O que é computação de alta performance? Entenda aqui!

computação de alta performance

Acesso ilimitado ao poderio tecnológico: esta é uma breve, porém verdadeira descrição dos serviços de computação de alta performance, que permitem infinitas aplicações no mundo moderno, seja em ambientes de pesquisa, análise, conectividade ou processamento.

Com isso em mente, elaboramos este artigo para jogar uma luz sobre o tema. Afinal de contas, essa é uma solução que tem permitido a livre expressão dos profissionais em seus campos de atuação, sem que eles precisem se preocupar com as restrições inerentes à infraestrutura local. Acompanhe!

O significado desse conceito

Também conhecido como High Performance Computing (HPC), a computação de alto desempenho é uma inovação cada vez mais presente no cotidiano das empresas. De maneira geral, quanto mais exigentes são as tarefas computacionais, mais pertinente será o investimento em HPC.

Isso acontece por conta da proposta dessa solução, que oferece um altíssimo poder de processamento a um custo relativamente baixo. Perceba que boa parte desses serviços conta com um sistema de cobrança on demand, garantindo que os usuários paguem apenas pelas circunstâncias de uso, tais como poder computacional, tempo e frequência de utilização.

Mas qual o perfil dos usuários dessas soluções? Os mais variados possíveis, a exemplo dos setores:

  • científico — com modelagem de padrões genéticos, ambientes de simulações quânticas e afins;
  • financeiros — com otimização de portfólios de investimentos, gerenciamento de risco, precificação, entre outros;
  • climático — com simulações de cenários meteorológicos, geológicos, etc.

Contudo, essas não são as únicas aplicações! Essencialmente, toda empresa que precisa lidar com uma grande quantidade de dados, cálculos e gerenciamento remoto pode se beneficiar do poder computacional sob demanda. Inclusive, vale destacar algumas soluções consagradas nesse mercado, a exemplo da:

Os principais benefícios da computação de alta performance

Afinal de contas, quais são as maiores vantagens em contar com uma infraestrutura de alto desempenho? Para sanar essa curiosidade, compilamos os 3 principais benefícios da HPC ao cotidiano empresarial. Veja!

Produtividade

Confiando os principais procedimentos da sua empresa em um sistema HPC em nuvem você consegue eliminar os riscos da ociosidade, ocasionada por problemas na máquina física. Inclusive, vale ressaltar que essa é uma solução acessível a computadores menores e pouco sofisticados, eliminando a recorrente preocupação de investimento em hardware.

Segurança

O cloud computing vem comprovando sua eficiência na otimização das tarefas de vários setores, mas aqui há outro pronto a ser destacado. Toda a sua operação estará segura, contando com soluções de proteção ao acesso e utilização dos serviços por meio de pontas criptografadas, que garantem a segurança de todos os colaboradores do projeto.

Flexibilidade

Esse é um benefício misto, pois vale tanto para a infraestrutura utilizada durante as tarefas, quanto pelo pagamento desses recursos. Primeiro, perceba que os melhores sistemas de HPC do mercado já contam com a personalização de clusters, para que você defina o poder de processamento adequado a cada tarefa.

Em um segundo momento, tornamos a bater na tecla do serviço sob demanda, em que o usuário pagará única e exclusivamente pelos recursos computacionais contratados, durante o tempo específico pelo qual foram utilizados.

Assim, concluímos que as soluções de HPC surgiram no mercado de forma a democratizar o acesso das pessoas à computação de alto desempenho que ficava reservado tanto ao grupo de empresas com muitos recursos, como aos núcleos acadêmicos de pesquisadores na área.

Gostou deste artigo elencando os benefícios da computação de alta performance no cotidiano das empresas? Lembrou-se de outras aplicações bem-sucedidas? Então aproveite para enriquecer esta discussão deixando o seu comentário!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile