiro, é importante esclarecer que qualquer dispositivo pode ser monitorado e gerenciado, desde que ele seja capaz de fornecer as informações necessárias para acompanhamento.

Na hora de decidir o que vai ou não monitorar em um ambiente, é necessário ter em mente quais são os dispositivos que vão impactar de forma significativa a operação do seu cliente, caso ocorra algum problema com eles. Ou seja, foque principalmente naqueles que são realmente de interesse.

Um exemplo do que precisa ser monitorado, é o antivírus. Pois, se o mesmo estiver desatualizado ou com alguma falha, pode apresentar inúmeros riscos para o negócio, como mais aberturas para ataques.

Patches também precisam ser monitorados, já que possuem atualizações constantes. Além disso, é muito importante identificar se existe algum patch faltante que pode gerar alguma ameaça.

Não podemos deixar de falar, também, da importância de monitorar o desempenho de dispositivos, disco e consumo de banda.

No entanto, lembre-se sempre que todos os dispositivos que causam impactos na produtividade do seu cliente caso parem, precisam de monitoramento, sejam: notebooks, impressoras, computadores, servidores etc. Porém, isso não significa que o dispositivo tem capacidade de monitoramento.

E por fim, não podemos esquecer do cuidado na seleção do que monitorar, para não tomar como prioritário, alertas de dispositivos que não são essenciais para a operação. Os chamados falso-positivos.

Monitoramento no-break e de link: você sabe o que são e qual a sua importância?

Agora que você já tem todas as informações básicas sobre o monitoramento de ambiente e infraestrutura de TI e o que deve monitorar, chegou o momento de conhecer um pouco sobre alguns tipos dessa prática. Hoje, vamos apresentar dois deles para você. Confira!

Monitoramento de no-break

O no-break, é o principal responsável por manter os dispositivos e servidores em funcionamento durante falhas de energia. Sendo assim, ele oferece continuidade dos serviços.

Monitorar o seu status permite identificar eventuais problemas de energia, como quedas ou flutuações, garantindo que os sistemas críticos permaneçam operacionais. Isso evita a interrupção dos serviços e minimiza o impacto negativo nos negócios.

Além disso, você garante uma prevenção de danos, pois, é possível identificar qualquer anomalia ou mau funcionamento, como baterias desgastadas, componentes defeituosos ou problemas de conectividade.

O monitoramento contínuo também permite que as equipes de TI identifiquem a necessidade de manutenção preventiva ou substituição de peças antes que ocorram falhas críticas. Dessa forma, é possível programar a manutenção de forma estratégica e proativa, minimizando os períodos de inatividade e garantindo o bom funcionamento do no-break.

Monitoramento de link

Um link de comunicação é a via pela qual os dados trafegam entre os dispositivos e sistemas de uma organização, seja uma conexão de internet, uma rede local ou uma conexão dedicada.

Realizar o monitoramento de link é fundamental para garantir a estabilidade, o desempenho e a disponibilidade da conexão de rede de uma empresa.

Ao investir nessa prática, os MSPs, podem minimizar os períodos de inatividade, otimizar o uso dos recursos de rede, identificar e solucionar problemas rapidamente, além de garantir uma experiência de rede confiável para os seus clientes.

Mas, é importante ressaltar que o monitoramento de link, além de ser considerado uma prática complexa, não é feito em tempo real, pois, até chegarem as informações para quem está monitorando, já se passaram minutos.

Alertas e relatórios do monitoramento de TI: veja como usá-los de forma adequada!

Você sabe como gerenciar os alertas recebidos pelas soluções de monitoramento?

Por mais que o NOC esteja sempre acompanhando os dispositivos monitorados, através do N-able N-sight RMM, não se deve depender apenas da equipe. Afinal, quando um servidor cai, a aplicação para, ou, se o disco falha, deve-se agir urgentemente.

Por isso, é necessário e mais seguro, ativar em seu RMM as notificações de alertas, seja por SMS ou por e-mail.

Além de notificar, a solução também registra esse alerta para fins de consultas futuras, através de relatórios.

Uma boa prática, é contar com uma ferramenta de Service Desk integrada a sua solução de RMM. Com ela, você gerencia o atendimento de seus clientes e presta contas, com os relatórios de abertura de tickets.

E não se esqueça de realizar uma análise dos relatórios de monitoramento, para avaliar todos os alertas recebidos.

Além disso, é muito importante ter atenção aos alertas frequentes. Busque entender qual a causa raiz desse problema, para evitar problemas futuros!

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de ler sobre o que considerar na hora de escolher um software de monitoramento de infraestrutura de TI. Acesse e confira!

Autor: Addee

Desde 2014, a ADDEE lidera a evolução do setor de TI no Brasil como distribuidora exclusiva da N-able. Com mais de 700 clientes, oferecemos soluções modernas e seguras, incluindo o N-able N-sight RMM, Cove Data Protection, N-able EDR e muito mais. Nosso compromisso com o atendimento ao cliente e valores de colaboração e transparência nos tornam uma parceira estratégica para otimizar a gestão de tecnologia, impulsionando resultados para as organizações.

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