Você entende a importância do concentrador de site? Saiba mais

concentrador de site

Existe uma ferramenta simples, mas importante ferramenta dentro do RMM — software de gestão e monitoramento da N-able — chamada Site Concentrator, ou Concentrador de Site, em português, que agiliza muito a atuação dos MSPs. Essa ferramenta é responsável pelas atualizações por meio da rede, do antivírus e dos patches.

O recomendado é que qualquer infraestrutura com mais de 10 dispositivos deva ter um concentrador de sites. Isso pode trazer ganhos significativos de performance e economia de banda de internet. Além disso, organiza a rotina dos MSPs, dando mais eficiência aos serviços gerenciados.

Neste post, vamos entender melhor o que é o concentrador de site, seu funcionamento e sua configuração básica. Acompanhe!

O que é e como funciona o concentrador de site?

Muitas aplicações baixam dados da internet. Quando muitos usuários utilizam a mesma aplicação e cada um tem de baixar o mesmo dado da internet, cria-se um consumo de banda excessivo que poderia ser otimizado. Nesse cenário, é interessante que seja adotada uma estratégia em que uma única pessoa baixe e distribua os dados para as demais. Esse é o conceito do concentrador de site.

Como funciona?

Imagine uma infraestrutura com máquinas/dispositivos que, mais de uma vez ao dia, atualize o antivírus. A forma de atualização se dá pelo site do fabricante, no qual são baixadas as novas atualizações da assinatura. Se há 10 computadores, são 10 equipamentos fazendo isso mais de uma vez ao dia.

Se houver uma máquina, denominada concentrador, que única e exclusivamente baixa o antivírus do site do fabricante para que as outras 9 busquem a atualização diretamente na primeira máquina, ganha-se muita banda.

Assim funciona o concentrador de site. O profissional escolhe um dispositivo para fazer as atualizações/downloads para, depois, distribuí-los internamente. Dessa forma, não se consome tanta internet e a atuação se torna mais simplificada.

Quais são os recursos e benefícios do concentrador de site do RMM?

Agora que você já tem uma noção do que é o concentrador de site e seu método de atuação, para que você entenda melhor as vantagens desse recurso vamos exemplificar os benefícios que a ferramenta entrega. Confira!

Otimização do antivírus

O primeiro benefício da utilização do concentrador de site dentro do RMM é o gerenciamento do antivírus. Com o concentrador de site habilitado, o nosso antivírus faz exatamente o que explicamos no tópico acima: uma máquina baixa as atualizações e, tecnicamente, o processo funciona de modo que as outras máquinas recorram àquela que baixou as atualizações em vez de buscar na internet.

A partir do momento em que se tem o concentrador, muda-se o método. Em vez de buscar as atualizações na internet, pode-se buscar naquela máquina. Para isso, o MSP instala o concentrador de site, cria ou dá um comando, mudando uma política e “dizendo” para não buscar na internet, mas na primeira máquina. No final, o antivírus dentro do RMM faz isso.

Otimização na atualização de patches

Outro recurso que também usa essa mesma tecnologia são as atualizações de patches. Dessa forma, o antivírus e os patches utilizam o concentrador de site para otimizar o consumo de banda. Em vez de todas as máquinas buscarem isso na internet, somente uma máquina traz todas as atualizações e as outras máquinas pegam da primeira. O processo é simples e eficiente e é importante que o MSP utilize uma ferramenta de gestão que integre essa função às demais para a sua atuação proativa.

Assim, a segurança é mantida e os profissionais trabalham com os softwares sempre atualizados, de forma mais prática e com economia de recursos, como deve ser uma gestão sustentável em todos os sentidos.

Em quais casos o uso do concentrador de site é indicado?

Como vimos na introdução, qualquer infraestrutura com mais de 10 dispositivos deve adotar o concentrador de site, mas vamos a uma exemplificação mais abrangente.

Quando há apenas 3 estações e é feita a instalação de um concentrador de site, o consumo de banda é dividido por 3. Haverá ganho, mas não tão significativo como seria para uma infraestrutura de 50 estações. Quanto maior a infraestrutura, maior será o benefício.

Qual é a importância do concentrador de site?

O maior benefício é a economia de banda, porém, junto a isso, temos o fator da velocidade. Se há economia de banda de internet para a infraestrutura como um todo, tudo o que é feito internamente é muito mais rápido do que na internet. Se uma máquina baixar esse arquivo da internet, será muito mais rápido do que se todos baixassem ao mesmo tempo.

Ao atualizar a máquina pelo concentrador, é muito provável que o tempo de atualização no ambiente interno seja mais rápido do que na rede. Então, além do consumo de banda, o concentrador de site reflete na velocidade também.

Como configurar um concentrador de sites?

Como vimos, o concentrador de sites é utilizado para reduzir o tráfego externo de rede, baixando e armazenando em cache os arquivos solicitados pelos diversos recursos. Neste tópico, vamos entender como fazer a configuração básica do concentrador de sites no RMM da N-able.

Para configurar o concentrador de sites, siga as seguintes etapas:

  • certifique-se de que haja pelo menos um servidor do site;
  • apenas um agente com um perfil de servidor pode ser um concentrador de sites ;
  • clique com o botão direito do mouse no site em questão;
  • selecione “Editar Site”;
  • escolha a guia “Concentrador de Sites”;
  • selecione o agente do servidor apropriado;
  • se necessário, você pode abrir o firewall do Windows, especificar o caminho do cache, informações de proxy de entrada.

Com vimos neste post, o concentrador de site é um recurso da ferramenta N-able que permite a economia de banda e a simplificação na atualização dos patches. É mais uma ferramenta que coloca o MSP como um profissional que trabalha de forma gerenciada e otimiza todas as suas atividades no serviço de TI, buscando sempre a eficiência.

Gostou do post? Quer saber como utilizar o concentrador de site? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre essa ferramenta e demais recursos do RMM N-able.

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile