Proteção web para usuários: como melhorá-la?

Veja como tornar a proteção web do seu cliente mais segura e evitar perdas de dados!

proteção web

A expansão da internet, a computação em nuvem e a popularização dos smartphones nos colocaram em uma situação inimaginável até um tempo atrás: estamos conectados 24 horas por dia. Inclusive, há muitos fatores positivos nesses avanços, pois, o acesso à informação nunca foi tão democrático. Entretanto, isso também exige uma maior preocupação com a proteção web.

No mundo corporativo, boa parte das reuniões passaram a ser realizadas por videoconferências e o trabalho home office segue cada vez mais dominando o mercado.

Mas, a sofisticação das ferramentas on-line também ampliou a janela de atuação dos criminosos virtuais. Esses, que por sua vez, criam as mais variadas manobras para invadir os sistemas empresariais.

No cenário em que vivemos atualmente, o investimento na proteção web tornou-se primordial para empresas que reconhecem o compromisso com a segurança dos seus dados.

Mas, você sabe como melhorá-la? Já vamos te adiantar que, com a solução certa e com os recursos necessários, você conquista ótimos resultados para os seus clientes!

A seguir, entenda em mais detalhes, a importância de investir em estratégias para garantir a segurança no ambiente digital.

Por que é importante investir na proteção web para os usuários?

Bem, o fato de estarmos 24 horas por dia conectados, entrando nos mais diversos sites, clicando em propagandas e baixando conteúdos, já é um fator que merece total atenção.

Isso porque, em vez de acessarmos o conteúdo que desejamos, podemos estar, na verdade, entrando em fontes maliciosas. Essas fontes, às vezes, infectam a máquina de maneira quase imperceptível.

Desse modo, malwares silenciosos são baixados de forma involuntária pelos usuários. E geralmente, são acompanhados de algum software ou arquivo funcional que o usuário realmente tinha ido atrás.

Além disso, há criminosos especializados em clonar sites famosos e conseguir dados sigilosos das pessoas, como informações bancárias, induzindo-as a baixar programas aparentemente inofensivos. Por isso, quando o assunto é internet, temos que desconfiar e investir em estratégias de proteção.

Tem se tornado cada vez mais importante reforçar a cibersegurança dos seus clientes!

Se você ainda não está convencido da importância em oferecer a melhor proteção web aos seus clientes, esse tópico é especialmente para te mostrar como esse investimento tem se tornado cada vez mais essencial dentro de qualquer empresa.

Já se passou o tempo em que um software antivírus ou um firewall sólido eram suficientes para proteger uma infraestrutura.

Hoje, as ameaças cibernéticas estão cada vez mais sofisticadas e podem atingir os seus clientes em todos os níveis, desde golpes simples até ataques à segurança, mais sofisticados e direcionados, incluindo ransomware e malware.

E grande parte dessas ameaças, são projetadas para roubar dados, causando sérios prejuízos para um negócio, como: danos financeiros, perda de credibilidade junto aos clientes e ainda problemas legais com base na LGPD.

Atualmente, o Brasil é um dos países que mais sofre ataques cibernéticos no mundo e não se engane em pensar que apenas grandes empresas sofrem com esses ataques. As pequenas e médias estão tão propensas quanto, já que elas possuem sistemas de proteção mais vulneráveis.

Por isso, cabe a você como MSP, garantir que os negócios dos seus clientes estejam protegidos dos perigos da internet com as melhores soluções, possibilitando a continuidade das operações.

Como a proteção web contribui para o aumento da produtividade dos usuários?

As soluções de proteção web contribuem para o aumento da produtividade dos colaboradores de uma empresa. A implementação de filtros de navegação, por exemplo, serve tanto para impedir que os usuários acessem links maliciosos ou cliquem em um e-mail falso. Inclusive, serve para que o gestor bloqueie sites indevidos para a rotina de trabalho dos funcionários, como as redes sociais.

O resultado desse controle é o aumento da produtividade e da eficiência do time, visto que o atraso resulta em trabalhos feitos de forma corrida, que nem sempre são entregues com o padrão de qualidade exigido.

É claro que a empresa não precisa criar regras petrificadas em relação ao uso das redes sociais e o uso do recurso deve ir muito além disso. Dessa forma, com as políticas de navegação baseadas em tempo, o gestor pode modificar as regras de lista negra, permitindo assim, que os funcionários visitem sites não relacionados ao trabalho, fora do horário comercial padrão.

Essa flexibilidade também é importante para manter a produtividade e reter os talentos da empresa do seu cliente.

O que é o Web Protection?

O Web Protection tem como foco a proteção e a segurança do usuário. A função padrão do recurso, é impedir que o usuário ou qualquer aplicação feita em segundo plano se comunique com algum site malicioso.

Ele apresenta uma interface intuitiva e de fácil utilização, permitindo que, com poucos cliques, e sem a necessidade de ir diretamente ao dispositivo fazer a instalação, o MSP, através do agente do RMM instalado e ativado, consiga configurar o Web Protection em todas as máquinas de seus clientes.

Com isso, será possível criar políticas e modificações que são aplicadas em todas as máquinas de uma vez só. Além disso, torna-se possível criar exceções, liberando um dos sites que está listado em uma das categorias bloqueadas, por exemplo.

Abaixo, listamos tudo o que você pode garantir para a empresa do seu cliente com um recurso de Web Protection:

  • Controle de acesso;
  • Proteção e Inteligência contra ameaças;
  • Relatórios confiáveis;
  • Suporte a políticas de Recursos Humanos;
  • Administração prática;
  • Personalização de políticas;
  • URLs personalizadas;
  • Listagem de sites proibidos;
  • Políticas de navegação com base no tempo.
Webinar; Webprotection

Como o N-able N-sight RMM pode ajudar na proteção web para usuários?

Agora que você já sabe a importância da proteção web para os usuários, e como ela contribui para o aumento da produtividade nas empresas, vamos conhecer uma das melhores ferramentas do mercado, que tem dentre os seus atributos esse importante recurso.

Estamos falando do N-able N-sight RMM, que tem como um de seus principais recursos o Web Protection. Trata-se de um filtro de navegação em nível de endpoint. Ou seja, o Web Protection, quando instalado no computador, é a última camada de comunicação dessa máquina.

Com essa funcionalidade, tudo o que é extraído da máquina para a web, seja um servidor de e-mail sincronizando as mensagens, ou simplesmente o usuário digitando algo em um navegador, é passado pelo filtro do Web Protection. Há duas políticas de filtragens para o seu funcionamento, uma de segurança e outra de conteúdo.

Veja cada uma detalhadamente:

  • A política de segurança impede acessos a destinos classificados como inseguros, como links fraudulentos, propagandas falsas e conteúdos maliciosos;
  • Já a política de conteúdo, impede que o usuário acesse conteúdos diversos, como sites com temáticas ilegais, de relacionamentos e de viagens. Totalizando, assim, 70 categorias em que é feita toda a filtragem.

Garanta agora, a proteção que os seus clientes merecem!

Com base em tudo o que você leu nesse post, temos certeza que já deu para entender que a proteção web é um fator essencial em meio a tantos dispositivos que temos para acessar o ambiente digital. Principalmente dentro de uma organização.

Com uma solução de qualidade e que conta com os melhores recursos do mercado, você pode proteger os dados corporativos contra ataques que causam sérios prejuízos, como o ransomware e, ao mesmo tempo, melhorar a produtividade da empresa.

Gostou deste artigo? Quer saber como obter a proteção web? Entre em contato conosco e veja como o nosso conjunto de soluções em TI vai ajudar a manter seus usuários seguros e produtivos!

Além disso, disponibilizamos para você, um teste gratuito da solução N-able N-sight RMM, durante 30 dias. Não perca mais tempo, comece ainda hoje o seu trial e garanta todas as vantagens e recursos que essa ferramenta pode te oferecer! E para saber mais sobre como o Web Protection da solução N-able N-sight RMM pode te ajudar a proteger seus clientes, acesse agora este conteúdo que separamos para você e tenha todas as informações que precisa!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile