Com a transformação digital em pleno vapor e a mudança do patamar do setor de TI dentro das empresas, cresce a importância dos eventos de TI para que haja uma integração de ideias, apresentação de novos produtos e a criação de networking.

Da forma como percebemos, esses eventos de TI são muito mais do que a simples exposição de produtos tecnológicos e técnicos. Na realidade, esses eventos são uma experiência. Um simples insight obtido em uma dessas convenções pode mudar o paradigma de atuação de uma empresa ou de um profissional de TI, seja com a aquisição de uma nova tecnologia ou com a mudança no modelo de prestação de serviço.

Os 4 eventos de TI nacionais

Como todos sabemos, o ano de 2020 trouxe grandes obstáculos à vida cotidiana. Por conta disso, atualizamos nossa lista para além de suas descrições, mas também apontando as abordagens adotadas pelos promotores do evento em função da pandemia. Veja!

1. MSP Summit

Organizado pela ADDEE, o MSP Summit é um dos maiores eventos voltados aos prestadores de serviços de TI do país. Teve em 2019 a sua quinta edição, que cresceu 200% em relação ao evento de 2018. Foram aproximadamente 400 participantes, entre clientes, palestrantes, expositores e congressistas, colocando o MSP Summit como um evento essencial para o mercado de TI.

Entre as novidades do evento de 2019, a equipe organizadora colocou na programação duas trilhas de conteúdos, que foram direcionadas ao público iniciante e avançado. Houve também a presença de palestrantes nacionais e internacionais, que apresentaram a visão do mercado MSP no Brasil e no exterior. Entre os nomes de peso que estiveram no evento, podemos destacar:

Até 2018 o evento foi restrito aos clientes da ADDEE, mas a partir da edição de 2019, com a expansão do mercado no país, passou a ser aberto ao público. O evento foi realizado no Blue Tree Premium Morumbi, na cidade de São Paulo, no dia 18 de outubro.

Este ano, excepcionalmente, devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, o MSP Summit acontecerá em uma edição especial online nos dias 22 e 23 de outubro.

Nesse sentido, a organização do evento preza pelas orientações do Ministério da Saúde e demais órgãos competentes, fazendo o necessário para garantir tanto o bem-estar dos participantes como o sucesso no combate à pandemia. Em breve, a ADDEE dará mais detalhes sobre esta edição, por isso, fique atento à página oficial do evento!

2. Futurecom

A Futurecom é um evento gigante de tecnologia que reuniu o maior número de visitantes e palestras em eventos de TI nos últimos anos. Para se ter uma ideia, a edição de 2018 teve um público de, aproximadamente, 15 mil pessoas, com cerca de 400 palestrantes e 5 mil congressistas. Todo esse público tem como foco o debate sobre inovação, tecnologia e a busca de insights para os negócios.

Como o próprio nome sugere, o objetivo do evento é discutir ideias para o futuro e entendimento de como os negócios podem ser afetados pelas mudanças que estão acontecendo cada vez mais rapidamente em todo o mundo — mudanças que têm como protagonista a tecnologia.

Em uma década, o mundo passou por mais inovações tecnológicas do que nos últimos 100 anos, uma verdadeira revolução que mudou a forma como nos comunicamos, compramos, trabalhamos, estudamos e consumimos conteúdo. A tendência é que as inovações aconteçam de forma cada vez mais rápida e a Futurecom tem como foco alinhar essas inovações às dinâmicas da sociedade.

O evento aconteceu no São Paulo Expo, do dia 28 a 31 e outubro de 2019. Também de olho nos obstáculos causados pela pandemia, a Futurecom definiu uma nova data para o evento, que em 2020 será realizado entre os dias 27 e 29 de outubro. No entanto, é importante ficar de olho nas publicações oficiais de sua página, atualizando-se sobre novas datas, condições ou até mesmo cancelamentos.

3. IT Forum X

O IT Forum tem como foco alinhar as inovações trazidas pela transformação digital às área-chave das empresas, buscando colocar as estratégias de negócios em um caminho cada vez mais automatizado e tecnológico.

O foco é a busca por soluções tecnológicas nas áreas de logística e operacional das empresas, além dos setores como vendas, RH, marketing e financeiro — áreas que nem sempre são abordadas em grandes eventos de TI.

Otimizar a atuação dos profissionais dessas áreas, tornando-as mais concisas, produtivas e econômicas, por meio do uso da automação é uma tendência que precisa ser debatida e as tecnologias desenvolvidas precisam ser explicadas. O IT Forum é um evento para quem deseja aplicar as inovações tecnológicas em um cenário real e colocar a sua empresa imersa na transformação digital

Antes do cenário atual, o evento seria realizado nos dias 21 e 22 de outubro, na Transamérica Expo Center, em São Paulo. Mas infelizmente, em função de todos os desafios da pandemia, inclusive em termos de imprevisibilidade, o IT Forum X de 2020 foi cancelado, sendo realocado para o ano que vem.

4. Whow!

Com um nome impactante, o Whow! é o caçula dos eventos de tecnologia do Brasil. Inciado em 2017, teve em 2019 a sua terceira edição. O nome já indica o foco do evento, que tem na inovação a base para as palestras e troca de ideias entre os presentes.

O objetivo é encontrar soluções inovadoras, que possam apresentar formas alternativas para transformar o mundo — as inovações disruptivas. A tecnologia está sempre à frente do tempo e o evento busca agregar experiências e apresentações que integrem soluções e forneçam insights valiosos.

As novas techs do mercado — fintechs, lawtechs, retailtechs, entre outras — ganham um espaço amplo na Whow!, que tem como objetivo explorar de forma aprofundada o que o futuro nos traz, entendendo como os negócios estão migrando para se reinventar por meio da tecnologia.

Pré-pandemia, o evento de 2020 seria realizado entre os dias 21 e 23 de julho, na ARCA, em São Paulo, com o objetivo de trazer uma programação ampla, tratando temas como cultura pop, robotização, marketing, venda e muito mais, tudo com foco em inovação e negócios digitais.

Mas como todos sabemos, a situação mudou e junto disso as datas para a realização do evento. Agora, o festival será realizado nos dias 7, 8 e 9 de outubro, também na ARCA, em São Paulo. O diferencial da vez é que o Whow! também poderá ser acompanhado online por meio de plataformas digitais.

Os 3 eventos de TI online e globais

Em contrapartida, o distanciamento social tende a aumentar o interesse das pessoas em busca dos eventos virtuais, que entregam uma experiência mais individual, mas imersiva o bastante para cumprir seu propósito, apresentando novas tecnologias, ideias e segmentos para os profissionais do setor. Veja!

1. Facebook F8

Um clássico entre os desenvolvedores, o Facebook F8 foi severamente impactado pela pandemia, uma vez que o evento sempre contou com grandes realizações presenciais. Com isso em mente, o Facebook tomou uma abordagem um tanto diferente.

O F8 não será realizado esse ano. No entanto, a gigantesca rede social se comprometeu a compartilhar suas inovações ao longo do ano, por meio de uma série de lives, artigos e conteúdos voltados à empresa e suas abordagens no combate à pandemia. Para isso, é importante seguir alinhado com o site oficial do evento.

2. IBM Think 2020

Referencial no ambiente tecnológico, a IBM decidiu mudar de planos em função da Covid-19. Assim como qualquer outra gigante do setor, ela reconheceu a impossibilidade de realizar seu evento na mesma proporção, segurança e sucesso dos anos anteriores.

Por conta disso, a empresa mergulhou em uma abordagem virtual, passando a ser o Think Digital Event Experience. O evento contará com apresentações de personalidades expoentes em vários campos, seja no desenvolvimento, na estruturação de negócios, na cultura pop e afins. Todo o material já está disponível na página oficial do evento, bastando acessar e assistir as suas keynotes favoritas.

3. Microsoft MVP Global Summit

Assim como a IBM, a Microsoft decidiu migrar seu posicionamento para o ambiente digital. Com isso, a empresa cancelou a realização dos eventos presenciais de 16 a 19 de março deste ano. Agora, todo o material do evento está disponível em sua página oficial.

Por fim, vale uma menção honrosa ao Google I/O, uma referência pontual para novos e antigos desenvolvedores. Em vista da impossibilidade de entregar a mesma experiência no ambiente digital, a Google, decidiu cancelar completamente a realização do evento, concentrando seus esforços na superação da pandemia.

Esses são os eventos de TI que selecionamos para você conhecer em 2020, cada um com um foco diferente, mas todos em busca de inovação e alinhamento do TI aos negócios e realidade das pessoas. Se você quer se tornar um profissional de TI de destaque em sua área de atuação, a sua oportunidade pode estar nesses eventos.

Neles, você pode aprender novas técnicas, conhecer novas ferramentas, aprender novos métodos de trabalho e ampliar a sua rede de relacionamento, o que pode aumentar a sua capacidade de negócios.

Agora, aproveite o momento para espalhar essas oportunidades entre os seus colegas e amigos. Para isso, basta compartilhar este artigo nas suas redes sociais!

Rodrigo Gazola
Autor

Com muitos anos de experiencia em TI, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, dá aula sobre excelência em workaholic. Apesar de ser especialista em MSP, adora quando o assunto é backup. Rodrigo esbanja bom humor (diz a lenda que seu segredo é cerveja, churrasco e Rock'N'Roll) e é o mais ativo daqui, já até pensou em rodar o mundo em cima da sua bike.

Escreva um comentário

Share This