Equipe de TI: veja como treinar técnicos para ter um time mais qualificado

Deixe seus colaboradores ainda mais preparados para os desafios em seu dia a dia

equipe de colaboradores feliz

Todo gestor deve sempre se preocupar em trazer as melhores soluções para sua equipe de TI, através de treinamentos e motivações frequentes. Afinal, são as pessoas que realmente fazem a sua operação funcionar e trazer resultados positivos, na prática.

Investir no treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores acaba sendo uma das ações mais satisfatórias para sua empresa. Pois, através deles, é possível enxergar o crescimento da sua equipe, notando como os indicadores do seu negócio estão melhorando e colaborando com a sua evolução.

É evidente a importância em treinar sua equipe de TI. As mudanças no mercado e os avanços tecnológicos, acabam forçando sua empresa a buscar, cada vez mais, por qualificações e uma maior educação. Para que, dessa forma, mantenha-se competitiva no mercado e possa evoluir ainda mais.

Por isso, hoje, você verá algumas dicas de como treinar os seus técnicos e ter um time mais qualificado e preparado para a demanda que o mercado de TI exige. Está pronto? Acompanhe a leitura e confira!

Como Treinar Sua Equipe de TI e Torná-la Mais Qualificada

Como treinar a minha equipe de TI?

Primeiramente, é muito importante que você saiba as maneiras que existem para treinar a sua equipe de TI. São elas:

Reciclagem dos profissionais

A reciclagem nada mais é do que uma atualização profissional. Geralmente, ela acontece quando você nota que as competências da sua equipe estão defasadas, comparando com as práticas atuais do mercado.

Nesse caso, você oferece o treinamento para que eles se adequem às novas exigências e se tornem ainda mais produtivos para a sua empresa.

Habilidades de coordenação e gestão

É natural que haja um ciclo em sua empresa, em que os colaboradores vão se desenvolvendo, crescendo e ocupando novos cargos de gestão e coordenação.

Dessa forma, é importante treinar a sua equipe para que todos estejam preparados para assumir cargos superiores. Assim, você não precisa contratar novos profissionais apenas para uma vaga, por exemplo. Precisará, somente, realizar um recrutamento interno.

Integração

A integração é muito importante para aqueles colaboradores que acabam de ser admitidos ou, também, para aqueles que assumiram um novo cargo. Você, como gestor, deve se assegurar de que aquele profissional está preparado para sua nova função.

Sendo assim, na integração, você pode oferecer treinamentos voltados para a competência daquele cargo específico. Para uma vaga comercial, por exemplo, você pode oferecer um treinamento de persuasão na venda de TI.

Treinamentos comportamentais

Muitas empresas acabam focando apenas nas habilidades técnicas de um profissional e acabam deixando de lado a área comportamental.

Nesse caso, é muito importante oferecer treinamentos para sua equipe, com foco na melhoria do trabalho em grupo, criatividade, resoluções de problemas, comprometimento e outras áreas.

Quais métodos utilizar para treinar a minha equipe de TI?

Bom, muitos gestores têm dúvidas na hora de treinar a sua equipe de TI, em relação aos métodos que devem ser utilizados. Por isso, separamos algumas dicas de como realizar essa tarefa. Confira abaixo:

1 – Palestras internas

Convidar palestrantes e especialistas é sempre uma boa opção para treinar sua equipe. Mas, muitas vezes, o palestrante ideal pode estar dentro do seu próprio grupo.

Com certeza, você deve ter um colaborador que sabe tudo sobre tal processo em sua operação, não é mesmo? E, também, aquele novato que está querendo aprender ainda mais. Então, você pode unir o útil ao agradável. Pegue esse colaborador e prepare um treinamento junto a ele para toda a equipe.

Lembre-se de compartilhar esse conhecimento entre todas as áreas da sua empresa. Afinal, conhecimento sobre o processo nunca é demais para nenhum setor.

Então, chame esses profissionais que possuem maior entendimento em determinadas áreas e faça o convite para preparar e apresentar uma palestra para seus demais companheiros. Além de melhor capacitar a sua equipe de TI, você também motiva os colaborados. Afinal, estará reconhecendo o esforço daquele profissional e inspirando os demais a se dedicarem ainda mais e, quem sabe, apresentar outras palestras no futuro.

2 – Trabalhe com problemas e soluções

Uma maneira bem produtiva de treinar a sua equipe, é utilizar problemas reais e suas soluções. Ou seja, simular algumas situações com que os colaboradores podem acabar se deparando em seu dia a dia, e a melhor forma de resolvê-las e transformá-las em oportunidades.

Assim, você consegue testar a sua equipe e ver como eles lidam com os problemas que foram apresentados. Além disso, esse método é muito útil para integrar mais o grupo, onde eles podem discutir e solucionar as questões juntos, trazendo novas ideias.

Esse exercício ajudará toda a sua empresa a se posicionar da melhor maneira perante as situações da sua rotina de trabalho, criando um ambiente muito mais maduro e preparado. Afinal, essa característica é muito importante, ainda mais no mercado de TI, onde os problemas precisam ser resolvidos rapidamente e com precisão.

3 – Cursos e certificações

Os cursos e certificações têm como objetivo principal, reconhecer e também validar todas as habilidades que um profissional possui nas áreas de atuação, desde o nível mais básico até o avançado.

Por mais completas e atualizadas que as grades curriculares das universidades sejam, é muito difícil manter-se em dia com todas as práticas do mercado da tecnologia da informação, pois, as estratégias sempre se atualizam em todas as organizações. Por isso, uma certificação é a melhor maneira de atestar o conhecimento da sua equipe de TI.

Os conhecimentos que são adquiridos durante os cursos de especialistas como, por exemplo, os materiais gratuitos disponibilizados pela ADDEE, fazem com que os profissionais sejam estimulados a novos aprendizados dentro das empresas, conquistando bons resultados em pouco tempo.

É importante lembrar que, certas certificações exigem renovações periódicas. Ou seja, de tempos em tempos o profissional precisará fazer o curso novamente para que seu certificado seja válido.

Além disso, as certificações ajudam os profissionais a tornarem-se especialistas em certos assuntos. Elas auxiliam no aprendizado de novas habilidades e tecnologias para que a pessoa seja promovida, por exemplo. Ajudando, dessa forma, sua empresa a ter profissionais mais qualificados e, também, o avanço na carreira de cada um deles.

Se você gostou desse conteúdo e quer aprender mais sobre a gestão de TI e outros quesitos, não deixe de acessar o MSP Blog e ler nosso artigo sobre os 7 principais erros de profissionais de TI nas empresas!

Autor: Addee

Desde 2014, a ADDEE lidera a evolução do setor de TI no Brasil como distribuidora exclusiva da N-able. Com mais de 700 clientes, oferecemos soluções modernas e seguras, incluindo o N-able N-sight RMM, Cove Data Protection, N-able EDR e muito mais. Nosso compromisso com o atendimento ao cliente e valores de colaboração e transparência nos tornam uma parceira estratégica para otimizar a gestão de tecnologia, impulsionando resultados para as organizações.

Sair da versão mobile